sexta-feira, 29 de abril de 2011

Royal wedding

Clube de teatro seleccionado para o Encontro de Teatro (ETE) na Escola (ETE)!

É já na próxima semana (dias 4, 5, 6 e 7) que o Agrupamento de Escolas José Sanches de Alcains se vai fazer representar, através de alguns elementos do seu Clube de Teatro, no XXXII Encontro de Teatro na Escola cuja organização está, este ano, a cargo do Agrupamento de Escolas Elias Garcia de Almada e da Escola Secundária Daniel Sampaio da Sobreda.

Estes encontros surgiram em 1979/80 na escola Secundária de Barcelinhos a partir de iniciativas dispersas de alguns professores que a título extracurricular animavam actividades de expressão dramática/teatral na escola. O espírito destes encontros não é de todo competitivo ou “festivaleiro”, procura sobretudo proporcionar momentos e espaços de troca de experiências de reflexão sobre a expressão dramática e o teatro como elemento de formação, numa atmosfera de são convívio e numa escola que se quer viva e actuante!

É na condição de grupo observador, imposta pelos estatutos deste evento, que as professoras dinamizadoras deste projecto e duas alunas se deslocam a Sobreda onde poderão frequentar vários ateliers (corpo, voz, encenação, afectos/objectos) e onde poderão também contactar com encenadores, actores e professores de teatro de renome da nossa praça, tais como: Clóvis Levi da Silva, Director do Curso de Teatro e Educação da Escola Superior de Educação de Coimbra, Onivaldo Dutra, Pedro D’Orey, Sofia Portugal e tantos outros profissionais ligados ao mundo do teatro e do cinema.

Será certamente uma experiência inolvidável e enriquecedora que constituirá uma mais-valia para o grupo, ficando aqui o compromisso que, tais saberes se irão repercutir nos momentos teatrais que pretendemos oferecer a toda a comunidade!

Daremos mais notícias… agora é tempo de fazer as malas e alguns trabalhos de casa… Ah, pois… vamos em trabalho!

Profs Fátima André e Maria Melo

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Concurso Nacional de Leitura

Também com a participação de alguns alunos do nosso Agrupamento.

Tag Rugby

Decorreu no dia oito de Abril de 2011, no final do período no nosso Agrupamento, um torneio de Tag Rugby. Este torneio teve a participação dos alunos do 2º e 3º ciclo e alunos do 10º Ano. O projecto foi, pela primeira vez, implantado na nossa escola e teve bastante adesão, numa competição bem disputada e saudável. Seguem algumas fotos para relembrar os momentos.


Profª Manuela Beirão

Convite: II Passeio Avós e Netos

No próximo dia 4 de Maio (4ª Feira) pelas 9H30, vai realizar-se o Passeio dos Avós II (organizado pelo Projecto Educar para a Saúde), com início nos Edifícios da EB1 de Alcains e em direcção ao Largo de Stª Apolónia.

Relembramos a todos os avós e familiares, que devem levar roupa confortável, chapéu e uma cestinha com um lanche, que deve ter alimentos saudáveis e água.

Apareçam! Serão benvindos!!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Ementa 26 a 29 Abril

2º, 3º Ciclos e Secundário:

Sabia?

Sabia que o nosso Agrupamento é um Agrupamento DecoJovem? Para saber mais sobre este assunto, clique em: DecoJovem.

Projecto Escola Alerta

Na próxima terça-feira (3 Maio), pelas 18H00, no edifício II do nosso Agrupamento, decorrerá a entrega oficial do 1º prémio do concurso Escola Alerta 2011. O evento contará com a presença da senhora governadora Civil, Alzira Serrasqueiro.

Contamos com a sua presença!

domingo, 24 de abril de 2011

Já temos um calendário de eventos disponível na página web


Para que possamos mantê-lo cheio e actualizado, contamos com a vossa colaboração. Caso tenham conhecimento de alguma actividade a ser desenvolvida no nosso Agrupamento ou fora dele, mas com alunos/professores das nossas escolas, é favor enviar a informação para o email do jornal: novapicota@gmail.com

Para terem acesso a toda a informação, bastará clicar sobre "Eventos" no topo da página.

sábado, 23 de abril de 2011

Medalhas de Bronze para Luís Duarte

Luís Duarte venceu, na categoria B (10º ao 12º Anos), uma medalha de bronze na final das XXIX Olimpíadas Portuguesas de Matemática.

Recebeu ainda outra medalha de bronze que conseguiu ao participar nas Olimpíadas Paulistas, realizadas em Novembro de 2010.

Está agora entre os alunos seleccionáveis para as equipas que irão representar Portugal nas próximas Olimpíadas internacionais.

Jogar Badminton é fixe!

Realizou-se mais um torneio de Badminton no Agrupamento que envolveu cerca de 180 alunos, do 2º Ciclo ao Secundário, numa competição bem disputada entre os vários atletas inscritos. O 12º ano colaborou na organização do evento.

Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde - 7 de Abril - foi comemorado no nosso Agrupamento, com duas iniciativas diferentes: prevenção e apelo a um pequeno-almoço mais saudável, organizado em Área de Projecto pelo 5ºA no polivalente da EB2 e uma palestra sobre a “Prevenção de comportamentos de risco e violência no namoro”, realizada pelo psicólogo convidado Dr. Luís Nuno, da USL de Castelo Branco, para os alunos do 9ºAno de escolaridade. Ambas as iniciativas tinham como mensagem principal a prevenção de comportamentos da nossa população escolar e a chamada de atenção para a mudança de hábitos, que podem colocar em risco a saúde de todos.

Aluna participa no Jornal Dica do Lidl

A aluna, Denise Grem, do 1º C da EB1 de Alcains, participou, por iniciativa da família, no passatempo “Descobre as diferenças”, do Jornal Dica do LIDL e foi selecionada para publicação esta semana. Os nossos parabéns pela iniciativa e pelo trabalho perfeito que apresentou.                   

1º prémio para o projecto Escola Alerta

Pelo segundo ano consecutivo, o projecto Escola Alerta do nosso Agrupamento ganhou o 1º lugar distrital no concurso Escola Alerta (2ª categoria). A entrega do prémio será no próximo dia 28 de Abril, pelas 18 horas, com a presença da senhora governadora civil.

Os alunos, pais e comunidade escolar, estão convidados a estar presentes na cerimónia.

Entrega de prémios "Concelho Azul" - 5ºC



A turma 5ºC ganhou o 2º lugar no concurso “Um Concelho Azul”. A entrega dos prémios foi no passado dia 25 de Março, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Castelo Branco.

Terapia da Fala... um mundo por descobrir

Decorreu na passada semana, dia 30 de Março, uma acção de sensibilização junto dos Professores de 1º Ciclo acerca da Terapia da Fala em contexto escolar. Durante a mesma foram dados a conhecer os principais problemas de linguagem/fala e comunicação relativos à faixa etária correspondente ao 1º Ciclo, fornecidas estratégias e esclarecidas algumas dúvidas que surgiram. Houve, ainda, oportunidade para a partilha de experiências e material diverso (como livros, exercícios e actividades).

A Terapia da Fala em contexto escolar é, ainda, um mundo por descobrir…Tentemos explorá-la através de mais acções do género.

A Terapeuta da Fala
Joana Pinheiro

Concurso Canguru Matemática sem Fronteiras 2011


A Associação Canguru sem Fronteiras é uma associação de carácter internacional que reúne personalidades do mundo da matemática de 46 países. O seu objectivo é promover a divulgação da matemática elementar por todos os meios ao seu alcance e, em particular, pela organização anual do Concurso Canguru Matemático sem Fronteiras, que terá lugar no mesmo dia em todos os países participantes. Pretende-se, deste modo, estimular e motivar o maior número possível de alunos para a matemática e é um complemento a outras actividades, tais como as olimpíadas. Em Portugal a organização deste concurso está a cargo do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática.

Este ano, na nossa escola, o número de participantes esteve condicionado aos espaços físicos disponíveis. Mesmo assim, 59 alunos realizaram a prova nas diversas categorias.

O Concurso realizou-se no dia 17 de Março, com início às 15h30m, consistiu numa única prova, com duração de 1h30m. Não existiu nenhuma selecção prévia nem irá existir uma prova final. Os alunos responderam em folha própria a cerca de 30 questões de escolha múltipla com dificuldade crescente.

A Comissão do Canguru irá divulgar na sua página o nome dos alunos com a melhor classificação de duas formas: os nomes de todos os alunos que conseguirem as 10 melhores classificações em cada uma das categorias por escola; os nomes dos alunos classificados nos primeiros lugares em cada uma das categorias a nível nacional e o nome da escola.

O Concurso "Canguru Matemático" contribui para a popularização e promoção da matemática nos jovens. O Concurso é para TODOS os alunos!

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Feliz Páscoa...via projecto Comenius

Depois de mais uma etapa do trabalho do projecto Comenius, desta vez na Roménia, entre os dias 26 de Março e 2 de Abril, recebemos uma mensagem de feliz Páscoa, da autoria dos colegas gregos. Aqui a partilhamos com a comunidade educativa do Agrupamento. Clique aqui.

A equipa do projecto Comenius.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Suplemento sobre o nosso Agrupamento

Será já na próxima semana que poderão saber um pouco mais sobre as actividades desenvolvidas no nosso Agrupamento, através da leitura do suplemento do jornal Gazeta do Interior. Para isso tenho trabalhado intensamente nos últimos dias.

Esteja atento!


segunda-feira, 18 de abril de 2011

Estarás interessado(a)?

No âmbito da Semana Europeia da Vacinação (23 a 30 de Abril), a Direcção Geral de Saúde promove um concurso de desenho que visa sensibilizar os mais novos para a importância da vacinação.
 
Os desenhos serão divididos em três categorias consoante a idade do participante:
- até aos quatro anos de idade, inclusive (< 4);
- dos cinco aos dez anos de idade, inclusive (5-10);
- maiores de 10 anos de idade (>10).
A cada categoria será atribuído um vencedor. Todas as informações em http://www.dgs.pt/

terça-feira, 12 de abril de 2011

Os animais na escola


Nós, os alunos do 3ºB da EB1 de Alcains, gostamos muito de animais e tratamo-los muito bem. O Miguel trouxe um caracol, o Pedro um escaravelho e o Bruno os bichos-da-seda. Foi bom observar os animais ao vivo e tocar-lhes. Como somos muito curiosos, fizemos um trabalho de pesquisa sobre a vida destes animais. Vejam as fotografias e conheçam os nossos amigos.

Professoras Conceição Alves e Piedade

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Tag Rugby

No dia 8 de Abril, o grupo de Educação Física vai realizar a actividade de Tag Rugby. Realizar-se-á no pavilhão do 2º/3º Ciclos para os alunos do 5º e 6º anos e no gimnodesportivo (secundária), para os alunos do 7º, 8º, 9º e 10º anos.

Aparece!

O Grupo de Educação Física

Agrupamento ganha mais um concurso

Concurso nacional Gigabyte Seguro: navega em segurança à tua maneira!

O vídeo realizado pelos alunos do 10º C - Francisca Reis, Samuel Serra, Roberto Santos e Fábio Barata - na disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação, foi seleccionado como um dos trabalhos vencedores do concurso Gigabyte Seguro 2011.

Os alunos vencedores e a professora responsável irão participar no evento regional SeguraNet 2011 que se realizará no dia 14 de Junho de 2011, em Coimbra, onde receberão os respectivos prémios individuais e os prémios atribuídos a toda a turma.

Parabéns aos alunos que desta forma prestigiam a qualidade do ensino no Agrupamento de Escolas José Sanches.

Professora Alzira Barata

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Visita de estudo do 4ºano (EB1 de Alcains)

Decorreu, no passado dia 18 de Março, a visita de estudo do 4º ano, da EB1 de Alcains, ao Visionarium de Santa Maria da Feira e ao Museu de Santa Maria de Lamas. Participaram meia centena de alunos, acompanhados dos seus professores, do Coordenador da escola e uma técnica operacional. O dia estava excelente e felizmente correu tudo extremamente bem. E ninguém enjoou!

Da parte da manhã visitaram o Visionarium de Santa Maria da Feira (Odisseia da Terra, Odisseia do Espaço e Odisseia da Vida), tendo almoçado no Europarque. De tarde foi a vez do Museu da cortiça, em Santa Maria de Lamas, que é maravilhoso! Foi também lá, nos serviços educativos do Museu, que os alunos fizeram uma linda prenda para o Pai. O regresso a Alcains aconteceu por volta das 21h15min, depois de um dia repleto de aprendizagens e salutar convívio.



Aconselhamos aos Pais e outras pessoas interessadas uma visita a estes dois interessantes locais, ambos excelentes.
Professores Adelino, Ana e Carminda

O dia dos pais na escola

Sempre que foram solicitados para colaborarem e integrarem actividades dirigidas à Família, os pais responderam em geral, prontamente e de forma interessada às solicitações, das educadoras.
A BECRE  abriu também a possibilidade de acolher os pais e encarregados de educação em actividades relacionadas com a leitura preferencialmente, mas também palestras ou sessões informativas sobre as suas actividades profissionais, a que denominou de: “Pais Leitores”.


Participam em trabalhos que  as educadoras solicitam, mas também têm propostas, que mostram estar atentos às solicitações e exigencias dos seus filhos, e revelam que são primeiro que tudo "Pais Educadores".
Nesta sequência foram várias as actividades que em colaboração com as educadoras os pais das crianças puderam dinamizar no J. Infância de Alcains, nomeadamente:
·        Sessão de esclarecimento sobre Higiene e Saúde
·        Jogo de Afectos e Prevenção de comportamentos de risco
·        Leitura de Histórias
·        Conhecer o poney “Falcão"
·        O Dia dos Pais na Escola
·        Conto fantástico e uma mensagem espiritual
O pai levou o "Falcão" à Escola para conhecer as crianças de todo o estabelecimento, que ficaram deslumbradas com a sua paciência, fazendo viagens intermináveis para levar a passear um amigo de cada vez.
É claro, que no fim foi recompensado com umas alfaces fresquinhas da nossa horta e muitos carinhos de todos.
Todas estas actividades de colaboração e interacção Família/Escola, ocorreram durante o 2º Período, tendo já havido outras, também com a participação dos familiares das crianças do JI de Alcains no Período anterior.
Educadora Zélia Duarte

Aquisição do DVD Musical

Informa-se toda a comunidade educativa que é ainda possível adquirir o DVD Musical gravado nos dois últimos dias. Para o fazer, bastará entrar em contacto com a professora Armanda Patrício ou mesmo com algum membro da direcção do Agrupamento.

Sabemos que após passarem pela experiência de gravação, muitos serão os jovens que mudaram de ideias e desejam agora ficar com uma recordação para o futuro :D

terça-feira, 5 de abril de 2011

DVD Musical: 5ºano

II Jornadas de Informática

Ementa de 4 a 8 de Abril

2º, 3º Ciclos e Ensino Secundário

Cáceres- Património da Humanidade

No passado dia 28 de Março de 2011, os alunos dos 7º e 8º anos de língua estrangeira espanhola tomaram parte numa visita de estudo a Cáceres.
Após a travessia da ponte sobre o rio Erges que constitui a fronteira natural entre os dois países vizinhos, já em terras de Espanha, foi paragem obrigatória a Ponte de Alcántara, bem como uma resenha histórica por parte do professor de História.
Chegados a Cáceres os guias já nos aguardavam e começámos a visita dentro das muralhas da cidade, efectuando assim um recuo na história da mesma.
Foi uma visita interessante com o seu ponto culminante foi o momento em que nos permitiram experimentar o capuz de um dos trajes típicos da procissão da Semana Santa que, embora um pouco assustadores não deixam de ser um ponto de curiosidade!
Infelizmente não tivemos o prazer de passear na Plaza Mayor, esta encontra-se em obras há já dez meses!
O almoço e as compras fomentaram o intercâmbio cultural. O regresso efectuou-se com um sabor a pouco e debaixo de uma chuva que nos ameaçou durante o dia todo mas que apenas nos atingiu durante a viagem!
Prof. Luísa Gama

Os Dias da UBI

Os alunos do 12º B e C deslocaram-se no passado dia 23 de Março de 2011 à UBI no âmbito dos seus dias de portas abertas.
Sendo que, estes alunos se encontram no seu último ano de Ensino Secundário, esta visita teve como intuito o reforçar dos seus objectivos futuros que marcarão as suas opções de estudo. Foram acolhidos por alunos veteranos da UBI que os guiaram por diferentes Departamentos do seu interesse. Participaram em aulas abertas, manusearam materiais audiovisuais, visitaram o Museu dos Lanifícios, …
Assim, por um dia os nossos alunos finalistas sentiram-se universitários e quiçá, durante o dia tiveram a certeza das opções que irão fazer na hora da candidatura ao Ensino Superior!
Prof. Luísa Gama

Os alunos de Espanhol em Salamanca

No passado dia 18 de Março de 2011 os alunos das turmas C do 9º e 12º anos realizaram uma visita de estudo a Salamanca. Partindo bem cedo de Alcains, a primeira paragem efectuou-se em Vilar Formoso, antes de atravessar a fronteira.
A chegada a Salamanca foi feita debaixo de um sol resplandecente que convidava ao passeio. A primeira actividade foi procurar a dita rã que nenhum estudante pode deixar de encontrar para o seu futuro sucesso profissional. Após a busca bem sucedida do animal, a Universidade Pontifícia de Salamanca abriu-nos as portas da sua biblioteca, da Aula Magna, da Clerecía enfim… um deslumbre de História, Teologia y Cultura.
Após este momento, a Plaza Mayor foi o lugar que se seguiu. Depois de um almoço-convívio em que as línguas estrangeiras se misturaram, chegou o momento da visita à Casa de las Conchas e do passeio no comboio turístico que mostrou mais aspectos arquitectónicos da cidade. Assim, passeámos junto ao rio Tormes e conhecemos mais monumentos.
Chegada a hora da partida, esta efectuou-se com a promessa de voltar! 
Prof. Luísa Gama

Visita de Estudo da EB1 dos Escalos de Cima

No dia 25 de Março, os alunos e professoras da Escola Básica do 1º Ciclo dos Escalos de Cima realizaram uma visita de estudo ao Centro da Ciência viva de Proença a Nova. A visita proporcionou aos alunos um contacto diferente com a floresta, mostrando-a como fonte de saúde, riqueza e bem estar. Como cientistas de palmo e meio realizaram experiências que, segundo eles, nunca mais irão esquecer.

Os alunos e professores da escola Básica do 1º Ciclo

Recordações do Carnaval da EB 1 e JI da Lardosa




A Inclusão Escolar promove a Inclusão Social

No passado dia 16 de Março, as professoras de Educação Especial e alunos aniversariantes juntaram-se num delicioso e animado almoço. Foi um momento especial de convívio, partilha e reencontro com ex- alunos/colegas, a par do desenvolvimento de competências sociais e emocionais, que proporcionou, a estes jovens, festejar em grande os seus aniversários. 




Educação Especial

domingo, 3 de abril de 2011

Já podem votar

A partir de hoje, já podem votar no vosso instrumento preferido. Obviamente que falamos dos instrumentos construídos pelos alunos do 2º ciclo, com materiais recicláveis.

Cada um dos 10 trabalhos finalistas encontram-se disponíveis para visualização na página web da disciplina de Educação Musical e, sobre o lado direito da página, existe uma votação online. Estará aberta até à próxima sexta-feira às 12H00. Contamos com a vossa participação!