quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Dia Internacional da Não Violência Escolar


"Um Obrigado de CORAÇÃO aos Alunos de EMRC...conseguiram marcar a diferença :)"
Professor Ricardo Farinha
 
E nós dizemos  muito obrigado ao professor que, mais uma vez, soube captar a atenção dos seus alunos e motivá-los para um flash mob fantástico que muito bem marcou este dia!
 
AP

"7 dias, 7 dicas sobre os media"

Integrado na Operação 7 Dias com os Media, projeto nacional destinado à sensibilização dos cidadãos para o papel e lugar que os media tradicionais e de nova geração ocupam no seu quotidiano, decorre, até ao dia 7 de abril de 2013, oconcurso «7 dias, 7 dicas sobre os media».

Trata-se de uma iniciativa do Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GMCS) e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) em parceria com a Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas(ERTE) da Direção-Geral da Educação e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT.

Este concurso pretende fomentar na comunidade educativa, particularmente nos alunos, o uso crítico e criativo dos media, uma utilização mais segura da Internet e o respeito pelos direitos de autor.

O Concurso tem como finalidade a produção de Dicas (alertas, recomendações e conselhos expressos numa linguagem direta e clara) sobre os media, em suporte digital. Cada aluno ou grupo de alunos deve elaborar sete Dicas sobre um e só um dos seguintes temas: como usar os media na sala de aula e na biblioteca, como manter a segurança e a reputação em linha e como evitar o plágio.

As Dicas podem ser dirigidas a outros alunos, aos pais/encarregados de educação e a professores e os trabalhos podem ser apresentados em formato áudio, vídeo, apresentação eletrónica ou cartaz.

Mais informações no sítio web do Concurso em http://www.rbe.min-edu.pt/np4/802.html.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Treino Mensal de Janeiro - Escola de judo Ana Hormigo


Realizou-se no passado sábado dia 26 de janeiro o primeiro treino mensal do ano de 2013 da Escola de Judo Ana Hormigo. Durante toda a manhã o pavilhão gimnodesportivo do Agrupamento de Escolas José Sanches de Alcains recebeu o total de 79 atletas desde os seis anos de idade até à idade sénior. 

Foram realizados treinos distintos, o primeiro dos 10 anos aos seniores contou com a participação de 33 atletas, o segundo treino dos 8 e 9 anos de idade foi composto por 26 atletas e no terceiro e último treino da manhã, estiveram presentes 20 atletas dos 6 e 7 anos de idade. 

Os treinos foram direcionados principalmente para a realização dos exames de graduação dos jovens judocas e ainda para o treino da luta “randori”, já a turma dos atletas dos escalões mais avançados, esteve envolvida numa palestra de arbitragem com o objetivo de conhecer melhor as novas regras de arbitragem e suas alterações, que irão já entrar em vigor no próximo fim de semana no campeonato nacional de cadetes, assim foi possível visualizar o vídeo oficial de arbitragem da Federação Internacional de Judo e preparar melhor assim as próximas competições.




Ana Hormigo

Hoje houve um flash mob aqui na escola!

Foi surpresa no intervalo das 10H00, dinamizado pelo professor de Educação Moral e Religiosa Católica, Ricardo Farinha!! 

Procuraremos arranjar imagens da atividade para aqui partilharmos. 

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Esta semana há teatro na escola!


Informa-se toda a comunidade escolar que na próxima sexta-feira, dia 1 de fevereiro, o Grupo de teatro apresentará um trabalho intitulado “Silêncio e tanta gente“ no auditório da escola sede pelas 21h.
As professoras responsáveis

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

GripenetKids - informação divertida sobre a gripe

Está disponível na página da Internet do Gripenet a plataforma para crianças GripenetKids. Dedicada a alunos do 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico, a plataforma pretende transmitir, de forma divertida, informação acessível sobre a gripe, formas de a prevenir ou hábitos de higiene.
A GripenetKids assume-se como uma aventura onde os jovens visitantes são surpreendidos por "um quarto super-equipado, um armário que dá entrada para um laboratório secreto e um super-herói caçador de vírus"; e, ainda, por "um Quiz desafiador, troféus de participação, galeria para trabalhos, vídeos e muito mais".
O Gripenet convida pais ou professores a desafiar filhos/alunos a entrar nesta aventura, que pode até ser vivida em conjunto por miúdos e graúdos.
Esta aplicação implicou a criação de conteúdos originais, regras de controlo parental e um despiste simples do síndroma gripal dos jovens participantes.
Para aceder à plataforma, consultar o sítio Gripenet.
Para mais informações, aceder ao sítio Gripenet: Notícias.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Já saiu a 1ª edição do jornal "Novos Ecos"

(clique sobre a imagem para ter acesso ao jornal em PDF)

"Concurso de Ideias" sobre a prevenção do tabagismo

A Faculdade de Medicina de Lisboa e a Universidade do Minho, em colaboração com o Programa Eco-Escolas e a Direção-Geral da Educação, lançam um "Concurso de Ideias" sobre Prevenção e Controlo do Tabagismo. A iniciativa, de âmbito nacional e dirigida aos jovens de todos os níveis de ensino, pretende estimular a participação dos estudantes em iniciativas que contribuam para um mundo sem tabaco. Os concorrentes devem registar-se até 18 de fevereiro, data limite também para submissão das propostas.               
O concurso enquadra-se no âmbito da Conferência Internacional sobre Prevenção e Controlo do Tabagismo, que vai decorrer nos dias 14 e 15 de novembro em Lisboa.

Com este concurso espera-se promover o aparecimento de ideias para projetos sustentáveis de intervenção local nas comunidades em que os jovens se inserem, seja a escola, ou a sua envolvente. Espera-se também que estes projetos, uma vez concretizados, possam vir a traduzir-se em ganhos efetivos de sensibilização pública para a prevenção e controlo do tabagismo.

Os concorrentes organizam-se em três grupos:
- Ensino Básico (1.º e 2.º ciclos);
- Ensino Básico (3.º ciclo) e Ensino Secundário;
- Ensino Superior.

Os grupos candidatos têm de registar-se no sítio ICTPC’13.

A apresentação pública das ideias que obtiverem as melhores pontuações realiza-se a 31 de maio, para celebrar o "Dia Mundial sem Tabaco".

Para mais informações, incluindo a consulta do folheto, aceder ao sítio Prevenção e Controlo do Tabagismo - Direção-Geral da Educação.

Para informações sobre a conferência, aceder ao sítio ICTPC’13.


sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

"As Janeiras" no Jardim de Infância de Alcains


No dia 15 de janeiro as crianças das 4 salas deste Jardim de Infância, percorreram algumas ruas de Alcains, cantando as Janeiras. Foram ainda a todas as salas da EB1, à Escola Sede e ao Jardim de Infância da Segurança Social. Foi uma atividade divertida para adultos, crianças e para quem assistiu.

As Educadoras de Infância

Concurso Jovens Cientistas


"O Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores é desenvolvido, em Portugal, pela Fundação da Juventude desde 1992, tendo por objectivos promover os ideais da cooperação e do intercâmbio entre jovens cientistas e investigadores e estimular o aparecimento de jovens talentos nas áreas da Ciência, Tecnologia, Investigação e Inovação.
De âmbito nacional, o Concurso pretende incentivar um salutar espírito competitivo nos jovens, através da realização de projectos/trabalhos científicos inovadores, integrados em processos educativos regulares."

"Podem participar no Concurso, estudantes a frequentar, em Portugal, o ensino básico, secundário ou primeiro ano do ensino superior, com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos (sendo que devem ter menos de 21 anos a 30 de Setembro e mais de 14 anos a 1 de Setembro). São admitidos a Concurso trabalhos individuais ou em grupo, no máximo, de 3 elementos."




quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Irmãs Milheiro em destaque, conquistam Open de Cadetes e Sub23 em Góis


Escola de Judo Ana Hormigo no Open de Cadetes e Sub23 em Góis

No passado dia 12 de Janeiro de 2013 a Escola de Judo Ana Hormigo viajou mais uma vez até ao distrito de Coimbra, desta feita até à vila de Góis, para participar no Open de Cadetes e Sub23 realizado no pavilhão municipal da vila situado na zona do pinhal interior norte.

No que respeita à equipa do escalão de Cadetes destaque para a atleta Beatriz Milheiro a participar na categoria de -70 Kg que alcançou o 1° Lugar, com 2 combates e 2 vitórias, a atleta albicastrense esteve irrepreensível e não deu qualquer hipótese às suas adversárias vencendo os seus dois encontros pela pontuação máxima (ippon).

Ainda no escalão de Cadetes, Inês Ascensão na categoria de -52 Kg esteve também em grande plano, demonstrando uma boa atitude e qualidade sendo que este é o seu primeiro ano no escalão etário de Cadetes. Inês Ascensão alcançou assim o 2° Lugar do pódio, com três vitórias e duas derrotas, participaram ainda Tiago Manteigas em -55 Kg conquistando um honroso 5° Lugar com duas vitórias e duas derrotas, Horácio Carvalhinho a participar na categoria de -73 Kg consegui alcançar o 7° Lugar com uma vitória e duas derrotas, Vítor Geirinhas, José Carvalho e Ovidiu Bejan ambos a participar em -60 Kg ficaram não classificados, esteve presente mas sem adversárias na sua categoria Diana Vinheiras em -44 Kg.

No escalão Sub-23 grande destaque para a outra mana, Mariana Milheiro na categoria de -70 Kg esteve em evidência ao alcançar o 1° Lugar do pódio vencendo os seus dois combates pela pontuação máxima (ippon).

Mariana Carrega na categoria de -57 Kg alcançou o 3° Lugar do pódio, João Serrasqueiro em - 60 Kg alcançou o 5° Lugar conseguindo duas vitórias e duas derrotas ao longo da sua prova, Sílvio Monteiro também a participar na categoria de -60 Kg ficou em 9° Lugar.

Destacamos a excelente qualidade da competição e dos clubes presentes na mesma, sendo uma prova aberta de qualificação para o ranking nacional, foram poucos os grandes clubes nacionais que faltaram ou não estiveram presentes.

A Escola de Judo Ana Hormigo como vem sendo hábito neste tipo de competição foi a única representante do distrito de Castelo Branco, para além da importante divulgação que a nossa instituição sempre fez ao longos dos anos da nossa região, sua cultura e nossa população, ficamos muito satisfeitos por honrar e dignificar a população do interior.





Ana Hormigo

Escola de Judo Ana Hormigo cumpre tradição japonesa do Kangeiko


Escola de Judo Ana Hormigo cumpre tradição japonesa do Kangeiko

Já é habitual na primeira semana de janeiro os judocas da Escola de Judo Ana Hormigo realizarem o tradicional Kangeiko ou treino de Inverno. Alguns atletas a partir dos 14 anos realizaram as sessões de treino matinais, com início às 7h, entre 2 a 5 de janeiro de 2013. No Japão esta tradição é cumprida durante a estação mais fria do ano com o objetivo de fomentar o espírito de sacrifício e aumentar a resistência mental dos judocas perante situações adversas. Os treinos decorreram nas salas de judo de Castelo Branco e Alcains, respetivamente núcleos da Escola de Judo Ana Hormigo sob a orientação da equipa técnica do emblema albicastrense.

Homenagem aos Mestres José Melo e Sérgio Carvalho

No sábado passado, para finalizar o último treino de Kangeiko, foi organizado um lanche/convívio para os atletas participantes, contando com a presença de um convidado de honra, o Mestre José Melo, mestre de judo na Covilhã.

A Escola de Judo Ana Hormigo quis homenagear os dois mestres mais graduados do distrito do Castelo Branco, José Melo e Sérgio Carvalho, não só pelo seu 4º Dan (4º grau no cinturão negro) mas essencialmente pelo seu contributo ao judo distrital. Recorde-se que estes mestres são os principais mentores e impulsionadores da modalidade na Cova da Beira tendo-lhes sido atribuída a graduação de 4º Dan pela Federação Portuguesa de Judo no ano 2012.

Inês Ascenção é a Atleta do ano 2012

O prémio de atleta do ano 2012 foi atribuído à judoca ainda juvenil, Inês Ascenção, a qual conquistou na
época passada o título de campeã nacional na categoria -52 kg. Esta atleta foi reconhecida não só pelos seus resultados desportivos mas essencialmente pela sua dedicação à modalidade e empenho em todos os treinos. Apesar da sua tenra idade, a judoca de 14 anos integrou diversas vezes a seleção nacional do escalão cadetes (15 e 16 anos) demonstrando sempre grande atitude e vontade de aprender. O prémio foi atribuído pelo Mestre José Melo que a presenteou com um emblema japonês.

Open de Coimbra de Juniores e Juvenis

A Escola de Judo Ana Hormigo participou no passado domingo dia 6 de janeiro de 2013 em mais um Open de Coimbra de Juniores e Juvenis, organizado pela Associação Distrital de Judo de Coimbra. Deslocaram-se a Coimbra onze atletas, um árbitro e um treinador sendo mais uma vez o único clube representante do distrito de Castelo Branco. Destes atletas destacamos os resultados em juniores das irmãs Milheiro 1º lugar para Beatriz e 2º lugar para Mariana, ambas na categoria -70 Kg. Na categoria -60 kg participaram João Serrasqueiro que se classificou num honroso 7º lugar e Sílvio Monteiro em 9º lugar. Vítor Geirinhas na mesma categoria não obteve classificação assim como Tiago Manteigas (-55kg), ambos ainda judocas do escalão inferior (cadetes). Mariana Carrega (-52 kg) também participou mas não conseguiu alcançar o pódio. As judocas mais jovens do escalão de juvenis II (14 anos) estrearam-se neste tipo de competições mas com resultados de mérito. José Pio alcançou o 2º lugar e António Loureiro o 3º lugar, ambos na categoria -66 kg. Daniel Teixeira (-46 Kg) e Pedro Gouveia (-60 Kg) não conseguiram alcançar qualquer classificação. A Escola de Judo Ana Hormigo está assim de parabéns pois continua a representar da melhor forma o distrito de Castelo Branco.

Ana Hormigo

Escola de Judo "Ana Hormigo" realiza V Estágio de Natal e Ano Novo


Realizou-se entre os dias 17 e 29 de dezembro de 2012, mais um estágio de Natal e Ano Novo da Escola de Judo Ana Hormigo. Esta atividade desenrolou-se em Castelo Branco e Alcains e cerca de três dezenas de judocas participaram nos treinos orientados pela equipa técnica da escola da atleta olímpica Ana Hormigo.

Foram realizados treinos bidiários ao longo desta semana de trabalho com vista à participação nas provas nacionais que se avizinham já no início do próximo ano. Os treinos matinais incidiram principalmente em treinos de preparação da condição física, resistência cárdio respiratória e resistência muscular, os treinos da tarde foram direcionados para a luta Tachi-Waza (luta em pé) e Ne-Waza (luta no solo).

No encerramento deste estágio a Escola de Judo Ana Hormigo deslocou-se com alguns dos seus atletas ao CrossHit - Clube de Praticantes de CrossFit de Castelo Branco, de forma a conhecer esta nova e inovadora forma de praticar desporto através do treino funcional. Este novo clube pretende levar os benefícios do treino funcional à população de Castelo Branco, contribuindo para o seu bem estar, saúde e auto-estima.

3 Atletas da Escola de Judo Ana Hormigo na Seleção Nacional

A federação Portuguesa de Judo procedeu à convocatória de 3 judocas albicastrenses para integrarem o Estágio Nacional de competição realizado entre os dias 19 a 23 de dezembro de 2012 em Coimbra.

A juvenil Inês Ascenção, a cadete Beatriz Milheiro e o atleta sub 23 Ricardo Louro, ambos da Escola de Judo Ana Hormigo, mereceram mais uma vez a confiança dos selecionadores nacionais para integrarem as respetivas seleções nacionais. Os atletas realizaram 3 treinos diários compostos por treinos físicos, treinos técnico-táticos e treinos de randori, sob a orientação da equipa técnica nacional dos escalões de Cadetes, Juniores e Seniores, na qual Ana Hormigo agora faz parte.

Numa comitiva nacional composta por cerca de uma centena de atletas, os 3 albicastrenses demonstraram que o distrito de Castelo Branco também possui atletas de nível para competir nos campeonatos nacionais que irão iniciar já em Fevereiro e disputar as qualificações para os respetivos Campeonatos da Europa e do Mundo.

Ana Hormigo

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Sessão escolar do Parlamento dos Jovens

 
 (clique sobre o texto para ter acesso ao PDF)

Dia Mundial do Braille

No passado dia 4 de janeiro, no âmbito das comemorações do dia Mundial do Braille, o grupo de educação especial lançou um desafio “descobre o teu nome…”. Professores, técnicos administrativos e técnicos operacionais foram desafiados a participarem na actividade. Para tal, bastava dirigirem-se à sala de professores na escola sede e tentarem descobrir o seu nome em Braille, sendo necessário ter sentido de detetive, pois nem sempre a mensagem era fácil de descodificar, mas o entusiasmo superou alguns obstáculos.
 
 
Para além deste desafio, o dia Mundial do Braille foi ainda assinalado com outra atividade desenvolvida nas turmas de 6.º A e nas turmas de 1º ciclo onde estão inseridos alunos da UAEM. Visionaram a história de Louis Braille e ficaram a conhecer a forma como ele transformou uma dificuldade em oportunidade que ainda hoje é utilizada pelas pessoas portadoras de deficiência visual para acederem à leitura e à escrita, o sistema Braille. Por fim, realizaram uma tarefa de olhos vendados, como forma de sensibilização.
 
 
 
 
Educação Especial

2ª Eliminatória das XXXI Olimpíadas Portuguesas da Matemática

No dia 9 de janeiro realizou-se a 2ª eliminatória das Olimpíadas Portuguesas de Matemática. Este evento teve lugar na Escola Secundária Nuno Álvares em Castelo Branco onde participaram 5 alunos do nosso agrupamento, três da escola E.B2,3/S de Alcains, Bruna Reis do 6º ano, Júlio Sousa do 9º e Luís Duarte do 12º ano e dois alunos da escola de S. Vicente da Beira, Gabrielle Marcelino do 6º ano e João Caio do 9º ano. Estas provas serão corrigidas pela SPM que posteriormente divulgará os resultados, convocando os alunos apurados para a 3ª fase a nível nacional. 

Os alunos foram acompanhados pelas professoras de Matemática Elisabete Andrade e Rosalina Santos. Alunos e professoras tiveram ainda oportunidade de visitar o museu da escola anfitriã, onde puderam apreciar algumas espécies raras de animais. 

Professoras Elisabete Andrade e Rosalina Santos

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Christmas cards e Christmas carols 2012


Na sequência do trabalho efetuado nas aulas de Inglês, os alunos dos 2º e 3º ciclos e do ensino secundário desejaram um feliz Natal através de cartões de boas festas. Este ano, e tendo em conta a articulação com as restantes línguas estudadas no agrupamento – Português, Francês e Espanhol, - foi decorada uma árvore de Natal, com mensagens alusivas à quadra natalícia. Assim, na parte interior do edifício administrativo, a árvore do Pai Natal recebeu cartões nas diferentes línguas estudadas no agrupamento. De forma complementar, na sala de aula, foram estudadas canções alusivas à época. Merry Christmas and a happy new year !


 












O grupo disciplinar de Inglês

Mais informações sobre o Parlamento dos Jovens



quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Desafio para o dia Mundial do Braille


Nunca é tarde para aprender! Não é assim que diz o ditado? Pois bem, o grupo de Educação Especial quer lançar-te um desafio: na próxima sexta-feira, 4 de janeiro, comemora-se o Dia Internacional do Braille em homenagem ao criador deste sistema de leitura para cegos, Louis Braille nascido a 4 de janeiro de 1809; convidamos-te a descobrires o teu nome escrito em Braille na sala de professores da escola sede … não vai ser tarefa fácil, mas nós daremos umas pistas!

Professoras de Educação Especial

Concursos "Artista Digitais" e "Cineast@s Digitais"

Estão abertas até 28 de junho de 2013 as inscrições para nova edição dos concursos "Artistas Digitais" e "Cineast@s Digitais", promovidos pelo Centro de Competência TIC Entre Mar e Serra. Ambas as iniciativas pretendem incentivar a criatividade e promover a utilização das TIC em contexto escolar. A XII edição do concurso "Artistas Digitais" destina-se a alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico; o VI Concurso "Cineast@s Digitais" é dirigido a alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário e Profissional das escolas portuguesas públicas e privadas.
As iniciativas são implementadas no âmbito de uma parceria com a Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude (SEDJ) / Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a Secretaria de Estado do Ensino Básico e Secundário (SEEBS).
Entre os temas escolhidos para este ano figuram os princípios da Declaração Universal dos Direitos da Criança e o Ano Internacional da Cooperação pela Água.
- Cineastas Digitais é um concurso de vídeo digital que engloba três categorias, cada uma dedicada a um tema:
Opção A - VídeoCurtas (tema livre);
Opção B - VídeoNarrativas (Declaração Universal dos Direitos do Homem);
Opção C - NanoVídeo (Ano Internacional da Cooperação pela Água).
- Artistas Digitais - nesta XII edição do concurso, os alunos são desafiados a elaborar um desenho sobre um ou mais princípios da Declaração Universal dos Direitos da Criança ou, em alternativa, a representação de um direito não especificado na declaração mas que as crianças considerem que deveria estar.
Os trabalhos dos alunos da Educação Pré-Escolar têm uma categoria própria e prémios específicos, não competindo, portanto, com os trabalhos de alunos que já estão no 1.º ciclo do Ensino Básico.
Para mais informações, consultar o sítio cineastas digitais e o sítio artistas digitais.