sexta-feira, 28 de outubro de 2011

No tempo dos contos

Dando continuidade ao trabalho desenvolvido nos anos anteriores, a equipa da Biblioteca Escolar (BE) continua este ano letivo a proporcionar momentos encantatórios às crianças do Jardim de Infância de Alcains, na Biblioteca Escolar do 1º Ciclo. Através de contos que, para além de nos transmitirem mensagens e ideias sobre o nosso mundo, nos revelam um mundo de fantasia, recorrendo a ilustrações fascinantes e a narrativas maravilhosas, ora afetivas ora inquietantes, procura-se que as crianças vivam, nesta hora do conto, experiências enriquecedoras de aprendizagem e descoberta. Tudo com palavras sensíveis e linguagens inesperadas para que não falte o fator surpresa.

Na “Hora do Conto” do mês de outubro as crianças tiveram a oportunidade de contactar com a história “Menina bonita do laço de fita” de Ana Maria Machado, que nos fala de um coelhinho branco que, intrigado com a beleza singular de uma menina, sua vizinha, quer saber como pode ele próprio tornar-se uma criatura tão bonita e assim pretinha como ela!

Seguem-se muitas peripécias engraçadas em volta do tema da transmissão genética dos carateres físicos, ficando o coelhinho a saber o segredo da menina… Afinal, ela era pretinha porque tinha uma avozinha que também era, esclareceu a mãe da menina, “uma mulata simpática e risonha”.


Outros meses virão e outras histórias serão contadas, cada uma à sua maneira, tentando variar, tanto quanto possível, a estratégia narrativa e a maneira de contar.
Educadora de Infância: Zélia Duarte
Coordenador da BECRE: Rui Mateus

Sem comentários:

Enviar um comentário