quinta-feira, 16 de maio de 2013

Candidatura “Ideias com mérito 2013”


O mês de maio trouxe à Biblioteca Escolar (BE) da escola-sede do agrupamento uma boa notícia: o projeto apresentado em março passado no âmbito da candidatura “Ideias com mérito” foi aprovado pela RBE e entrará em curso no início do próximo ano letivo. A aprovação desta candidatura, para além de associar à nossa BE e à escola que a integra uma palavra com o peso que a palavra “mérito” tem, apresenta, como vantagem mais evidente e substantiva a atribuição à escola de uma verba considerável para a concretização de caminhos de aprendizagem que de outra forma dificilmente poderiam ser percorridos. Estamos a falar, numa primeira fase, da aquisição de um conjunto de iPad que permitirão que uma turma possa, em conjunto com os professores envolvidos e a superintendência da BE, explorar novas formas de adquirir conhecimento, produzir conteúdos e materiais de trabalho, divulgar práticas e, sobretudo, disponibilizar no espaço da aula suportes informativos que nela dificilmente estão ao dispor de cada aluno ou grupo de alunos.
Acreditamos que está será uma excelente oportunidade para oferecer ao público direto da nossa escola (alunos e professores) ferramentas novas e oportunidades acrescidas de aprendizagem e de sucesso, capazes de lançar bases para que, de futuro, mais apostas sejam feitas neste terreno. Não é por acaso que ao projeto se deu o nome de “Biblioteca na ponta dos dedos”, visto que o que está em causa é transformar todo o conhecimento que a BE potencialmente contém em material transferível para o espaço onde ele mais faz falta e onde mais pode fazer a diferença, que é o da sala de aulas.

Foi acreditando nisso que foi proposto o projeto, que contou com a adesão imediata da Direção e dos professores que foram desafiados para o integrar. Neste primeiro de dois anos de vigência da candidatura, a escola beneficiará de um financiamento de 5000 euros para dar arranque às atividades previstas no projeto apresentado.

Professor Rui Mateus

Sem comentários:

Enviar um comentário