sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Ouro, prata e 2 bronzes para a Escola de Judo Ana Hormigo


A Escola de Judo Ana Hormigo amealhou mais 4 medalhas nacionais ao seu currículo desportivo, com a participação de 17 atletas, nos campeonatos nacionais que decorreram nos dias 23 e 24 de novembro no pavilhão desportivo de Odivelas. No sábado decorreu o Campeonato Nacional de seniores individual e no domingo decorreram os Campeonatos Nacionais Absolutos, Campeonato Nacional de Veteranos e o Campeonato Nacional de equipas de cadetes.

A primeira medalha foi alcançada por Ricardo Louro na categoria -100kg no Campeonato Nacional de seniores logo no primeiro dia de competição, ao subir ao pódio para receber  a medalha de bronze. Após ter vencido dois dos três combates realizados na sua poule, o albicastrense saiu para a meia-final para defrontar o atleta do Judo Clube do Porto. Nessa fase, Ricardo mostrou-se sempre superior, no entanto no final do combate cedeu por uma distração que o afastou da final e o remeteu para o 3º lugar.
Nesta prova ainda participaram os juniores Luís Filipe Marques e João Serrasqueiro (-60kg), Sílvio Monteiro (-66 kg) e  José Paulo Duarte (-90 kg) que não conseguiram passar a primeira ronda.

No dia seguinte, dia 24, a Escola de Judo participou no Campeonato Nacional Absolutos (sem categoria de peso) com a judoca Mariana Milheiro nos femininos e novamente Ricardo Louro nos masculinos. A judoca albicastrense cedeu apenas para a campeã nacional de +78 kg por uma vantagem mínima, arrecadando a medalha de prata e o título de vice-campeã nacional de absolutos. Ricardo Louro também só cedeu na meia-final frente ao campeão nacional de +100kg, conquistando a medalha de bronze (3º lugar) e a sua 6 medalha em campeonatos nacionais. É de salientar que esta prova é aberta a todos os atletas de todas as categorias de peso.

No mesmo dia decorreu o Campeonato Nacional de Veteranos (+30 anos) onde foi a vez do treinador Abel Louro conquistar a medalha de ouro e sagrar-se mais uma vez campeão nacional, sendo o seu terceiro título nacional na categoria -90 kg M1 (atletas dos 30 aos 35 anos), o atleta conseguiu levar de vencida os seus dois adversários pela pontuação de Yuko. Participou também neste campeonato de veteranos, Luís Neto também na categoria -90 Kg M6 (atletas dos 50 aos 55 anos), este não consegui classificação.

Os judocas cadetes (15 aos 17 anos) também entraram em ação no domingo no Campeonato nacional de equipas. Pela primeira vez a Escola de Judo Ana Hormigo participou com uma equipa feminina e outra masculina.

A equipa feminina constituída por Diana Vinheiras (-48 kg), Inês Ascenção (-52 kg) e Beatriz Milheiro (+63 kg) esteve em grande destaque ao vencer sempre 2 combates nos 2 encontros realizados, no entanto não conseguiram passar para as meias-finais pois apesar do empate no número de combates perderam pela desvantagem de número de pontos conquistados.


A equipa masculina constituída por Ihor Kucherha e David Santarém (-55 kg), Wilson Ferrero (-60 kg), Vítor Geirinhas (-66kg) e Horácio Carvalhinho (-73 kg) também apresentaram-se desfalcados na categoria (+73kg), no entanto ainda conseguiram disputar dois encontros e alcançar o 9º lugar da classificação geral.

Ana Hormigo

Sem comentários:

Enviar um comentário