terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Conto de Natal - 4ºA da EB1 de Alcains

Um Natal mágico!
Era uma vez uma família muito alegre que adorava festejar o Natal.  Já tinham decorado a sua árvore de Natal: uma bola aqui, uma fita acolá… As crianças, o João e a Joana, andavam a correr para um lado e para o outro à espera do Pai Natal e da Mãe Natal. Enquanto os meninos  ansiosos esperavam o Pai e a Mãe Natal alguém bate à porta. Só podia ser o Pai Natal, pois tinha umas barbas enormes e era muito gordinho e simpático, deu-nos um monte de sacos com coisas maravilhosas e nós demos-lhe umas bolachinhas e um copinho de leite e como ele estava com frio demos-lhe uma mantinha para ele se aconchegar. Os meninos pediram para que ele lá passasse a noite, pois assim ficavam a conhecê-lo melhor, poderiam brincar com alguns jogos divertidos e saberem mais coisas acerca da vida do Pai Natal, mas ele não podia, porque tinha de ir distribuir o resto das prendas às outras criança, só estranharam a faltava de mais alguém de quem estavam à espera, logo se viu que era a Mãe Natal e perguntaram:

- Onde está a Mãe Natal?
- Está doente! - respondeu o Pai Natal.
- Podemos ir consigo  ajudá-lo a distribuir as prendas e depois irmos ao Pólo Norte ajudá-lo a cuidar  da sua mulher?
- Se os vossos pais deixarem, podem, e eu até estou a precisar de companhia, obrigado meninos.
- De nada!
- Então vamos começar a viagem! - disse o Pai Natal.
- Agasalhem-se bem, meus filhos. – aconselharam os pais.  
Quando chegaram ao jardim onde o Pai Natal tinha deixado o seu trenó… surpresa as renas não estavam lá.
- Oh! Onde se meteram as renas? E agora como vamos conseguir distribuir as prendas? – questionou-se o Pai Natal.
- Tive uma ideia podíamos pedir aos pássaros mágicos, que moram na casa do fim da rua para nos fazerem cavalos voadores. – disse o João entusiasmado.
- Vocês são vizinhos dos pássaros mágicos?! – perguntou admirado o Pai Natal.
- Sim desde à algum tempo que eles se mudaram para a nossa rua e têm alegrado todos os nossos dias com brincadeiras bem divertidas e com muitas aventuras. – explicou a Joana ao Pai Natal que continuava com cara de espanto.

E lá foram eles pedir ajuda aos pássaros mágicos que responderam com alegria e a sua habitual boa disposição à solicitação dos meninos e do Pai Natal. Os meninos divertiram-se muito durante a viagem, alegrando crianças necessitadas, descendo chaminés e enchendo botas de doces. E todos se questionavam pela aparência daquele trenó puxado por quatro magníficos cavalos voadores. Quando acabaram de distribuir as prendas começaram a viagem ao Pólo Norte. Durante a viagem ficou muito frio, mas de tanta alegria  nem se notou, até que o frio se tornou muito intenso e quando deram conta estavam no meio de um tornado, a sorte foi que era muito fraquinho e ficaram bem. Quando chegaram ao Pólo Norte, foi andar de um lado para o outro, ir buscar remédios para a Mãe Natal e até pedir ajuda a um feiticeiro muito simpático, que lhes mostrou um feitiço que curava qualquer doença. Então correram  logo para casa do Pai Natal, fizeram um chá para a Mãe Natal, misturaram o feitiço no chá e quando ela bebeu disse:

- Sinto-me muito melhor, obrigada meninos estou muito agradecida! E se usássemos este feitiço para espalhar pelo mundo e curar todos os males que existem? – sugeriu a Mãe Natal.
- Mas que ótima ideia! – exclamaram todos em coro.  
- Podemos utilizar os cavalos mágicos e voar por todo o nosso Planeta Terra espalhando pedacinhos do feitiço nos países onde há fome, guerras, pobreza, assaltos, pessoas que fazem mal aos outros e fogos que destroem as florestas e matam plantas e animais. – concluiu o Pai Natal.

Então, cada um em seu cavalo mágico, o Pai Natal, a Mãe Natal, o João e a Joana foram espalhar o feitiço a todos os cantos do nosso planeta. Esperavam um bocadinho e logo viam que as atitudes das pessoas mudavam imediatamente. Quando se voltaram a reunir no Pólo Norte, em casa do Pai Natal todos contaram o que tinha acontecido e foi grande a alegria naquele Natal. Entretanto, na casa dos dois irmãos os pais estavam a começar a ficar preocupados com a ausência dos filhos. E ao mesmo tempo muito surpreendidos com todas as notícias que ouviam na televisão, na rádio, nos jornais e na internet acerca da Paz e Alegria que ia por esse Planeta e das histórias misteriosas que todos contavam do avistamento de uns cavalos montados por dois meninos, pelo Pai Natal e pela Mãe Natal! 
Por fim, os quatro cavaleiros mágicos reuniram-se no Pólo Norte para as despedidas e resolveram que estava na hora de regressar a sua casa.

- Eu levo-vos no meu trenó, devem estar muito cansados. - afirmou o Pai Natal.
- Sim Pai Natal estamos cansados, mas foi uma linda aventura. Esperamos que não seja necessário voltarmos a utilizar mais feitiços e que os Homens continuem a viver em Paz! – concluiu a Joana.

Durante o caminho encontraram um gatinho que se tinha perdido da família, resolveram levá-lo para casa deles. Quando chegaram foi uma alegria para todos, porque tiveram um gatinho de estimação. De seguida estiveram um bocado à conversa sobre o Pólo Norte, sobre os presentes distribuídos às crianças e todas as aventuras tidas na viagem pelo Planeta onde espalharam os feitiços.

- Para o ano há de cá passar o Natal e a Passagem de Ano. – pediu o pai das crianças.
- Então vemo-nos para o ano. Adeus! E obrigada pela vossa ajuda, sejam sempre bons meninos e amigos de todos. – despediu-se o Pai Natal.
- Adeus Pai Natal. – disseram as crianças muito animadas e desejosas de muitos Natais como aquele.
- Ou, ou, ou, ou! – ouviu-se já ao longe o Pai Natal. 

É noite de Natal,                    
No ar há alegria,
Festejamos esta noite
Todos em fantasia!

Presentes vamos dar
E com coração os receber.
Os pobres ajudar,
Pois é noite de partilhar!
É uma noite especial,
Há Paz e Alegria,
Festeja-se Jesus
Com muita folia!
O Natal é mágico.
E é sempre bem-vindo,
Todos festejamos
Com Amor e Carinho!


Professora Rosa Jorge

1 comentário:

  1. Verónica Godinho12/12/13, 18:03

    Muito Bonito o texto realizado pelo 4.ºA. Parabéns a todos e um Feliz Natal

    ResponderEliminar