terça-feira, 20 de novembro de 2012

20 de novembro - Dia Universal das Crianças


O Dia Mundial da Criança é, oficialmente, o dia 20 de novembro e é reconhecido pela ONU como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança pela Assembleia Geral das Nações Unidas (20 de novembro de 1959).
A Declaração dos Direitos da Criança é constituída pelos direitos e as liberdades a que, segundo o consenso da comunidade internacional, faz jus toda e qualquer criança, sendo uma adaptação especial de algumas partes da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A luta para que esses direitos sejam respeitados é difícil! Por isso, quando a Declaração completou 30 anos, em 20 de novembro de 1989, a ONU também aprovou a Convenção sobre os Direitos da Criança, um ano depois considerada lei internacional. Esse documento é a Carta Magna da Criança, um conjunto de leis que aumenta a proteção aos cidadãos mais pequenos de todo o mundo.

Foi em 1954 que a Assembleia-Geral das Nações Unidas instituiu oficialmente o Dia da Criança e confiou à UNICEF a responsabilidade de o promover em todo o mundo, tendo como objectivo: divertir as crianças no quadro de manifestações e atividades organizadas em sua honra, para além de sensibilizar a opinião pública para as suas necessidades e direitos, não apenas das que nos são mais próximas mas de todas as crianças do mundo.

Em Portugal, o Dia da Criança comemora-se a 1 de junho. Contudo, a data varia de país para país.

 Os Direitos das Crianças (Vídeo)

 
Professora Guida Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário