quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Ontem foi Dia Mundial da Diabetes


Dia Mundial da Diabetes é celebrado, anualmente, a 14 de novembro. Foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem como objetivo alertar para o aumento de casos de diabetes em todo o mundo. O número de casos da diabetes tipo-1 em crianças e jovens duplicou nos últimos 10 anos (e continua a aumentar). A diabetes é considerada uma das epidemias do século XXI e é uma das patologias não transmissíveis mais frequente, que afeta atualmente 347 milhões de pessoas em todo o mundo.


 escolha do dia 14 de novembro para comemorar o Dia Mundial da Diabetes, é porque é o dia de aniversário de Frederick Banting, que criou a primeira ideia que levou à descoberta da insulina em 1922 (com Charles Best). A escolha do dia 14 de novembro para comemorar o Dia Mundial da Diabetes, é porque é o dia de aniversário de Frederick Banting, que criou a primeira ideia que levou à descoberta da insulina em 1922 (com Charles Best). Em 2007 a celebração do Dia Mundial da Diabetes tornou-se no dia oficial de saúde da ONU, após aprovação das Nações Unidas em dezembro de 2006.


O Dia Mundial da Diabetes é comemorado em todo o mundo em mais de 200 associações membros da International Diabetes Federation e em mais de 160 países. 

Professora Sandra Adrião


Sem comentários:

Enviar um comentário