domingo, 3 de fevereiro de 2013

Formação PORDATA em Castelo Branco



No passado dia 21 de janeiro os alunos do 2.º ano do Curso Profissional de Turismo deslocaram-se a Castelo Branco para participar numa sessão de formação sobre a plataforma PORDATA, um conjunto de bases de dados municipais, nacionais e europeus com informação estatística atualizada sobre os mais diversificados temas (população e demografia, dados económicos, educação, emigração, cultura, etc.) gerida e disponibilizada em linha pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. 

Trata-se de um recurso útil para os alunos, sobretudo os do Ensino Secundário, que aqui podem encontrar informação útil sobre os temas que estudam nas suas disciplinas e sobre os quais têm por vezes de fazer e apresentar trabalhos. O acesso a esta plataforma permite superar com facilidade dois dos problemas com que os alunos mais se deparam: a falta de bibliografia atualizada e a falta de fiabilidade de alguns dos sítios pesquisados na Internet. 

A sessão decorreu no Centro de Formação da Escola Secundária Nuno Álvares e foi dinamizada por um formador da própria PORDATA, que se deslocou ao nosso concelho no âmbito do protocolo que a RBE assinou com a Fundação Francisco Manuel dos Santos. A duração da sessão não permitiu percorrer exaustivamente as funcionalidades da plataforma, mas deixou aos alunos muitas pistas para o enriquecimento das suas pesquisas e deixou também portas abertas para novos encontros e novas aprendizagens.

Professor Rui Mateus

Sem comentários:

Enviar um comentário