quarta-feira, 19 de junho de 2013

Um Show com muita Física no Agrupamento de Escolas de Alcains


Inserido na Semana do Agrupamento, o grupo de Físico-Química trouxe até nós o Show da Física, dinamizado por dois investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Aveiro. Esta iniciativa foi dirigida principalmente a alunos do 9º ano do nosso agrupamento, de modo a estimular o seu interesse pelas ciências, embora tenham assistido algumas turmas do 8º ano da nossa escola de S. Vicente da Beira. O auditório, que esteve cheio durante o Show, foi palco de um espetáculo onde os fenómenos físicos foram apresentados de uma forma mais divertida e interativa com os espetadores. Durante o show, voluntários da plateia foram convidados a subir ao palco para medir a sua coragem, afinação de voz, fôlego, pontaria, etc, perante as leis da Física.

Tudo é elaborado de uma forma envolvente, seja como brincadeira ou com clima de suspense. Assim a curiosidade e a constante interrogação que isso gera são os principais aliados para fazer com que os presentes vivenciem a Física de maneira lúdica e divertida. Durante o Show foram explicados e demonstrados vários fenómenos físicos, entre eles Mecânica, Termodinâmica, Eletricidade, Magnetismo e Óptica, tendo sempre em mente aproximar a Física e a Ciência do quotidiano de quem assiste. O bom humor sempre presente foi essencial.

O grupo de Físico-Química considera que a iniciativa foi um sucesso e agradece à comissão da semana do agrupamento a disponibilidade financeira que permitiu presentear com este espetáculo os alunos e professores do agrupamento.





 
 
O grupo de Física e Química

Sem comentários:

Enviar um comentário