sexta-feira, 28 de outubro de 2011

VIII Seminário ESCXEL – Batalha

Decorreu nos dias 13 e 14 de outubro de 2011, o oitavo seminário da Rede ESCXEL, subordinado ao tema “Avaliação dos resultados escolares do Ensino Básico e Secundário”.
No dia treze, realizou-se uma reunião de trabalho do projeto ESCXEL, onde foram tratados os aspetos organizacionais da Rede de Escolas ESCXEL e apresentado o sistema GARE – Gestão de atividades e recursos educativos.  
No segundo dia de trabalhos, foram apresentadas duas conferências plenárias – uma pelo Professor Doutor Carlos Pinto Ferreira, que incidiu sobre os resultados das provas nacionais e qualidade das aprendizagens, e outra apresentada pelo Professor Doutor Rui Santos, sobre a evolução dos resultados das escolas da Rede ESCXEL – leitura e interpretação dos relatórios. Na primeira conferência, o Professor Doutor Carlos Pinto Ferreira (ex-diretor do GAVE) salientou a importância de se avaliar o sistema de ensino e avaliar conjuntamente os alunos. Assim, referiu a importância da avaliação externa e da certificação e qualidade dos itens, tendo ainda demonstrado a diferença entre o nosso sistema de avaliação e o efectuado pelo PISA. O professor Doutor Rui Santos informou sobre o trabalho que está a ser desenvolvido pelo CESNOVA, mostrando alguns estudos preliminares sobre a evolução dos resultados das provas de aferição, ao nível da rede, dos concelhos e de cada uma das escolas. Este trabalho permitirá às escolas da Rede Escxel conhecer a sua evolução/posição, relativamente à realidade nacional ou ao seu concelho.
Durante a tarde, realizaram-se sessões temáticas/debates sobre o trabalho desenvolvido nas escolas da rede, relativamente às provas de aferição,  aos exames nacionais e às estratégias utilizadas pelas escolas, em função dos resultados escolares. Durante estas sessões, os professores das escolas da rede trocaram experiências sobre o tratamento dado aos resultados das provas de avaliação externa e sobre o trabalho daí decorrente. A professora Anabela Grácio (Diretora do Agrupamento de Escolas de Constância) viria a referir, em síntese, que a maioria das escolas não define concretamente as sua metas e que a melhoria dos resultados deve envolver todos os agentes da comunidade educativa e não só os professores que lecionam as disciplinas sujeitas a exame nacional ou prova de aferição.
Mediador do Agrupamento: Sílvio Belo

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