quarta-feira, 13 de novembro de 2013

ESCRITORES LUSÓFONOS

A escritora do mês de Novembro:



                
Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu no Porto a 6 de novembro, no seio de uma família aristocrática. Viveu no Porto e na Praia da Granja, que a inspirou com o mar e os pinhais. Entre 1936 e 1939, frequentou, na Universidade de Lisboa, o curso de Filologia Clássica, que não chegou a concluir e, mais tarde, casou-se com o jornalista e político Francisco Sousa Tavares, tendo cinco filhos. Estes foram a sua motivação para a escrita de contos infantis. 

Criada na velha aristocracia portuguesa, educada nos valores tradicionais da moral cristã, dirigente de movimentos universitários católicos, participou ativamente na oposição ao Estado Novo e foi eleita, depois do 25 de Abril, deputada à Assembleia Constituinte. Autora de catorze livros de poesia, publicados entre 1944 e 1997, escreveu também contos, histórias para crianças, artigos, ensaios e teatro. Traduziu Eurípedes, Shakespeare, Claudel, Dante e, para o francês, alguns poetas portugueses. 

Recebeu, entre outros, o Prémio Camões 1999, o Prémio Poesia Max Jacob 2001 e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana 2002. Sophia de Mello Breyner Andresen faleceu a 2 de julho de 2004, em Lisboa. 


Se desejas conhecer a obra desta escritora, procura na BE as seguintes obras: A Menina do Mar, O Rapaz de Bronze, A Fada Oriana, A Floresta, O Cavaleiro da Dinamarca, A Árvore, A Noite de Natal, Histórias da Terra e do Mar e O Anjo de Timor.

Professora Margarida Ponciano

Sem comentários:

Enviar um comentário