terça-feira, 20 de maio de 2014

Notícias de Judo

Manas Milheiro brilham no Nacional de judo:
Mariana é vice-Campeã Nacional e Beatriz é medalha de bronze

O Campeonato Nacional de judo para o escalão juniores (sub 20) decorreu no passado sábado (1 de março)  no Pavilhão desportivo do Pinhal Novo. Mariana Milheiro sagrou-se vice-campeã nacional na categoria -70 kg onde venceu 3 combates sempre pela pontuação máxima, frente à adversária do Pragal, do Judo Clube de Coimbra e à sua irmã Beatriz. Frente à atleta da Sociedade Filarmónica União Agrícola e a defender o título do ano anterior, acabou por ceder na luta no solo pela pontuação máxima.

Por sua vez, Beatriz Milheiro também demonstrou estar em grande nível ao vencer 2 dos 4 combates disputados, arrebatando o 3º lugar da categoria. A jovem atleta, vice-campeã nacional de cadetes (sub 17) repetiu o resultado do ano 2013 no escalão superior.

Em evidência esteve também Inês Ascenção na categoria -52kg. Nos quartos-de-final cedeu frente à atleta da Académica de Coimbra, a qual a remeteu para as repescagens, vencendo a atleta da Charneca da Caparica. Na disputa para 3º lugar, a albicastrense não conseguiu vencer outra atleta da Académica de Coimbra, no entanto disputou um combate equilibrado, alcançando um honroso 5º lugar. Esta atleta também cadete, participou pela primeira vez neste escalão conseguindo igualar o resultado do Campeonato Nacional de cadetes realizado o mês passado.

A estas 3 atletas da Escola de Judo Ana Hormigo juntaram-se ainda Ihor Kucherha (1 vitória) e David Santarém ambos na categoria -55 kg; Wilson Ferrero, João Serrasqueiro e Luís Marques na categoria -60 kg, Sílvio Monteiro e Vítor Geirinhas  na categoria -66 kg e Diana Vinheiras  na categoria -48 kg. Esta foi a maior comitiva em representação da Escola de judo albicastrense num campeonato nacional, sendo a maioria destes atletas ainda do escalão inferior demonstrando assim um bom arranque para outras provas nacionais e internacionais.




4 judocas na Taça da Europa de juniores (sub21)

Inês Ascenção em 9º lugar, Mariana Milheiro vence atleta do Canadá

Nos dias 15 e 16 de Março, 4 atletas da Escola de judo Ana Hormigo participaram na Taça da Europa de Coimbra, 1ª prova do circuito internacional de juniores 2014.

No primeiro dia de prova entraram em ação o judoca alcainense João Serrasqueiro (-60kg), o judoca fundanense Sílvio Monteiro (-66kg) e a judoca albicastrense Inês Ascenção (-52kg). João Serrasqueiro não conseguiu ultrapassar na primeira ronda o atleta do Azerbaijão e Sílvio Monteiro, isento na primeira ronda, acabou por ceder frente ao adversário da Holanda. Inês Ascenção, ainda do escalão sub 17,  ficou isenta na primeira ronda e na segunda ronda defrontou uma atleta da Áustria. Apesar de marcar logo uma vantagem, Inês acabou por ceder na luta no solo, tendo sido remetida para as repescagens. Nessa fase não conseguiu vencer a adversária da Grã- Bretanha, classificando-se num honroso 9º lugar.

No segundo dia de prova, Mariana Milheiro (-70kg) brilhou ao vencer o primeiro combate por ippon frente à representante do Canadá. No segundo combate, frente a uma adversária espanhola, Mariana acabou também por ceder no solo, ficando afastada da competição.
Esta prova decorreu no pavilhão multiusos Dr. Mário Mexia e contou com a participação de 353 atletas de 19 países.

  Treino mensal de Março reúne 60 judocas


O treino mensal de Março, organizado pela Escola de Judo Ana Hormigo, decorreu no passado dia 22 de março no Forum Castelo Branco.Esta atividade mensal contou com a participação de 60 atletas a partir dos 6 anos de todos os núcleos de judo da olímpica Ana Hormigo. De Castelo Branco participaram para além dos judocas do núcleo do Forum, os pequenos judocas do Jardim-Escola João de Deus. Do Agrupamento de Escola José Sanches de Alcains participaram os habituais judocas do núcleo alcainense e ainda o recente núcleo criado em São Vicente da Beira. De Vila Velha de Ródão participaram também judocas do Agrupamento de escolas de Vila Velha de Ródão, o qual está em funcionamento desde o início de janeiro.

O treino mensal foi dividido em 3 sessões por idades: Turma 1 das 9:00h às 10:30h (Formação e Competição); Turma 2 das 10:30 às 11:30h (Formação e Iniciação) e Turma 3 (Iniciação). Todos os participantes puderam conviver e treinar com companheiros de outros núcleos, aproveitando para aperfeiçoar algumas técnicas específicas. Neste encontro contámos ainda com a participação dos atletas do Sporting Clube do Sabugal que aproveitaram para treinar na turma de competição.





Escola de Judo Ana Hormigo na 1ª Etapa 
da Liga Luso Galega pelo 2º ano consecutivo

Pelo segundo ano consecutivo a Escola de Judo Ana Hormigo está a participar na Liga Internacional de clubes Luso-Galega. A primeira jornada decorreu no dia 22 de março no Pavilhão desportivo de Valença no Minho. A equipa foi composta pelo judoca alcainense João Serrasqueiro (-66 kg), pelo albicastrense Ricardo Louro (+81kg) e pelo atleta nabantino Francisco Mourão (-73kg) do clube convidado Operários Cem-Soldos de Tomar.   

Apesar do clube se apresentar com ausência de um elemento nos -81 kg, os 3 judocas tiveram um desempenho excelente ao vencer 3 dos 6 encontros. Venceram  frente aos clubes Juvalença, Sport Clube Vianense e Associação Académica da Universidade de Aveiro tendo sofrido derrota frente à Escola de Judo de Pombal, ao Judo Clube Shiai (Espanha) e ao Judo Clube de Barcelos. 

Esta competição com 16 equipas masculinas é organizada pelo Judo Clube de Barcelos, Judo Clube Valença e Clube de Judo do Porto. Dia 19 de Abril irá ser realizada em Coimbra a 2ª jornada masculina e a 1ª jornada feminina, onde este ano a Escola de Judo Ana Hormigo fará a sua estreia com uma equipa feminina.


 Proença-a-Nova acolhe 8 dezenas de judocas no Estágio da Páscoa 2014

Entre os dias 7 e 10 de Abril, Proença-a-Nova foi o local selecionado para a realização do Estágio de Judo da Páscoa 2014 organizado pela Escola de Judo Ana Hormigo. Oito dezenas de judocas a partir dos 10 anos de idade aproveitaram as férias escolares para passar 4 dias dedicados à modalidade com o intuito de melhorar a componente física, promover o hábito desportivo, fomentar o convívio entre clubes e criar um bom espírito de grupo.

O Hotel das Amoras foi novamente a preferência do clube da olímpica Ana Hormigo, a qual salientou a qualidade das infra-estruturas e a hospitalidade oferecida ao judo. Esta  unidade hoteleira do Pinhal Interior Sul disponibilizou, tal como no Estágio de Natal, as suas instalações  para o alojamento e para o local de treino.

Para além dos judocas da Associação Escola de Judo Ana Hormigo pertencentes aos núcleos de Castelo Branco, Alcains e Jardim Escola João de Deus de Castelo Branco, participaram também judocas da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa), do Colégio Champanhat (Lisboa), da Sociedade Santa Irience (Santa Iria da Azóia), do Colégio Bom Sucesso (Lisboa), do Externato Infante D. Pedro (Lisboa) e do Sport Clube Operários Cem Soldos (Tomar).

Este estágio teve o objetivo não só de preparar as competições nacionais e internacionais dos atletas cadetes(sub17), juniores (sub 21) e seniores, como também de ensinar novas técnicas em pé e no solo aos atletas mais novos (Infantis, Iniciados e Juvenis). Os treinos foram orientados pelos treinadores anfitriões Ana Hormigo e Abel Louro, e pelos treinadores da Universidade Lusófona António Morais, Mário Rosa, Hugo Silva e Pedro Pratas que em conjunto deram o seu contributo técnico e desportivo aos jovens atletas.

Durante o estágio, os participantes puderam ainda disfrutar da piscina, de uma caça ao tesouro, de passeios pela vila, e ainda de uma visita ao Centro de Ciência Viva.





Judocas albicastrenses na Taça da Europa


Beatriz chamada à seleção nacional para estágio Internacional

Duas judocas albicastrenses participaram no dias 12 e 13 de abril na Taça da Europa de Judo para o escalão cadetes (sub 17) que se realizou em Coimbra no Pavilhão Multiusos Mário Mexia. Esta Taça da Europa já realizada à vários anos em Portugal  teve um novo record de participação, contando com 21 nações e 415 atletas.

Do distrito de Castelo Branco apenas participaram 2 atletas albicastrenses, Inês Ascenção e Beatriz Milheiro do emblema da Escola de Judo Ana Hormigo.

No primeiro dia, Inês Ascenção abriu a prova frente à atleta da Grã-Bretanha na categoria -52 kg. A judoca ainda conseguiu realizar bons ataques, no entanto não conseguiu ultrapassar a adversária para a fase seguinte. A albicastrense, 5ª classificada no Campeonato Nacional 2014, competiu na categoria feminina mais disputada com 30 atletas em prova.

No dia seguinte foi a vez de Beatriz Milheiro, vice-campeã nacional na categoria -70 kg e uma das apostas do selecionador nacional do escalão. Beatriz ficou isenta na primeira ronda e na 2ª ronda enfrentou a adversária de Itália. Apesar de entrar determinada no combate, Beatriz foi traída por um movimento que a remeteu para as repescagens. Nessa fase, a sorte não lhe sorriu frente à adversária da Alemanha que levou a vitória na luta no solo.

Em representação da seleção nacional, Beatriz Milheiro permanecerá na cidade dos estudantes até dia 16 de abril para o estágio internacional a realizar com as diversas equipas estrangeiras que participaram nesta Taça da Europa.


Escola de Judo Ana Hormigo  estreia-se
com 2 equipas na Liga Luso Galega

A 2ª Jornada da Liga Internacional de Clubes Luso Galega de Judo realizou-se no passado sábado dia 19 de abril no Pavilhão Multiusos Mário Mexia em Coimbra. A Escola de Judo Ana Hormigo viajou à cidade estudantina com a sua equipa masculina classificada em 8ª posição da geral e com a estreante equipa feminina.

A equipa masculina constituída por Sílvio Monteiro e João Serrasqueiro nos -66kg, Francisco Mourão nos -73 kg, Abel Louro nos -81 kg e Ricardo Louro +81 kg, obteve uma excelente prestação nesta segunda etapa ao vencer 3 dos 5 encontros disputados. A equipa albicastrense venceu as equipas do Clube de Judo do Porto, Sport Club Beira Mar e Judo Club Terras de Santiago (Espanha), cedendo nos encontros frente à Universidade Lusófona e Judo Clube de Coimbra.

A equipa feminina constituída por Inês Ascenção (-52kg), Sandra Borges (-57kg), Carla Vaz (-63kg) e Mariana Milheiro (+63 kg) venceu 2 dos 5 encontros realizados. Alcançaram a vitória frente aos clubes Juvalença e Judo Club Terras de Santiago, tendo cedido frente ao Judo Club de Coimbra, Académica de Coimbra e Salesianos de Lisboa.

Esta 3ª edição da Liga Internacional Luso Galega conta com 16 equipas masculinas e 6 femininas, sendo a Final-Four disputada no dia 7 de Junho 2014.



Equipa Sub18 da Escola de Judo Ana Hormigo compete em Cáceres
e treina com campeã olímpica

No mesmo fim-de-semana, a equipa cadete (Sub 18) da Escola de Judo Ana Hormigo viajou até Espanha para participar na II Taça de Espanha Júnior - Cidade de Cáceres. Esta competição destinada a judocas sub 20 foi organizada pela Federação de Judo da Região da Extremadura e contou com a presença de todas as comunidades autonómicas espanholas e ainda com os países convidados: Portugal, França e Reino Unido.

Beatriz Milheiro na categoria -70 kg alcançou o 3º lugar depois de ter estado a semana anterior a estagiar com a seleção nacional. Ihor Kucherha e Wilson Ferrero nos -60 kg, e Vitor Geirinhas e Marco Lobo nos -66kg completaram a equipa da Escola de Judo Ana Hormigo. Os judocas ainda do escalão inferior cederam nas eliminatórias, no entanto mostraram grande determinação e empenho em toda a prova.

No final da competição estes atletas permaneceram para um treino em conjunto organizado também pela Federação Autonómica de Judo da Extremadura orientado pelos treinadores dessa Federação, um deles a cubana Legna Verdecia, Campeã Olímpica em Sydney.





Escola de Judo Ana Hormigo despede-se do
Forum Castelo Branco com treino mensal

Nova sala no Complexo de Piscinas da ALBIGEC

Dia 27 de Abril a Escola de Judo Ana Hormigo organizou o treino mensal de  Abril no Forum Castelo Branco, onde participaram cerca de 50 judocas dos núcleos de Castelo Branco, Jardim-Escola João de Deus,  Agrupamento de Escolas de Alcains e São Vicente da Beira e ainda do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão.

Os atletas a partir do 5ºano realizaram um treino de 1:30h, enquanto que os atletas mais novos do 1º ciclo treinaram durante 1 hora, ambos sob orientação da ex-atleta olímpica Ana Hormigo. O grupo dos mais jovens visitaram ainda a Livraria Bertrand, a qual disponibilizou uma atividade nas suas instalações, oferecendo no final um brinde e um diploma.

Esta foi a última atividade na loja “O teu Espaço” no Forum Castelo Branco, onde a Escola de Judo Ana Hormigo funcionava desde Setembro anterior em parceria com a Associação ADIANTE e a Associação de Paintball de Castelo Branco - Relâmpagos. “Neste estabelecimento comercial conseguimos estrategicamente promover  e dar a conhecer a nossa modalidade e o nosso projeto, e criar parcerias que queremos manter quer com as associações parceiras quer com algumas lojas comerciais”, refere  a mentora da Escola, Ana Hormigo.

 A partir de 2ª Feira dia 28 de abril os 85 atletas do núcleo de Castelo Branco já irão estrear a nova sala no Complexo de Piscinas de Castelo Branco, no parque Urbano da cidade, de 2ª a 6ª feira nos horários habituais (17:30h-21:30h).



Judocas da Escola de Judo Ana Hormigo em Coruche

Dezanove judocas da Escola de Judo Ana Hormigo com idades compreendidas entre os 6 e os 13 anos, participaram no Torneio Especial Jovem em Coruche, organizado pela Associação Distrital de Judo de Santarém (ADJS).

A convite da ADJS, os judocas da Escola de Judo Ana Hormigo juntaram-se  aos cerca de 200 participantes de diversos clubes do distrito de Santarém, sendo dispostos em grupos de 4 a 5 atletas divididos por pesos e idades. Tendo em conta o escalão etário, o objetivo principal deste torneio foi a participação divertida e o conhecimento das regras de um combate de judo.

A equipa da Escola de Judo Ana Hormigo foi constituída por Ana Catarina Moura,  Carlos Gregório, Leandro Martins, Manuel Salvado, Maria Ines Rosário, David Diogo,  Joana Carvalhinho, Diogo Crespo (núcleo CB); Luana Ventura, Mafalda Lucas, André Lucas (núcleo Joao de Deus); Afonso Prata, Alexandre Boyko, Leandro Serra, Martim Serra, Pedro Alves, Elias Alves (núcleo Alcains); Francisco Duarte e Filipe Pedro (Núcleo São V. Beira). Todos alcançaram o pódio e lhes foi atribuído um diploma. Ana Hormigo, Abel Louro, Ricardo Louro e Luís Marques foram os treinadores responsáveis nesta atividade.


Judocas em Curso de Arbitragem

Cinco atletas da Escola de Judo Ana Hormigo (EJAH), com idades compreendidas entre os 16 e os 19 anos, estiveram em formação em Santarém no Curso Associativo de Arbitragem 2014 organizado pela Associação Distrital de Judo de Santarém nos dias 3 e 4 de Maio.

Os formandos Inês Ascenção, Luís Filipe Marques, Vitor Geirinhas, Horácio Carvalhinho e Wilson Ferrero cumpriram as componentes teórica e prática durante 2 dias, realizando a avaliação teórica no 2º dia. A avaliação prática está agendada para dia 10 de maio no Torneio Especial Jovem Ferreira do Zêzere. O clube EJAH está assim determinado em apostar na formação dos seus associados de forma a expandir a sua atuação e as suas valências.

Judocas da Escola de Judo Ana Hormigo
participam em Estudo de Doutoramento

Os judocas da Escola de Judo Ana Hormigo foram convidados a participar num estudo do professor brasileiro Bruno Giudicelli,  estudante do doutoramento em Ciências dos Desporto da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra e Professor na Universidade Federal de Alagoas no Brasil.

O objetivo do estudo passa por avaliar os atletas masculinos de judo com idades entre 11 e 14 anos antropologicamente, fisicamente e motivacionalmente, visando identificar as relações existentes entre maturação biológica, desempenho físico e desportivo e ainda clima motivacional.

Os participantes realizaram as referidas avaliações no dia 3 de maio no Pavilhão Desportivo do Agrupamento de Escolas José Sanches em Alcains. 






Judocas de Castelo Branco, Alcains e São Vicente da Beira
brilham em Ferreira do Zêzere

No passado dia 10 de Maio, 22 judocas da Escola de Judo Ana Hormigo, com idades compreendidas entre os 6 e 14 anos, participaram no Torneio Especial Jovem de Ferreira do Zêzere organizado pela Associação Distrital de Judo de Santarém.

Para os judocas mais jovens a prova decorreu em sistema de convívio em que todos realizaram 3 a 4 encontros com atletas de diversos clubes. Os atletas juvenis (13 e 14 anos) realizaram encontros com o objetivo de preparar o Campeonato Zonal a realizar no final deste mês e o respetivo apuramento para o Campeonato nacional a realizar em Junho.

A Escola de Judo Ana Hormigo foi representada por atletas dos núcleos de Castelo Branco (CB), Alcains (A) e São Vicente da Beira (SVB). Oito atletas subiram ao 1º lugar: André Gonçalves, Bruno Gonçalves, Carlos Gregório, João Pedro Alves, Joana Carvalhinho e Maria Inês Rosário (CB);  Ângela Carriço (A) e Paulo Serra (SVB). Quatro atletas conquistaram o 2º lugar: Manuel Salvado e Leandro Martins (CB); Bárbara Carriço e Afonso Prata (A). Em 3º lugar ficaram Ana Catarina Moura, Sérgio Ferreira, David Diogo, Miguel Gama e Diogo Crespo (CB), Pedro Alves e Rui Anjos (A); João Miguel Moreira, Francisco Duarte e Filipe Pedro (SVB).



Curso de Arbitragem de Judo

No Torneio Especial Jovem Ferreira do Zêzere realizou-se também a avaliação prática do Curso de Arbitragem 2014 organizado pela Associação Distrital de Santarém. Neste torneio os candidatos a árbitros Inês Ascenção, Luis Filipe Marques, Vitor Geirinhas, Horácio Carvalhinho e Wilson Ferrero, todos atletas da Escola de Judo Ana Hormigo, realizaram a sua avaliação prática com os restantes candidatos.
No final da avaliação receberam todos nota positiva ficando assim desde esse mesmo dia como os mais recentes árbitros do nosso distrito, enriquecendo mais ainda a modalidade e despertando nestes jovens outras valências do Judo.

Abel Louro é Vice-Campeão Nacional de Veteranos 2014

Abel Louro, a representar a Escola de Judo Ana Hormigo, participou no Campeonato Nacional de Veteranos que decorreu no passado dia 17 de maio no Pavilhão dos Desportos da Anadia 2014.

O judoca albicastrense a competir na categoria -81 kg M2 (35 aos 39 anos), realizou 3 combates no seu grupo, no qual venceu 2 pela pontuação máxima (ippon) e cedeu 1 no ponto de ouro com o atleta do Judo Clube do Algarve. Na meia final tornou a vencer por ippon o adversário do Judo Clube de Coimbra que lhe garantiu o acesso à final. No último combate acabou por ceder novamente para o atleta do Algarve, garantindo o 2º lugar. Esta medalha de prata vem juntar ao seu palmarés dos anos anteriores onde  alcançou 3 títulos nacionais e uma medalha de bronze, nessas edições na categoria -90 kg M1. 


Torneio FPJ “Mestre Costa Matos”
Louro na final e Serrasqueiro em 9º lugar

No dia seguinte, 18 de maio, Ricardo Louro e Joao Serrasqueiro, judocas da Escola de Judo Ana Hormigo, foram os únicos atletas do Distrito de Castelo Branco a participar no Torneio Mestre Costa Matos realizado também no Pavilhão dos Desporto da Anadia.

Ricardo Louro alcançou a final na categoria +90 kg, tendo vencido 2 combates na sua poule pela pontuação máxima ippon sobre o atleta da Universidade Lusófona e ainda contra um adversário da Sociedade Filarmónica União Agrícola. Na meia final venceu por ippon o atleta da Universidade de Aveiro. Na final  No acabou por perder frente ao adversário do Judo Clube de Lisboa tendo a arbitragem ficado aquém das expetativas. O albicastrense terminou com uma desclassificação por ter questionado o árbitro o que veio comprometer a sua pontuação no ranking nacional.

O alcainense João Serrasqueiro realizou 2 bons combates na categoria -60 kg  frente aos adversários do Lisboa Ginásio Clube e do Judo Clube da Marinha Grande, no entanto não conseguiu supera-los. O judoca de Alcains terminou assim a prova em 9º lugar, numa categoria bastante disputada.
  




 Escola Ana Hormigo

Sem comentários:

Enviar um comentário