terça-feira, 8 de julho de 2014

Manuais adotados para o ano letivo 2014/15.


      1º Ciclo (Alcains)

      S. Vicente da Beira

      Alcains

"Ciência Divertida"


As crianças do Jardim de Infância de Alcains tiveram oportunidade de observar e experimentar a magia da ciência, com a boa vontade do professor Sílvio Belo que simpaticamente se disponibilizou para tal. A relação Escola/Família sai mais enriquecida quando todos contribuímos para alargar os horizontes das crianças.





As Educadoras de Infância 

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Notícias de Judo

Escola de Judo Ana Hormigo apura 7 judocas 
para o Campeonato Nacional Sub 15 (juvenis)
O Campeonato Zonal 2014 da zona Centro Sul (Distritos de Castelo Branco, Portalegre e Évora) destinado a judocas juvenis (sub15) decorreu no passado sábado em Castelo Branco. A Escola de Judo Ana Hormigo apurou diretamente 7 judocas para o Campeonato Nacional do escalão que se irá realizar já no dia 15 de junho em Almada.
Foram campeões zonais: Hermenegildo Gomes (-42 kg); Rodrigo Carita (-46kg); André Gonçalves (-55kg); Bruno Pires (-73kg); Rui Tavares (+81kg); Tatiana Botelho (-48kg) e Ana Moura (-57kg). Ficam a aguardar vaga David Diogo Lopes (-46kg); Leandro Martins (-60kg); Nuno Carvalhinho e Ismael Chambino (-66kg). É de salientar que este ano os juvenis masculinos com 13 anos de idade já poderão participar na competição.



Dia 8 de junho há festa do judo no centro da cidade
É já no próximo fim-de-semana que se irá realizar a 6ª Edição do Torneio e Convívio de Judo “Final de Aulas” organizado pela Escola de Judo Ana Hormigo. Este ano a festa do Judo decorre na Pista de Patinagem, junto ao Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco, no Campo dos Mártires da Pátria (Devesa) em Castelo Branco.

Da parte da manhã irá decorrer o Torneio para os judocas nascidos de 2002 a 2007, e da parte da manhã o Convívio para os judoquinhas de 2008, 2009 e 2010. Este ano a Escola da olímpica Ana Hormigo conta com a colaboração da Associação de Paintball de Castelo Branco – Relâmpagos para a animação do espaço envolvente.

-55kg
1º lugar - André Gonçalves

-60kg
3º lugar - Leandro Martins

-66kg
3º lugar - Nuno Carvalhinho
4º lugar - Ismael Chambino

-73 kg
1º Lugar- Bruno Pires

Diretamente apurados:

-48 kg - Tatiana Botelho
-57 kg - Ana Catarina Moura
-46 kg - Rodrigo Carita
+81 Kg - Rui Tavares

Ficam diretamente apurados os campeões zonais, os restantes aguardam como suplentes.

7 atletas da Escola de Judo Ana Hormigo fazem estreia 
no Campeonato Nacional de Judo Juvenis (Sub 15)

Hermenegildo em 7º lugar e Rodrigo Carita em 9º lugar 
No passado fim-de-semana, dia 15 de Junho, decorreu o Campeonato Nacional de Juvenis (sub15) no Complexo Municipal de Desportos “Cidade de Almada” com uma  participação record de cerca 300 atletas inscritos. A Escola de Judo Ana Hormigo apresentou-se com uma equipa de 7 atletas distribuídos por diversas categorias de peso que se estrearam na competição nacional.

O peso mais leve, Hermenegildo Gomes na categoria -42kg competiu com grande determinação, classificando-se num honroso 7º lugar, numa categoria  com 23 atletas. O atleta de Alcains ficou isento na 1ª ronda e venceu pela pontuação máxima na 2ª, chegando aos quartos de final. Aí disputou com igualdade o combate, no entanto acabou por ceder  já no final com o atleta que viria a ser vice campeão nacional. Nas repescagens venceu o primeiro encontro e cedeu o segundo, atingindo assim 2 vitórias em 4 combates disputados.
Rodrigo Carita, na categoria -46 kg cedeu no primeiro combate frente ao atleta que também viria a ser vice campeão nacional e foi remetido para as repescagens. Aí venceu o primeiro encontro e cedeu o combate seguinte, classificando-se num meritoso 9º lugar.

André Gonçalves, campeão zonal -55kg, teve de competir na categoria -60kg por escassas gramas a cima, mesmo assim teve uma prestação bastante positiva numa categoria com 24 atletas. Venceu o 1º combate pela pontuação máxima e no segundo cedeu não sendo posteriormente repescado.

Tatiana Botelho (-44kg), Ana Catarina Moura (-57 kg) e Nuno Carvalhinho (-66kg) realizaram 2 combates mas não conseguiram passar à fase seguinte.  Bruno Pires realizou apenas um combate na categoria -66 kg, cedendo no final do combate quando vencia por wazari (pontuação quase máxima).

Abel Louro e Ana Hormigo destacam a determinação dos judocas que competiram na prova rainha deste escalão. “Este foi o primeiro desafio nacional e sabíamos que teriam de enfrentar não só a competitividade mas essencialmente a ansiedade e o nervosismo. A esse nível foram uns campeões, combateram para ganhar independentemente do resultado e demonstraram um grande espírito de equipa e de camaradagem. Vamos continuar a trabalhar.” Refere Ana Hormigo.

No dia anterior, 14 de junho, a equipa da Escola de Judo Ana Hormigo (EJAH) competiu no Campeonato Nacional de Equipas Seniores. A equipa constituída por Luís Filipe Marques (-60kg), João Serrasqueiro (-66kg), Sílvio Monteiro (-73kg), Abel Louro (-81 kg) e Ricardo Louro (+81 kg) defrontou no 1º encontro a equipa lisboeta Universidade Lusófona, vice-campeões nacionais em 2013 e 2014.  A equipa EJAH passou para a repescagem frente ao Judo Clube de Lisboa que também arrecadou a vitória. Apesar de não conseguirem melhorar o 7º lugar de 2013, a equipa foi a única representante do Distrito de Castelo Branco numa competição com 6 equipas de Lisboa, 2 de Coimbra, 1 de Almada e 1 de Aveiro.




Ricardo Louro vence 30ª Taça Cidade de Castelo Branco

O judoca Ricardo Louro da Escola de Judo Ana Hormigo venceu no passado sábado dia 21 de junho a 30ª edição da Taça de Castelo Branco – Memorial João Romão na categoria -100 kg. O judoca Ricardo salvou a honra ao ser o único do distrito de Castelo Branco a vencer numa das 7 categorias masculinas. Louro esteve imparável ao vencer todos os combates pela pontuação máxima. Sílvio Monteiro do mesmo clube subiu também ao pódio em 3º lugar na categoria -66 kg, tendo passado na poule com 1 vitória e 1 derrota e cedido na meia-final.

Da Escola de Judo Ana Hormigo participaram ainda Luís Marques e João Serrasqueiro na categoria -60 kg, Hudson Rocha na categoria -81 kg e ainda Nuno Belo na categoria -100kg. Mariana Milheiro não participou por ter sido a única no seu peso a inscrever-se numa prova organizada pela Associação Distrital de Judo de Castelo Branco.




Juvenis e Cadetes arrecadam 7 medalhas nos Opens de Coimbra
No dia 22 de junho foi dia de Open de Juvenis (sub 15) e Open de Cadetes (sub 18), integrados na 3ª Taça António Lopes Aleixo. Em homenagem ao ex-presidente da Federação Portuguesa de Judo, esta competição contou com 2 centenas de participantes de todo o país.
O juvenil André Gonçalves esteve em destaque ao conquistar a taça de ouro na categoria -55kg. André esteve imbatível vencendo 4 combates derrotando todos os adversários pela pontuação máxima. Bruno Pires conquistou a medalha de prata na categoria -66kg, tendo cedido apenas com um dos seus 4 adversários. Rodrigo Carita e Leandro Martins estiveram também em evidência nos -42 kg e -55kg respetivamente, ao classificarem-se em 3º lugar. Classificou-se num honroso 7º lugar, com uma vitória, o atleta David Lopes nos -38kg. Participaram ainda os juvenis Ana Catarina Moura (57kg), Nuno Carvalhinho (-60kg) e Hermenegildo Gomes (-42kg), que não conseguiram qualquer classificação.

No Open de Cadetes, Inês Ascenção brilhou na categoria -57 kg ao conquistar a medalha de prata. A judoca apenas cedeu para a campeã nacional da sua categoria de peso e atleta selecionada para o Campeonato da Europa de cadetes. Cadetes:
2° lugar - Inês Ascenção - 57 kg
3° lugar - David Santarém - 54 kg
3° lugar - João Madeira + 81 kg
5° lugar - Vitor Geirinhas - 66 kg
7° lugar - Ihor Kucherha - 60 Kg

Não classificados:
Marco Lobo - 60 Kg
Wilson Ferrero -60 kg
Horácio Carvalhinho - 66kg
David Santarém (-55 kg) e João Madeira (+81 kg) conquistaram a medalha de bronze nas respetivas categorias. Salienta-se ainda o facto de Madeira ser ainda cinturão branco e ter pouco tempo de prática de judo. Vitor Geirinhas nos -66 kg iniciou da melhor forma a competição ao atingir a meia-final. Aí cedeu e foi remetido para a repescagem. Numa decisão controversa, o judoca de Alcains acabou por perder a medalha, classificando-se em 5º lugar. Em 7º lugar ficou ainda Ihor Kucherha na categoria -60kg. Participaram ainda os cadetes Wilson Ferrero e Marco Lobo na categoria -60 kg e Horácio Carvalhinho  na categoria -66kg.






Medalha de bronze para Inês Ascenção  no Internacional de Judo
David e Ihor em 7º, Vitor em 9º lugar 
A Escola de Judo Ana Hormigo participou com 8 atletas no II Torneio Internacional Open Cadetes ADJS no passado dia 9 de junho no Palácio dos Desportos em Torres Novas.
Inês Ascenção, na categoria -57 kg, alcançou brilhantemente a medalha de bronze ao vencer no seu grupo dois combates pela pontuação máxima e ceder um pela vantagem mínima de 1 castigo. Saindo em 2º lugar do grupo defrontou na meia-final a atleta de Tomar, vencedora do grupo 2. Num combate muito disputado, onde Inês procurou sempre a vantagem, a Albicastrense acabou por ceder pela vantagem de wazari (pontuação quase máxima) alcançando assim o 3º lugar.

David Santarém e Ihor Kucherha, nas categorias -55 kg e -60 kg respetivamente, conseguiram atingir os quartos de final, ficando isentos na 1ª e vencendo a 2ª ronda. No acesso à meia-final, Ihor esteve ainda em vantagem quase máxima (wazari) no entanto cedeu para as repescagens, assim como David Santarém. Nas repescagens Ihor Kucherha venceu uma fase, mas cedeu nesse combate que dava acesso ao bronze. Santarém também passou a primeira fase mas acabou por não passar para a disputa de 3º lugar.

Vitor Geirinhas nos -66 kg iniciou a prova da melhor forma com 2 vitórias nas eliminatórias. No acesso à meia de final com um atleta Francês, Vitor entrou logo em desvantagem, mas recuperou pontuando também por wazari. No final Vitor foi remetido para as repescagens por uma decisão polémica da arbitragem onde também cedeu não conseguindo manter-se em prova classificando-se em 9º lugar. Relembre-se que no ano anterior Vitor arrecadou a medalha de ouro nesta competição.

Ainda na categoria -66 kg participaram Wilson Ferrero e Marco Lobo ambos com uma derrota, e Horácio Carvalhinho com duas derrotas, não tendo conseguido qualquer classificação numa categoria que teve a maior participação com 32 inscritos. Nos +90 kg participou ainda o novato João Madeira que disputou 2 combates no seu grupo, tendo saído vencido dos mesmos.

Esta segunda edição do Torneio Internacional, organizado pela Associação Distrital de Santarém, contou com cerca de 200 participantes de Portugal, Espanha e França. Inês Ascenção e Horácio Carvalhinho ficam até dia 2 de Julho no Estágio Internacional de competição para estagiar e treinar com os atletas estrangeiros que permanecem até final da semana em terras lusas.


VII Torneio de Equipas Ana Hormigo 
recebe campeã olímpica
Realizou-se no passado sábado dia 5 de julho o VII Torneio de Equipas Ana Hormigo - Tori Sport, no Pavilhão Desportivo do Agrupamento de Escolas de Alcains e São Vicente da Beira. Esta 7ª edição para judocas sub 18 foi a mais participada de sempre onde várias equipas nacionais e uma de Espanha lutaram pelo lugar mais alto do pódio. No total estiveram em prova 8 equipas compostas por cerca meia centena de atletas que se defrontaram em duas poules (grupos) de enorme qualidade, estando integrados nas equipas vários campeões nacionais individuais de Portugal e de Espanha.

Para além das equipas da casa, Escola de Judo Ana Hormigo 1 (constituída por David Santarém, Ihor Kucherha, Vitor Geirinhas, Horácio Carvalhinho e João Madeira) e Escola de Judo Ana Hormigo 2 (constituída por Marco Lobo, Wilson Ferrero, Bruno Pires e Nuno Belo), participaram  as equipas da Universidade Lusófona de Lisboa (ULHT) 1 e 2,  Sport Clube Operário Cem Soldos, Clube de Judo Miranda do Corvo, Judo Clube de Lisboa (JCL) e
Federacion Extremeña de Judo. Das equipas participantes o destaque vai para a equipa da Federacion Extremeña de Judo  que este ano nos visitou pela primeira vez após o nosso clube ter participado numa competição e estágio em Cáceres no mês de abril.

Durante toda a manhã realizou-se a fase de poules de onde saíram para as meias finais as equipas Escola de Judo Ana Hormigo 1, Federacion Extremeña de Judo,  Judo Clube de Lisboa e Universidade Lusófona de Lisboa 1. A equipa da casa, com 2 vitórias contra 3 vitórias do JCL não conseguiu passar à final  classificando-se num meritoso 3° lugar juntamente com a equipa ULHT 1. Na final, a Federacion Extremeña de Judo levou o troféu de ouro frente ao JCL.

Na cerimónia de entrega de prémios estiveram presentes a Presidente da Junta de Freguesia de Alcains, Cristina Granada, a campeã olímpica de Judo e atual treinadora da Federacion Exremeña, Legna Verdeccia e ainda Luís Bettercourt, patrocinador do evento e gerente da Tori Sport. Este evento teve ainda o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco, Padaria do Salgueiro, Sabores do Palanque e Casa do Benfica de Alcains.





Ana Hormigo

terça-feira, 1 de julho de 2014

"Crise às Negas" 2014


41 alunos do 3º e 4º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas José Sanches e S. Vicente da Beira, acompanhados por seis professores e quatro Assistentes Operacionais, participaram no projeto "Crise às Negas" que decorreu nos dias 24, 25 e 26 de junho em Soalheiras/Rosmaninhal.


Professor António Beirão

Newsletters do projeto Comenius "Youth without borders"

«Dear “Youth without Border” family,

I send you NEWSLETTER 2. 
It is a big document with a lot of impressions from students and pictures.
I wish you a lot of pleasure reading everything!!
Further I wish you all , if not already started, very nice, relaxing, sunny, joyfull, ……. Summerholidays!!!
Warm greetings from Holland!

Henry»
Newsletter 2

Newsletter 1


(para ver os documentos integralmente, clique sobre as imagens e o texto)

Professores César Louro e José Duarte

Eco-Código 2014


TEMA: RESÍDUOS
1-    ”Lixo no chão, é má educação”.
2-    ”Põe o papel no papelão e o vidro no vidrão”.
3-    “Pilhas no pilhão, pegadas no chão”.

TEMA: ÁGUA
4-    ”Se queres regar, fá-lo ao madrugar”.
5-    “Água não vou poluir, para bem me sentir”.
6-    “Fecha a torneira, não faças asneira”. 

TEMA: ENERGIA
7-    “Utiliza energia solar, é o que está a dar”.
8-    “Para menos poluir, menos energia vou consumir”.
9-    “Se queres poupar, com o stand-by vais acabar”.

TEMA: HORTA BIOLÓGICA
 10- “Legumes de qualidade, só na minha herdade”.
 11- “Para teres uma alimentação equilibrada, não deixes a horta parada”.
 12- “Deixa o carro na garagem e vai fazer compostagem”.


Professoras Isabel Vieira e Lisete Sousa

Dia Mundial da Criança

Explorando a unidade temática dos animais, foram várias as atividades que realizámos e algumas de observação; dos seus habitats, locomoção, alimentação etc. Assim no dia especial das crianças, desfrutámos também de um dia muito alegre, descontraído e de aprendizagem, no contacto com animais da quinta, e não só, tivemos o privilégio de conhecer de perto, alguns animais exóticos, como o lagarto australiano, na quinta do Rowan. 

Para um dia com tantas surpresas, tivemos ainda um presente muito divertido, uma viseira/pala, cada menino seu animal, que levámos na visita à quinta. Na escola fizemos fondue de chocolate e morangos, que levámos também para casa. Na geometria fizemos um desafio engraçado, os lagartos de ESCHER que encaixam de todos os lados, como outras figuras geométricas regulares, que juntas, formam uma pavimentação (um puzzle). Vimos um filme sobre translações, como um animal se transforma noutras figuras; em outros animais, casas, xadrez ou pessoas.










Educadora Zélia Duarte

Enfim ... NASCEU!!!!!!

Capa de revista que se "converte" em plantinhas. Dentro da capa, estão sementes germináveis. Só uma nasceu, mas ... deu para ver o resultado !!!!!!






A Educadora Helena Barata

3º ano de Alcains em Visita de Estudo a Coimbra e Figueira da Foz


Figueira da Foz e Coimbra foram as cidades escolhidas para a visita de estudo realizada no dia 12 de junho de 2014, pelas turmas do 3.º ano de escolaridade de Alcains. A meio da manhã visitaram as instalações da Docapesca, na Figueira da Foz, onde puderam contactar com a realidade da atividade piscatória: a traineira que vinha cheia de cavalas e sardinha; a dramatização do leilão do peixe (comprámos caro!); aprendeu-se a caracterizar os vários tipos de pesca; viu-se a raia, o safio, o tubarão, o polvo, as gaivotas a “pescar” os peixes que deitámos ao rio.

Seguiu-se o almoço. O lindo parque de merendas junto à praia de Gala esperáva-nos com sombras de pinheiros, mesas e bancos, relva e parque infantil onde os alunos se puderem divertir à vontade.

De seguida iniciou-se a viagem para Coimbra, com passagem pela Marginal da praia da Figueira e com uma pequena paragem (para sentir a areia e molhar os pés) na praia de Quiaios. Foi uma alegria para a pequenada!


Por último visitou-se Portugal dos Pequenitos, o que deixou as crianças verdadeiramente encantadas, especialmente as que lá iam pela primeira vez. No regresso a Alcains os alunos encontravam-se extasiados e alegres de tantas emoções vividas!







Professora Ana Maria Duarte