sexta-feira, 2 de março de 2012

Vamos inventar histórias

Os alunos das salas do 2º A e C realizaram uma atividade de construção de histórias, com o apoio dos dados do Alfa. Após o lançamento dos dados foram lançados, em cada turma, surgiram diferentes elementos da narrativa, que ajudaram a desenvolver as ideias, com muita imaginação. Posteriormente, os tópicos foram organizados, expandidos e apareceram duas lindas histórias… Os textos foram passados a limpo e, no fim do dia, os alunos reuniram para partilhar as suas histórias, lendo-as aos colegas. Foi uma atividade em que os alunos estiveram muito motivados e revelaram muita apetência para a escrita.



O aviador aventureiro

Era uma vez um aviador que vivia numa cabana, perto da floresta, com a sua família. Num dia de inverno muito frio em que a neve caía com muita intensidade, o aviador ficou preso no nevão. Então, a família, como não sabia notícias dele, decidiu ir à sua procura, de carro. Não conseguiram encontrá-lo e pediram ajuda ao homem das neves. Este, quando salvou o aviador descobriu um mapa que levava até ao tesouro da floresta. Como a família era pobre e necessitada, o homem das neves deu-lhes o tesouro e eles ficaram muito felizes. Entretanto, a bruxa malvada ouviu a conversa e, na sua vassoura, correu à floresta, ficou invisível e levou o mapa. Na floresta havia um lago onde vivia uma sereia, amiga dos pobres, que os salvou… Finalmente, eles conseguiram recuperar o mapa e, com o tesouro, compraram uma casa e um jipe. A partir desse dia, viveram muito felizes! (As palavras a negrito são as que saíram nos dados para construir a história)

Alunos do 2ºA

 O pinguim desaparecido

Era uma vez um príncipe chamado Rodrigo que era muito poderoso. Vivia no seu castelo rodeado de homens valentes e famosos. Num dia de muita chuva e tempestade violenta, o príncipe saiu no seu foguetão super rápido à procura do pinguim Roberto, que tinha fugido para o mar. No castelo, ficou o cientista a fazer uma experiência. O pinguim estava aflito e assustado, porque não conseguia ver nada, devido ao óleo que estava na água. O cientista marado cada vez fazia mais poluição com os seus produtos. Entretanto, o génio Jeremias saiu da lamparina mágica e o génio salvou o pinguim da água poluída. Mais tarde quando chegaram ao castelo o príncipe mandou prender o cientista marado no castelo até morrer.

2º C
Professora Margarida Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário