quinta-feira, 30 de outubro de 2014

"Medo de ser Matéria"

Informa-se que, devido ao número insuficiente de inscrições, o solo "Medo de ser Matéria", que iria ser apresentado pelo grupo de teatro "Pé de pano", no dia 31 de outubro de 2014, pelas 10h e 30m, no Centro Cultural de Alcains, irá ser adiado para uma data a definir posteriormente. 
Oportunamente será aqui publicada a nova data.
O grupo de teatro



segunda-feira, 27 de outubro de 2014

"A aranha e eu"

Tal como a sala 2 do jardim de infância de Alcains, também a sala 3 se deslocou à Biblioteca Municipal de Castelo Branco, para colaborar  nas atividades alusivas à história "A aranha e eu". Participámos nos jogos do quadro interativo, cantámos e dançámos. Divertimo-nos imenso!





As crianças da sala 3 do J.I. de Alcains

Dia da Alimentação: confeção de marmelada



No âmbito do dia mundial da alimentação, no dia 16 de outubro, os alunos do Jardim de Infância e da EB1 de Lardosa realizaram uma atividade, enquadrada com a estação do ano “Outono”. O Outono é uma das estações mais bonitas e também uma época em que a diversidade de frutas é muita.

Nesta época aparecem os tão típicos marmelos, que só existem nesta altura. Depois de chegarem até nós um belo cesto de marmelos, metemos mãos à obra, fizemos marmelada, mas com recurso às novas tecnologias da culinária: a Bimby. Cozinhámos uma bela e deliciosa marmelada. O nosso lanchinho foi saboreado com muito entusiasmo!

No dia seguinte, uma atividade diferente foi promovida pela Junta de Freguesia juntamente com o Jardim de Infância e EB1 de Lardosa. A mesma consistia numa sessão de esclarecimento para os pais e encarregados de educação sobre “Alimentação Saudável”. Esta sessão foi apresentada pelo nutricionista José Gomes.





Os alunos do Jardim de Infância e EB1 de Lardosa

O Dia Mundial da Alimentação comemorado pelo 2º ano EB1 de Alcains, nº2


Dia 16 de Outubro, pelas 14 horas, os alunos das turmas do 2ºA e 2ºB juntamente com as professoras, prepararam uma bela salada de fruta. Na hora de distribuir a salada, alguns alunos lembraram-se de convidar os restantes colegas e professores da escola. E assim foi… Toda a escola se juntou ao grupo numa grande confraternização, celebrando o dia mundial da alimentação.


Foi um dia saudável e feliz! 


Professora Ana Maria Santos

Um dia saudável!


No dia 16 de outubro de 2014, foi festejado na EB1 de Alcains o Dia Mundial da Alimentação. Após o intervalo da manhã, as duas turmas, na sala do 2º C, visualizaram um PowerPoint, a história do Patinho Artur. Uma forma diferente de chamar a atenção os nossos alunos para a necessidade de fazer uma Alimentação variada e rica nos nutrientes que todos mais precisam para um crescimento saudável!

À tarde, todos foram convidados a saborear uma salada de frutas que os meninos das turmas A e B do 2º ano fizeram. Até à saída ainda houve tempo para pintar e completar imagens relacionadas com alimentos saudáveis e iniciar um cartaz coletivo para participar num concurso do nosso Agrupamento.




Professores: Artur Marcos e Rosa Jorge


5º A da EB de SVB comemorou, de forma muito original, o dia da alimentação

No âmbito da disciplina "Educação para a Cidadania", a turma dividiu-se em grupos e  os alunos confeccionaram receitas saudáveis muito originais. Vejam em pormenor na página da saúde acedendo ao link 


CONVITE - "Medo de ser matéria"

Convidam-se as turmas do 2º e 3º ciclos e secundário a assistir ao solo, "Medo de ser Matéria", apresentado pelo grupo de teatro "Pé de pano", no dia 31 de outubro de 2014, pelas 10h e 30m, no Centro Cultural de Alcains.

Preço por aluno - 3 euros
Professores - Grátis
"Este solo tem por base ideias muito simples. 
Hoje, o que somos nós neste mundo? O que nos move e o que nos prende? O que nos estimula e o que nos restringe?

O Ser e o Corpo são a Matéria deste espectáculo. 

Aqui voltamos ao Corpo. 
Ao corpo real e virtual, quotidiano e performativo. Ao Corpo em Metamorfose. Ao Corpo Sangue. Ao Corpo Pensamento. Ao Corpo Olho. Ao Corpo Desejo. Ao Corpo em queda.
Pergunto e desafio-me: hoje, o que sou eu como performer, como criadora, nesta cidade, neste país, neste mundo? 
No sentido de mantermos uma reflexão aberta e universal a PédePano – Associação convidou o criador Peter Michael Dietz para dirigir o processo de pesquisa e de criação." (Cultura Vibra Castelo Branco)


As inscrições devem ser feitas junto das professoras Fátima André ou Gregória Prata.

domingo, 26 de outubro de 2014

Escola de Judo Ana Hormigo

XI Torneio Sabugal

No passado dia 18 de outubro a Escola de Judo Ana Hormigo tornou a viajar com os judocas Benjamins, Infantis, Iniciados e Juvenis (dos 6 anos aos 14 anos), desta vez a terras raianas para participar em mais um Torneio do Sabugal para organizado pelo Sporting Clube de Sabugal.

A XIª edição do Torneio de Judo decorreu no Pavilhão Municipal do Sabugal e contou com a presença de cerca 100 atletas de 7 clubes: Sporting Clube de Sabugal, Escola de Judo Ana Hormigo, Judo Clube de Portugal (Lisboa), Judo Clube Gouveia, Judo Clube de Viseu, Beira-Mar (Aveiro) e Santo António (Covilhã).

A Escola de Judo Ana Hormigo foi representada por 37 judocas dos núcleos de Castelo Branco, Alcains, Jardim-Escola João de Deus e São Vicente da Beira que colocaram em prática os seus saberes e as suas aprendizagens nos tatamis, transformando assim uma tarde cheia de judo, alegria, amizade e companheirismo.

O lema da competição foi "um pódio para todos" onde os judocas da olímpica Ana Hormigo conquistaram 7 medalhas de ouro, 12 de prata e 16 de bronze.




Judoca Inês Ascenção conquista 3º lugar em Espanha, Wilson em 9º lugar


No passado dia 25 de outubro uma equipa de 5 judocas da Escola de Judo Ana Hormigo deslocou-se a Salamanca a fim de participar na Copa de Espanha Júnior – X Memorial Inmaculada Hernandez. A competição decorreu no Centro de Ocio Y Deportes Jose Martin Mendez com a participação 130 judocas oriundos especialmente de Espanha. 

A judoca Inês Ascenção alcançou um brilhante 3º lugar na categoria de -52 kg. A albicastrense venceu 3 combates e cedeu apenas um, frente a adversária de Madrid, Nina Esteo. De referir que os combates de repescagem e de atribuição da medalha de bronze, a judoca de Castelo Branco obteve em ambos a pontuação máxima (Ippon). Wilson Ferrero, na categoria de -66kg esteve também em grande plano ao passar o primeiro combate frente ao atleta do País Basco. O judoca albicastrense não conseguiu vencer os dois combates seguintes, ficando num honroso 9º lugar. Na mesma categoria competiu ainda Vitor Geirinhas que cedeu no primeiro combate, nos últimos segundos da luta, frente a um adversário de Madrid. Na categoria -73 kg Horácio Carvalhinho não conseguiu passar a primeira ronda frente ao atleta da região de Castilla y Leon, não sendo posteriormente repescado. Beatriz Milheiro na categoria -70 kg acabou por ficar fora da competição por um excesso de gramas acima do peso permitido.

Esta competição de sub 20 teve como objetivo preparar em ambiente competitivo os judocas sub 18 os quais terão no próximo mês o Campeonato Nacional de Equipas Cadetes (sub 18).




Judocas da Escola de Judo Ana Hormigo treinam em Cáceres

No dia seguinte, 26 de outubro, a mesma equipa que competiu em Salamanca, juntamente com a equipa sub 20 e sub 15 da Escola de Judo Ana Hormigo deslocaram-se ao Centro de Tecnificación de Cáceres, em Espanha para treinar com a Equipa da Federacion Autonomica Extremenha de Judo. O convite foi endereçado à Escola de Judo Ana Hormigo que desde a época desportiva tem apostado na colaboração e cooperação com várias federações autonómicas de Espanha.

Os judocas realizaram um treino com a duração de 2 horas onde se incidiu mais na luta de pé (randori nagewaza). O treino foi orientado pelo cubano Javier Gusman e Legna Verdeccia (medalha de ouro nos Jogos Olímpicos 2004).        

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Lançamento do Programa de Educação para a Saúde, do nosso agrupamento, na internet

     
      A partir de hoje, o plano “Promoção e Educação para a Saúde” do nosso agrupamento vai ter uma página na internet. Este blogue nasceu de uma necessidade de mostrar à comunidade educativa e aos parceiros que connosco colaboram, o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no que respeita à promoção e à prevenção nas questões da saúde e do bem-estar. Os estilos de vida modificaram-se e os comportamentos necessitam de ser educados para que haja um estado completo de bem-estar físico, social e mental (OMS). O papel da escola é fundamental para agir em conformidade com a família e essa, é a nossa aposta.
     Podem aceder através da página web do agrupamento (clicando no nosso símbolo que está na coluna do lado direito) ou diretamente através do seguinte endereço: http://saudealcains.blogspot.pt/

Hastear da bandeira verde


No âmbito do Programa Eco-Escolas, convida-se toda a comunidade escolar a participar na cerimónia do Hastear da Bandeira Verde, no próximo dia 29 de outubro, pelas 10 horas, junto à entrada da escola sede do agrupamento.

Este ano vamos, mais uma vez, poder exibir a bandeira verde, bem como o símbolo Eco Escolas nos nossos documentos oficiais. Parabéns a todos os que, de alguma forma, participaram e organizaram diferentes atividades com a lógica deste Projeto! A Bandeira Verde simboliza o reconhecimento da existência de um empenhado trabalho na área da educação ambiental e educação para a sustentabilidade.

A coordenadora do projeto
Professora Isabel Vieira

Aprender Reciclar


No dia 21 de Outubro de 2014, veio à nossa escola o senhor Fernando Nunes, da VALNOR, falar-nos de reciclagem. O senhor Fernando falou-nos da importância da natureza e da sua preservação para uma vida saudável. Ensinou-nos como devemos separar o  lixo no Ecoponto. Devemos praticar a política do 3  “R”: reduzir, reutilizar  e reciclar para dar uma vida nova aos materiais. No Ecoponto há vários contentores: o azul é o Papelão; o verde é o Vidrão, o amarelo é o Embalão e serve para colocar embalagens; o Pilhão é vermelho e o Oleão é cor de laranja.

Em conclusão, alertou-nos para a importância da reciclagem e para ensinarmos os nossos pais, avós e amigos. Visitem o site da Valnor em www.valnor.pt


Texto coletivo de alunos do 2º e 3º anos
EB1 Póvoa Rio Moinhos


“A aranha e eu” e outro momento sobre alimentação


Este início de ano tem-nos proporcionado alguns encontros interessantes com o aracnídeo que estudámos o ano passado e não nos esquecemos que tem oito pernas. De vez em quando  passeia-se pela parede da nossa sala, outras vezes pelo chão, esconde-se debaixo da almofada ou faz ginástica na teia que teceu no cantinho, bem junto ao teto. Alguns de nós ficam assustados, outros acham piada...

Mas todos ficámos encantados com a aranha que a Rita nos apresentou quando ontem participámos na Hora do Conto, na Biblioteca Municipal, porque nos ensinou muitas coisas e nós até inventámos um nome para ela – Tami – bem bonito! O livro da editora Kalandraka – A aranha e eu – serviu de suporte a toda a atividade.

Com imagens reais aprendemos a conhecer algumas partes do nosso corpo que a Tami ía descobrindo e comparando com frutos, tecendo desta forma um saber articulado e contextualizado que só poderia terminar numa grande amizade. 

Amigos da Biblioteca é o que nós também queremos ser, por isso voltaremos no segundo e terceiro período. 

Mas antes de terminarmos a nossa visita, ainda tivemos oportunidade de mostrar que tínhamos estado atentos pois respondemos corretamente aos desafios propostos através dos jogos no quadro interativo. Para finalizar em beleza, cantámos e dançámos ao som de músicas do Avô Cantigas e do Serafim, sobre o tema da alimentação já que esta semana se comemora o Dia Mundial da Alimentação. Foi muito divertido!






As crianças da sala 2 do Jardim de Infância de Alcains

Dia mundial da alimentação

Na nossa escola comemorámos o Dia Mundial da Alimentação! É muito importante festejar este dia porque há cuidados fundamentais que devemos ter com o que comemos! Só assim seremos saudáveis e fortes!

Decidimos fazer uma salada de fruta porque a fruta é um alimento que faz muito bem. Cada um de nós trouxe de casa algumas peças de fruta e a D. Teresa preparou-as com muito cuidado. De seguida, foi só encher as nossas “taças especiais”: as cascas de metades de laranjas. Por último, embelezámos as nossas “taças” cheias de salada de fruta com um colorido “chapéu de sol”!.

A salada de fruta estava deliciosa! Tão deliciosa que alguns meninos repetiram várias vezes!    




Alunos da EB1 de Tinalhas


terça-feira, 21 de outubro de 2014

Dia mundial da alimentação

Palavras para quê???  
É um lanche saudável do "Dia da Alimentação" no Jardim de Infância de Alcains.




Educadora Arminda Dias

Dia mundial da alimentação

Hoje, na minha sala de aula, dia 16 de Outubro, falamos sobre a fruta. Trabalhamos sobre este assunto e, no final, fizemos espetadas de fruta com muitas frutas trazidas pelos alunos, por exemplo: banana, kiwi, ameixa, melancia do tamanho de uma cabeça, maçã, pera, laranja, dióspiro e cubos de gelatina de fruta. Gostei muito de ver as cores de tanta fruta junta e as espetadas, porque eram todas muito coloridas e estavam deliciosas! Eu acho que todos fizeram um ótimo trabalho ao descascar e cortar os frutos. A minha turma saiu-se muito bem, tal como todas as outras turmas do 1º ciclo da escola. Todos comemoraram o Dia Mundial da Alimentação e aprenderam mais sobre a importância da fruta para uma alimentação saudável. 




Matilde Gaspar - 3º A

Dia mundial da alimentação

O dia 16 de Outubro, foi o dia da Alimentação e a turma B, do 2° ano, da EBI de S. Vicente da Beira fez uma salada de fruta. Os alunos trouxeram muitas frutas: romãs, papaias, laranjas, maçãs, peras, diospiros, pêssegos, quivis, bananas, uvas, fisálias, ananás, melão e ainda pera abacate. Algumas frutas eram naturais, outras eram enlatadas e algumas até eram tropicais.

Algumas mães vieram ajudar-nos a descascar as frutas para nós cortarmos em pedaços. As mães foram uma boa ajuda para que não houvesse nenhum acidente. No final provámos a salada de frutas e estava deliciosa! Alguns alunos até repetiram. Nós gostámos muito desta atividade!






Professora Maria José Agostinho

COMEMORAÇÃO: “Uma alimentação com imaginação tem sempre razão”

No âmbito do Projeto “Educar para a Saúde” do Departamento de Educação Pré-Escolar do Agrupamento de José Sanches e S. Vicente da Beira, o Jardim de Infância de S. Vicente da Beira comemorou o dia com os preparativos e degustação de um Lanche Saudável.
Para a confeção do mesmo tivemos a participação da comunidade educativa e o envolvimento dos alunos e funcionários na confeção de pão de sementes, recolha de frutos e folhas da horta escolar e outros vindos de casa passando por frutos tropicais que nos transportaram para outros países longínquos.
Foi um dia de vivências diversificadas, cansativo mas que, a avaliar pelo entusiasmo e gosto pela refeição é de repetir!
Construímos ainda a pirâmide da Alimentação Mediterrânica com recortes…




Educadora Maria Celeste Martins