quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Visita de estudo ao ITN (Instituto Tecnológico e Nuclear) - Sacavém

No dia 4 de novembro de 2011, as turmas A e B do 10º ano realizaram uma visita de estudo ao Instituto Tecnológico e Nuclear, acompanhadas pelos professores das duas disciplinas envolvidas, Física e Química A e Biologia e Geologia (Anabela Moura, Jorge Barata e Lisete Sousa). Os principais objetivos da visita eram sensibilizar os alunos para o estudo da radiação, matéria e energia, proporcionar a visualização de um reator nuclear em funcionamento, sensibilizar os alunos para problemas da gestão de resíduos radioativos e conhecer processos de datação de materiais (datação radiométrica).

A viagem até Lisboa decorreu normalmente, embora com alguma chuva. Almoçámos no centro comercial Vasco da Gama e pelas 14 h dirigimo-nos para o ITN. Assistimos a uma palestra introdutória onde se falou de radiações ionizantes e dos prós e contras da energia nuclear, assunto que envolve sempre muita polémica, principalmente porque a maioria das pessoas desconhece o “que é isto do nuclear”. De seguida as turmas foram divididas e dirigiram-se para os três departamentos a visitar: Reator nuclear, controlo de radioatividade ambiente e o laboratório de datação de fósseis. O Reactor Português de Investigação (RPI), da Unidade de Reatores e Segurança Nuclear (URSN), é uma infraestrutura única na Península Ibérica utilizada por investigadores do ITN e está em funcionamento desde 25 de Abril de 1961. A Unidade de Proteção e Segurança Radiológica (UPSR) assegura o controlo da contaminação radioativa em alimentos, a dosimetria dos trabalhadores expostos a radiações ionizantes, a avaliação e verificação da segurança de instalações, equipamentos e fontes radioativas usadas em medicina, na indústria e noutras aplicações, e a monitorização da contaminação radioativa no ambiente e nas regiões uraníferas (onde existe Urânio). O laboratório de datação de fósseis pertence à Unidade de Tecnologias de Radiação (UTR) e lá faz-se a datação de amostras orgânicas em estudos arqueológicos.

De regresso a casa, os alunos cantaram, conviveram e acabaram por se divertir muito, chegando a Alcains já depois da 21 horas. 

Alunos do 10º A e B

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