terça-feira, 15 de maio de 2012

Chegou ao fim o projeto Comenius 2010-2012


Com o lema “A Europa vota por uma escola segura e tolerante”, chegou agora ao fim o Projeto Comenius que teve início em 2010 e no qual o Agrupamento de Escolas José Sanches de Alcains participou.

“Willkommen”, “добре дошъл”, “καλωσόρισμα”, “pasveikinti“, “bun venit”, ”karşılama” foi assim que, respetivamente, demos as boas vindas às delegações de professores e alunos da Alemanha, Bulgária, Grécia, Lituânia, Roménia e Turquia, que visitaram o nosso país de 29 de abril a 4 de maio para participar na última etapa do Projeto Comenius.

No decurso destes dois anos, alunos e professores da nossa escola tiveram oportunidade de visitar estes países, sendo recebidos nas suas terras, nas suas escolas, nas suas casas, dando-nos a conhecer a sua cultura, tradições, costumes, gastronomia, modos de vida, a sua língua, proporcionando a todos aprendizagens, partilhas, amizade, enriquecendo-nos, fazendo-nos crescer como pessoas, contribuindo para o desenvolvimento de um verdadeiro espírito europeu.

As delegações dos vários países chegaram no dia 29 de abril, sendo esperados no aeroporto de Lisboa pelos professores portugueses. Durante dois dias visitámos os lugares mais emblemáticos da capital e, aproveitando uns instantes de sol, passámos alguns momentos na praia de Carcavelos, a qual suscitou um “uau” geral. Já na nossa região, visitámos Idanha-a-Velha e Monsanto. Fomos ainda recebidos pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco no salão nobre da mesma que nos proporcionou uma visita guiada pela cidade. Ofereceu também, a cada delegação, um quadro representativo do típico bordado de Castelo Branco.

A maior parte das atividades desenvolveu-se, porém, na nossa escola. Na visita guiada, não quisemos apenas mostrar edifícios e espaços físicos renovados, mas sobretudo dar a conhecer como trabalhamos no dia-a-dia com os nossos alunos, visitando salas de aulas e interagindo com professores e alunos em diferentes áreas.

Os coordenadores do projecto dos vários países envolvidos reuniram-se na escola, em duas sessões de trabalho conjuntas, com o intuito de redigir o relatório final a enviar para as agências nacionais.

A ementa foi variada e farta, mas o verdadeiro momento alto foi quando duas alunas da nossa escola cantaram o fado, acompanhadas por três guitarristas. Num ambiente de absoluto silêncio, como a ocasião requer, a plateia ouviu, sentiu e tremeu perante vozes que expressam a alma de um povo. Tivemos ainda a banda “Southfield”, composta na sua maior parte por alunos da escola, o grupo de adufes da Soalheira e acordeonistas que incentivaram ao pezinho de dança e, por fim, encerrámos com um sarau no qual demos a conhecer o que de melhor se faz na nossa escola.

Na manhã do dia 4 de maio, os professores portugueses acompanharam as delegações ao aeroporto. Apesar de uma realidade de línguas tão distintas, foi interessante verificar que a comunicação se processou facilmente e ninguém se perdeu na tradução.

A avaliar pelas reações dos nossos visitantes, ficámos como a sensação de ter mostrado um país idílico. Ou talvez, assolados diariamente pela ideia da crise e de crises, nos esquecemos de apreciar a nossa própria beleza e o nosso valor.

A equipa do Projeto Comenius              

Sem comentários:

Enviar um comentário