terça-feira, 30 de novembro de 2010

A opinião sobre a abertura das prendas de Natal

Em Portugal é tradição as pessoas abrirem os presentes quando acaba a Missa do Galo. Nós não concordamos! As pessoas devem abrir os presentes, não depois da Missa do Galo, mas quando lhes apetecer, desde que seja na véspera ou no próprio dia de Natal. Porquê abrir os presentes quando já estamos com sono? É que assim já não temos tempo de brincar com elas.


Antonino Candeias 
Daniela Justo
6ºC


Um dia diferente

No dia 29 de Novembro, a turma do 3º e 4º ano da E.B.1 de Escalos de Cima passou um dia diferente na escola sede do Agrupamento. Foram desenvolvidas actividades na Biblioteca Escolar com a colaboração do professor bibliotecário Rui Mateus. As crianças viram um pequeno filme sobre o uso da biblioteca, ouviram contar uma história de um livro digital e efectuaram pesquisas em livros e na internet sobre temas dados.

Após o almoço no refeitório, a turma realizou actividades com materiais manipulativos no Clube da Matemática, com a colaboração da professora Florbela.

Em último lugar os alunos assistiram, no laboratório, a uma aula da professora titular de turma que visou sensibilizar os alunos para as regras de segurança nesse tipo de espaço. Foram ainda observados e identificados alguns objectos usados habitualmente num laboratório.

As crianças manifestaram alegria e plena adesão a todas a actividades propostas. Agradecemos a colaboração dos professores envolvidos e também da Junta de Freguesia e do Grupo Recreativo e Desportivo de Escalos de Cima que, muito amavelmente, disponibilizaram o transporte.

Profª Maria do Rosário Baptista

Duas equipas vencem, em Alcains

Este fim-de-semana, as duas equipas do Agrupamento de Escolas José Sanches/Casa do Benfica de Alcains realizaram cada uma um jogo. Saldo: duas vitórias.

A equipa de Juvenis Masculinos, após ter feito a estreia no campeonato em Paúl, com uma derrota por 3-1, venceu, em casa a Casa do Benfica em Belmonte por 4-2. No próximo fim-de-semana deslocam-se ao Fundão para defrontarem a ADF.

A equipa sénior feminina, cujo campeonato oficial ainda não se iniciou, fez história ao vencer a equipa da Associação Desportiva da Estação, no jogo de apresentação realizado em Alcains, domingo, pelas 17 horas. Relembremos que esta equipa não perdia qualquer jogo no distrito há oito anos. Um jogo memorável de entrega, entreajuda e inteligência da equipa alcainense. No próximo fim-de-semana a equipa feminina irá realizar mais um jogo de preparação na Guarda.

Continuação de bom trabalho para ambas as equipas.

domingo, 28 de novembro de 2010

Uma acordeonista da nossa terra, no novo projecto de Tereza Salgueiro

Conhecemos hoje o novo projecto da Tereza Salgueiro "Voltarei à minha terra" e não podemos deixar de o divulgar. É que um dos músicos que a acompanha é a jovem acordeonista Carisa Marcelino, natural dos Escalos de Baixo.

Tendo estudado no Conservatório Regional de Castelo Branco (CRCB) e completado os seus estudos superiores na Escola Superior de Artes da Beira Interior (ESART), na classe do professor Paulo Jorge Ferreira, ganhou já diversos prémios nacionais e internacionais.

É um prazer podermos anunciar um projecto musical que se antevê repleto de sucesso, associado ao nome de uma profissional da nossa terra. O Nov@ Picota deseja-lhe as maiores felicidades!

O Magalhães em sala de aula

O Magalhães proporcionou, mais uma vez, momentos de grande entusiasmo à pequenada. No dia 26 de Novembro, na aula de Informática, aprenderam a gravar um texto e a inserir uma imagem. No final, ainda houve tempo para jogarem e partilharem algumas descobertas de jogos.

A turma do 2º B, da Escola E.B. 1 de Alcains
Prof. Fátima Dinis

Futsal feminino em Alcains

Está prestes a iniciar mais um jogo de futsal feminino no pavilhão gimnosdesportivo da escola secundária de Alcains, (17H). Será o jogo de apresentação da equipa de futsal feminino da Casa do Benfica em Alcains, sendo a equipa adversária a da Associação Desportiva da Estação da Covilhã.

Se puderem, dêem por lá um salto e divirtam-se nesta tarde fria de domingo.

Ana Fernandes

4º ano visita Vila Viçosa

No passado dia 26 de Novembro os alunos das três turmas do 4º ano de escolaridade da E.B. 1 de Alcains, acompanhados por seis professores e uma assistente operativa, deslocaram-se  a Vila Viçosa onde visitaram o Palácio Ducal, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição,  o Castelo, o Museu da Caça e uma pedreira de mármores.

Prof. António Diogo

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Agrupamento de Escolas José Sanches de Alcains vai levar a cabo algumas iniciativas no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de Dezembro. Irão realizar-se duas actividades: “História para todos” e a peça de teatro “Era uma vez”, dando cumprimento ao plano anual de actividades. A “História para todos” será contada, aos alunos dos Jardins de Infância e das Escolas do 1º ciclo de Póvoa do Rio de Moinhos, Tinalhas, Lardosa, Escalos de Cima e Lousa. Para isso, as Professoras de Educação Especial  e SPO deslocar-se-ão às localidades no período da manhã, das nove às doze horas. A peça “Era uma vez” será apresentada, no Centro Cultural de Alcains, pelo Grupo de Teatro do Agrupamento, em duas sessões, à comunidade escolar de Alcains: às catorze horas para os alunos do Jardim de Infância e 1º Ciclo; às dezasseis horas para os alunos do 2º, 3º Ciclo e Secundário.
.
Professoras de Educação Especial
Serviços de Psicologia e Orientação

XXIX Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM) 2010

1ª Eliminatória
10 de Novembro de 2010
A actividade teve inscrições abertas para os alunos de todas as turmas do 2º Ciclo (33 alunos inscritos), do 3º Ciclo (31 alunos inscritos) e do Ensino Secundário (34 alunos inscritos). Participaram efectivamente 10 alunos na categoria Pré-Olimpíadas (5º ano), 20 alunos na Categoria Júnior (6º e 7º anos), 10 alunos na Categoria A (8º e 9º anos) e 12 alunos na Categoria B (10º, 11º e 12ºanos), num total de 52 alunos.

Os objectivos foram atingidos na sua totalidade. A organização e a aplicação da actividade decorreram normalmente, destacando-se uma boa adesão dos alunos. O apuramento dos resultados realizou-se graças à colaboração de todos os professores do Grupo 500 e do Grupo 230.

A actividade decorreu com normalidade, não havendo nada de relevante a mencionar. Todo o processo foi organizado atempadamente, tendo sido criados materiais que permitissem a realização da actividade de uma forma eficaz: material de divulgação, listas de participantes, grelhas de correcção e listas de resultados. Os resultados desta actividade foram enviados à entidade organizadora desta prova, a Sociedade Portuguesa de Matemática.

O Professor Responsável: Paulo Santos.

Começar de pequenino...

Ora vejam só estes pequenos trabalhadores do Jardim de Infância de Alcains, ocupando-se da sua horta. Que ternura! :) Para verem o slideshow completo, cliquem aqui.

Como era Lisboa, antes do terramoto de 1755

"O Museu da Cidade, em conjunto com uma equipa da empresa portuguesa SWD Agency, recriou virtualmente ruas, praças e edifícios emblemáticos da capital antes da destruição provocada pelo sismo de 1755. A três dimensões, estes modelos virtuais, alguns animados em vídeos, transportam-nos para as ruas de Lisboa nas vésperas do terramoto." Pode ler-se no jornal Público online do dia de hoje.

O tema, mesmo não estando directamente relacionado com a nossa região beirã, não deixa de ser interessante, uma vez que esta é a matéria que está a ser leccionada neste momento, na disciplina de História e Geografia de Portugal no 6º ano de escolaridade. Não deixes de ver o vídeo! (clicando sobre o texto retirado do Público online)

Concerto pela Orquestra Sinfónica da ESART

É já amanhã que a Orquestra Sinfónica da ESART se apresentará de novo, sob a direcção do maestro italiano Maurizio Dini Ciacci. A curiosidade é que, desta vez, conta com a participação de alguns alunos do Conservatório Regional de Castelo Branco (Violoncelo, Oboé e Percussão). Será às 21H30 no Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Mudar para melhorar

Quando iniciámos este projecto, aproveitámos a ajuda do jornalista Vítor Tomé, utilizando a plataforma por si criada para o seu projecto "Educação para os Média no Distrito de Castelo Branco". Nasceu assim, de um projecto conjunto e muito acarinhado por todos - http://jornais.literaciamedia.com/index.php?o_id_jornal=102

No entanto, e por questões puramente técnicas, resolvemos mudar o espaço do jornal Nov@ Picota online. Precisávamos de mais espaço e de outras "comodidades" que nos são oferecidas pelo blogger. Pensamos que assim chegaremos ainda mais longe e as notícias circularão de forma mais eficaz.

Todos os actuais colaboradores poderão continuar a sê-lo. Basta que, para isso, continuem a enviar os vossos artigos para o email do jornal novapicota@gmail.com. Não esqueçam que as fotos/imagens deverão ser enviadas em ficheiro separado.

No entanto, não podemos deixar de relembrar que o jornal está aberto a qualquer colaboração extra. Todos os alunos, professores, funcionários e encarregados de educação estão convidados a colaborar.

Poderão enviar:
  • notícias sobre actividades realizadas ou a realizar na escola ou fora dela;
  • textos críticos sobre problemas considerados pertinentes;
  • actividades desenvolvidas na biblioteca ou outro projecto existente no Agrupamento;
  • informações relativas a acontecimentos de âmbito local (Alcains e localidades envolventes);
  • textos, produção escrita dos alunos;
  • entrevistas;
  • curiosidades;
  • passatempos;
  • ...
O material recebido será posteriormente analisado/corrigido pela equipa redactorial e colocado no novo espaço do Nov@ Picota. Contamos consigo para continuar a crescer e a levar a nossa escola o mais longe possível!