sexta-feira, 28 de setembro de 2012

“Momento Musical” nos Jardins de Infância do Agrupamento



Esta semana foi implementado o projeto “Momento Musical” que se destina a uma população-alvo específica: todas crianças em idade pré-escolar, a frequentar os Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente da Beira.

O projeto está a ser implementado pela dinamizadora responsável, com a participação ativa das educadoras e funciona nas onze salas dos Jardins de Infância, distribuídas por sete diferentes localidades, nomeadamente: Alcains, São Vicente da Beira, Tinalhas, Póvoa de Rio de Moinhos, Lardosa, Lousa e Escalos de Cima. As atividades de enriquecimento musical decorrerão uma vez por semana, ao longo do ano letivo.

Segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, o desenvolvimento curricular deverá ter em conta, de entre as áreas de conteúdo que constituem as referências gerais, a área de expressão/comunicação, que compreende três domínios, dos quais destacamos o domínio das expressões com diferentes vertentes, entre as quais a expressão musical. A criança ao desenvolver a área de expressão/comunicação pode utilizar uma linguagem musical como meio de sensibilização estética e de compreensão do mundo.

Esperamos que a presença assídua da música contribua para o desenvolvimento artístico e cultural de todas as crianças, familiarizando-as com a prática de uma linguagem artística, nomeadamente a música, e despertando-lhes o gosto pelas expressões artísticas, pois é desde tenra idade que adquirem uma cultura musical, transmitida pelos pais e pelos educadores, que se desenvolve até à entrada no primeiro ciclo.


Sandra Adrião,
professora de Educação Musical

Sem comentários:

Enviar um comentário