quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

21 de fevereiro - Dia Internacional da Língua Materna


“As línguas maternas têm um papel fundamental nas nossas vidas, pois são o meio pelo qual verbalizamos o mundo pela primeira vez, sendo as lentes pelas quais começamos a entendê-lo.” (UNESCO)



O Dia Internacional da Língua Materna é comemorado a 21 de fevereiro e foi proclamado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em 17 de novembro de 1999. Este dia, reconhecido formalmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas, é comemorado desde fevereiro de 2000 com o objetivo de promover a diversidade linguística e cultural. Esta comemoração impulsionou, assim, os esforços dessa organização internacional para proteger as quase seis mil diferentes línguas existentes no mundo e, ao mesmo tempo, preservar a diversidade cultural. O Conselho Geral, órgão supremo da UNESCO, reconheceu o papel que tem a língua materna no desenvolvimento da criatividade, da capacidade de comunicação e na elaboração de conceitos.

A UNESCO considera que, como verdadeiros mananciais de conhecimento, as línguas também são o ponto de partida básico na busca por maior sustentabilidade no desenvolvimento e, para criar relações mais harmónicas com o meio ambiente e com as mudanças.

Professora Sandra Adrião

Sem comentários:

Enviar um comentário