terça-feira, 25 de novembro de 2014

Notícia da Dinamarca

No dia 3 de outubro de 2014, seis alunos do agrupamento escolas José Sanches Alcains e S.V. da Beira, embarcaram numa viagem à Dinamarca, no âmbito do projeto Comenius. Por volta das 19:20 horas entrámos no comboio com destino a Lisboa.

A nossa primeira noite foi passada num ginásio de uma escola. Na manhã seguinte, apanhámos o avião com destino a Copenhaga. Começava a aventura. Chegados a Copenhaga, aproveitamos para visitar a cidade, percorrendo toda a zona turística. No fim da tarde apanhámos o comboio para Odense, que era a cidade onde íamos pernoitar. Domingo aproveitámos para conhecer Odense e visitar os belíssimos jardins de Hans Christian Andersen. Vimos também algumas igrejas típicas e outros monumentos. De tarde, os alunos da Polónia e da Roménia chegaram, levamo-los também a conhecer Odense e, depois de todos jantarmos, convivemos na sala de estar no hotel.

Segunda-feira depois de outra manhã de convívio, os pais e alunos com quem iriamos passar a semana, vieram-nos buscar. Na manhã do dia seguinte encontrámo-nos todos na escola e iniciou-se, então, um dia repleto de actividades. Começamos com uma breve apresentação de boas vindas por parte dos alunos da Dinamarca e de seguida visitámos a escola, muito moderna e tecnologicamente atualizada, após o que fizemos uma pausa para almoçar. À tarde, estivemos presentes em várias palestras acerca de como funciona o sistema educacional dinamarquês e foram feitas as apresentações dos trabalhos que tinham sido desenvolvidos por cada país. No final, cada um dos estudantes foi para a sua casa.

Quarta foi dia de visitarmos um castelo lindíssimo, o castelo de Egeskov, acabando o dia a jantar no bowling, onde jogámos e tivemos um agradável convívio entre todos os países. Quinta-feira, de manhã participamos numa atividade de arte, em que cada país teve de criar a sua bandeira para depois juntá-las numa grande tela. Nesse mesmo dia, ainda fomos visitar novamente a cidade de Odense, mas desta vez com guias turísticos. No final da visita tivemos mais um momento para conviver e ainda comprar algumas recordações.

No dia seguinte por volta das 18:00h já nos encontrávamos em solo português, acabando assim aquilo que foi uma experiência bastante gratificante, pois estivemos em contacto com uma outra realidade. Dito isto, só me resta aconselhar toda a gente a inscrever-se em projetos como este!



Sem comentários:

Enviar um comentário