sexta-feira, 29 de novembro de 2013

El Encuentro Escolar

“Ciudadanos de la Raya, Ciudadanos de Europa”, se celebró el día 13 de noviembre de 2013. El Encuentro tuvo lugar en la ciudad de Alcains (Portugal) con un grupo de escolares de la Escola José Sanches. Estos treinta alumnos portugueses eran del mismo nivel que los españoles y tienen como segundo idioma el Español, por lo que el entendimiento se hacía más fluido.
Llegamos a las once de la mañana (diez h. portuguesa) y visitamos las aulas de los alumnos en clase, en esta foto, aula de música. Después pasamos al aula de informática en donde los alumnos estaban trabajando en un concurso a nivel nacional. Luego pasamos al auditorio para hacer unos juegos de diálogos por parejas, y conocernos mejor.






Texto enviado pelo grupo de alunos da escolar de Vegaviana (intercâmbio) no âmbito do clube europeu.

Ouro, prata e 2 bronzes para a Escola de Judo Ana Hormigo


A Escola de Judo Ana Hormigo amealhou mais 4 medalhas nacionais ao seu currículo desportivo, com a participação de 17 atletas, nos campeonatos nacionais que decorreram nos dias 23 e 24 de novembro no pavilhão desportivo de Odivelas. No sábado decorreu o Campeonato Nacional de seniores individual e no domingo decorreram os Campeonatos Nacionais Absolutos, Campeonato Nacional de Veteranos e o Campeonato Nacional de equipas de cadetes.

A primeira medalha foi alcançada por Ricardo Louro na categoria -100kg no Campeonato Nacional de seniores logo no primeiro dia de competição, ao subir ao pódio para receber  a medalha de bronze. Após ter vencido dois dos três combates realizados na sua poule, o albicastrense saiu para a meia-final para defrontar o atleta do Judo Clube do Porto. Nessa fase, Ricardo mostrou-se sempre superior, no entanto no final do combate cedeu por uma distração que o afastou da final e o remeteu para o 3º lugar.
Nesta prova ainda participaram os juniores Luís Filipe Marques e João Serrasqueiro (-60kg), Sílvio Monteiro (-66 kg) e  José Paulo Duarte (-90 kg) que não conseguiram passar a primeira ronda.

No dia seguinte, dia 24, a Escola de Judo participou no Campeonato Nacional Absolutos (sem categoria de peso) com a judoca Mariana Milheiro nos femininos e novamente Ricardo Louro nos masculinos. A judoca albicastrense cedeu apenas para a campeã nacional de +78 kg por uma vantagem mínima, arrecadando a medalha de prata e o título de vice-campeã nacional de absolutos. Ricardo Louro também só cedeu na meia-final frente ao campeão nacional de +100kg, conquistando a medalha de bronze (3º lugar) e a sua 6 medalha em campeonatos nacionais. É de salientar que esta prova é aberta a todos os atletas de todas as categorias de peso.

No mesmo dia decorreu o Campeonato Nacional de Veteranos (+30 anos) onde foi a vez do treinador Abel Louro conquistar a medalha de ouro e sagrar-se mais uma vez campeão nacional, sendo o seu terceiro título nacional na categoria -90 kg M1 (atletas dos 30 aos 35 anos), o atleta conseguiu levar de vencida os seus dois adversários pela pontuação de Yuko. Participou também neste campeonato de veteranos, Luís Neto também na categoria -90 Kg M6 (atletas dos 50 aos 55 anos), este não consegui classificação.

Os judocas cadetes (15 aos 17 anos) também entraram em ação no domingo no Campeonato nacional de equipas. Pela primeira vez a Escola de Judo Ana Hormigo participou com uma equipa feminina e outra masculina.

A equipa feminina constituída por Diana Vinheiras (-48 kg), Inês Ascenção (-52 kg) e Beatriz Milheiro (+63 kg) esteve em grande destaque ao vencer sempre 2 combates nos 2 encontros realizados, no entanto não conseguiram passar para as meias-finais pois apesar do empate no número de combates perderam pela desvantagem de número de pontos conquistados.


A equipa masculina constituída por Ihor Kucherha e David Santarém (-55 kg), Wilson Ferrero (-60 kg), Vítor Geirinhas (-66kg) e Horácio Carvalhinho (-73 kg) também apresentaram-se desfalcados na categoria (+73kg), no entanto ainda conseguiram disputar dois encontros e alcançar o 9º lugar da classificação geral.

Ana Hormigo

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

3 de dezembro "Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Departamento de Educação Especial e o Projeto Escola Alerta, convidam todos os professores e educadoras a assistir à “Ação de Formação sobre a aplicação do Decreto-Lei nº3/2008, de 7 de janeiro”, no auditório do agrupamento, no dia 3 de dezembro, “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”, pelas 17H15.

Mais informam que, irá decorrer uma Palestra sobre “Autismo”, com a Dra. Daniela Santos, no auditório do agrupamento, pelas 10H30, para alunos do 2º ciclo da EB de Alcains e 4º ano da EB de São Vicente da Beira.
         
Contamos com a vossa presença.


As coordenadoras: 
Lucinda Martins e Alice Lourenço

Já foi selecionado o logótipo do PES


O Projeto para a Educação e Saúde agradece a colaboração de todos os que votaram e nos ajudaram a escolher o nosso novo logótipo.

Professora Fernanda Ladeira

terça-feira, 26 de novembro de 2013

"Miró" no Jardim de Infância de Tinalhas

Relembramos, e os mais novos ficaram a conhecer, as obras de Joan Miró. Exploramos, observamos e conversamos sobre as suas pinturas. E, por um Outono diferente... fomos "MIRÓ"




A Educadora Helena Barata

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

No nosso Agrupamento ainda há poetas...

MOINHO

Giras como a roda da vida,
Que não pára de rodar
Em círculos de esperança.

Já te julgaram gigante
Em romances de cavalaria,
Para que um tal Dom Quixote
Te defrontasse
Para salvar a sua Dulcineia.

Eu digo apenas que és
Uma criança em cima
De um monte
Brincando aos empurrões
Com o Senhor Vento.


Prof. António Oliveira

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Alunos apresentam teatro de sombras chinesas

Os alunos, do 1º Ciclo, com Currículo Específico Individual, no âmbito das atividades desenvolvidas no "Aterlier de Histórias Recicladas" convidaram todos os terceiros anos da EB1 de Alcains a assistir, na biblioteca, a uma apresentação de sombras chinesas sobre a história do São Martinho. 

A atividade correu muito bem, os alunos participaram com muito empenho e o público manifestou muita curiosidade por esta técnica que é uma arte muito antiga, cuja origem vem desde o período da Pré-História onde os homens já se encantavam com suas sombras movendo-se nas paredes das cavernas, e algumas mães da época teriam desenvolvido o teatro de dedos, projetando diversas sombras com as mãos, para distrair os seus filhos, tendo-se espalhado para todo o mundo. 

A maior parte nunca tinha assistido a um teatro de sombras chinesas e logo quiseram saber todos os pormenores e até quiseram experimentar manusear as imagens, recordando, desta forma, a história deste Santo.







quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Participação do Agrupamento, Grupo de Teatro e Valéria Carvalho, nas Comemorações da Elevação de Alcains a Vila.

O Jardim de Infância de São Vicente da Beira está a comemorar o "DIA NACIONAL DO PIJAMA"

"Uma criança tem direito a crescer numa família."

Hoje comemora-se o "Dia Nacional do Pijama" e o JI de São Vicente da Beira juntou-se a esta causa. Todas as crianças, a educadora Hélia e a auxiliar Augusta vieram para a escola de pijama, e vão passar o dia em atividades alusivas a este dia.

"O Dia Nacional do Pijama é um dia solidário feito por crianças que ajudam outras crianças. Neste dia, as crianças até aos 6 anos (este ano, alargado também a um número limitado de crianças do 1º ciclo), nas escolas e instituições participantes, de todo o país, vêm vestidas de pijama para a escola e passam, assim, o dia, em atividades educativas e divertidas, até regressarem a casa. O Dia Nacional do Pijama realiza-se a 20 de novembro de cada ano. Este é um dia em que as crianças pequenas lembram, anualmente, a todos que "uma criança tem direito a crescer numa família".
O Dia Nacional de Pijama é uma iniciativa e marca registada da Mundos de Vida." (Mundo de vida https://www.facebook.com/amigos.mundosdevida?fref=ts )




Entrega dos Diplomas 2012/2013


Já lá estamos...



O nosso magusto (EB1 de Alcains)



Dia 11 de novembro, dia S. Martinho, professores, alunos e funcionários da escola básica de Alcains fizeram o tradicional magusto nos campos de S. Apolónia. O dia estava lindo e convidava-nos a uma aventura pelo campo. Não houve tempo a perder, arrumámos os nossos lanches, pegámos nos bonés e em grupo lá caminhámos até S. Apolónia.


Os adultos levaram as castanhas para junto da caruma de pinheiro que estava a ser espalhada e preparada para receber as nossas castanhas. Depois taparam com mais caruma e paus, todas as castanhas, e deitaram fogo à caruma. Passado algum tempo, com paus grandes, os adultos começaram a espalhar o lume e as castanhas, ali à nossa frente, estavam preparadas para serem apanhadas e comidas. Assim que pudemos mas com muito cuidado, começámos a apanhar castanhas para caixas e baldes. Por fim, todos comeram castanhas quentes e boas e ninguém se queimou. Muitos meninos levavam caixinhas para trazerem castanhas para a escola. Foi um dia diferente, muito divertido e muito convidativo a futuras saídas até ao campo. Para o ano gostaríamos de poder repetir esta atividade. 




Professor Adelino Amaro

Dia de S. Martinho no Jardim de Infância de Alcains.








Educadora Arminda Coelho

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Quercus na EB1 de Lardosa - Juntos defendemos a vida!...


No dia 18 de Novembro, estiveram na EB1 de Lardosa, uns representantes da Quercus (Associação Nacional de Proteção da Natureza) para nos alertarem, através de uma dramatização, dos perigos que correm os animais selvagens e domésticos, pelo uso de venenos pelos agricultores e caçadores. Os venenos colocados em iscos (por exemplo carne envenenada) para atrair e matar animais que atacam rebanhos ou outros animais domésticos.                                  

Aprendemos que o uso de venenos não resolve um problema, mas, provoca outros que podem ser muito mais graves: morrem muitos animais indefesos, selvagens e domésticos e até as pessoas podem correr riscos de envenenamento. Prometemos ajudar a defender a vida, dos animais e das pessoas, chamando a atenção dos nossos pais, avós e conhecidos para que não tenham esse tipo de atitude.

Venenos para matar: - Não! …
Defender os animais e a natureza: - Sim! ...




Alunos e professoras da EB1 de Lardosa

O magusto na EB1 da Lardosa


Semana do São Martinho no Jardim de Infância de Tinalhas

No dia de São Martinho, as crianças ficaram a conhecer a lenda, por uma história que a Educadora contou.
Fizemos vários trabalhos e este foi um dos resultados.
 



A Educadora

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

O magusto no JI e na EB1 de Tinalhas!


No passado dia 8 de novembro, os meninos do JI e da EB1 de Tinalhas juntaram-se para comemorar o S. Martinho. Estava uma manhã muito nublada e parecia que ia chover mas, pouco a pouco, o sol começou a aparecer e o verão de S. Martinho chegou para alegrar o nosso magusto! Brincámos, comemos, cantámos… juntos passámos uma manhã diferente! À tarde, fizemos alguns jogos tradicionais! Gostamos de dias assim! 



Os alunos do JI e da EB1 de Tinalhas

O Magusto da escola de S.Vicente da Beira

No dia 11 de novembro de 2013, realizou­-se o magusto na  escola de S. Vicente da Beira. Duas semanas antes, os alunos do 1º ciclo foram apanhar a caruma, num pinhal perto da escola. No final, conseguiram recolher muitos sacos. Na semana anterior ao magusto, os alunos do 2º ciclo e a professora Idalina fizeram os cartuchos, a partir da reutilização de pacotes de leite usados. Os alunos do 1º ciclo, pintaram e recortaram castanhas para decorar os cartuchos. No dia do magusto, no 1ºciclo, fizeram-­se variados trabalhos sobre o S. Martinho e as castanhas. Os alunos do Jardim também elaboraram cartuchos muito bonitos. 

À tarde, os funcionários Jaime e Pedro acenderam a fogueira. Pouco depois, os alunos, professores e funcionários da escola, foram para o magusto. Pegaram nos cartuchos e começaram a apanhar castanhas, já assadas. As funcionárias Lurdes e Ana Bela, serviram sumos aos alunos e os adultos que quisessem podiam beber geropiga. 

Os alunos divertiram­-se a descascar e a comer as castanhas, mas também a brincar e a enfarruscarem-­se. Quando já não havia castanhas, regressaram às salas. Foi um magusto muito divertido!






Notícia elaborada pelos alunos do 4ºano da E.B.I. de S.Vicente da Beira

sábado, 16 de novembro de 2013

Alunos em voluntariado

Os alunos do nosso agrupamento estiveram, ontem e hoje, no âmbito da disciplina de Educação Moral Religiosa e Católica, em voluntariado na nossa escola e vila prestando um excelente trabalho. Parabéns a todos os alunos e professores envolvidos. Aguardamos a reportagem desta missão de valor.

Hoje, nas "Comemorações da elevação de Alcains a vila"...

Hoje, pelas 17 horas, na Junta de Freguesia de Alcains, o nosso Grupo de Teatro vai estar a representar e a Valéria a cantar nas "Comemorações da elevação de Alcains a Vila". Aproveitem e vão até lá para os ver. Vale a pena!

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Exposição "Da Beira com Amor..."

DA BEIRA COM AMOR…

23 de Novembro 2013 – 6 de Janeiro 2014
De terça a sexta-feira – 9h30-12h30|14h00-17h30
Sábado e domingo – 14h30-18h30

Como prometido, este ano, o Museu do Canteiro irá realizar a tradicional exposição dedicada à natividade. A exposição de natal contará, como já vem sendo hábito, com a coleção particular do Dr. Francisco Elias que não pára de crescer e de Lucilia Bento uma colecionadora da Beira. A exposição contará ainda com o contributo de vários artesãos locais reconhecidos neste meio, nomeadamente Horácio Jorge, João Robalo, Ana Almeida, entre outros. A Casa da Lagariça de Castelo Novo e a APPACDM do Fundão também aceitaram o desafio e irão participar nesta exposição. Para dar as boas vindas à época que se aproxima, o presépio imaginado pela Leitaria do Largo (Alcains) e executado, em granito, pela Fonseca & Dias (Castelo Branco) estará, este ano, no exterior do Centro Cultural de Alcains.


Solange Almeida
 
MUSEU DO CANTEIRO
Rua das Fontainhas, 1
6005-057 Alcains
272 900 220

Hoje divulgámos ainda mais o nosso jornal


E brevemente estaremos também aqui: http://jornaisescolares.dge.mec.pt/

Deslocação do grupo de teatro a S. Vicente da Beira


Como prometido no dia das representações em Alcains, o grupo de teatro levou a sua peça “Manifesto” aos alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico de S. Vicente da Beira. A sessão teve lugar na tarde de 6 de novembro e contou com a presença dos alunos dos 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade. Foi uma forma de intercâmbio entre alunos de diferentes estabelecimentos do nosso agrupamento e também uma forma de partilhar iniciativas culturais num espaço que se encontra mais afastado de oportunidades deste género. 





Professor Bibliotecário Rui Mateus