sábado, 5 de abril de 2014

Visita de estudo ao Museu Romântico e à Fundação Eça de Queirós


No passado dia 27 de março teve lugar uma visita de estudo dos alunos de Português e Literatura Portuguesa do 11.º ano, realizada no âmbito do estudo de autores do século XIX, nomeadamente Camilo Castelo Branco e Eça de Queirós. Na parte da manhã os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Museu Romântico do Porto. Trata-se de um palacete situado nos jardins do Palácio de Cristal que nos permite observar como era a decoração, o quotidiano, os ambientes e os hábitos culturais da sociedade do século XIX. O museu está instalado numa casa com um soberba vista sobre o Douro e a Ponte da Arrábida e a riqueza do seu conteúdo deve-se, sobretudo, ao facto de nela se ter instalado o rei Carlos Alberto de Saboia (Itália) durante o seu exílio em Portugal. A casa foi, por isso, preparada para receber um rei que muito apreciava o gosto romântico do seu tempo.

Após um almoço rápido e uma passagem pela Casa da Música, os alunos seguiram para Santa Cruz do Douro, onde visitaram a Quinta de Tormes, cenário inspirador do romance A cidade e as serras de Eça de Queirós e local onde está sediada a fundação que tem o nome do escritor. Foi uma visita a todos os títulos excepcional, visto que os alunos tiveram a oportunidade de ver de perto os livros e os objetos pessoais de Eça de Queirós, para além de terem podido cumprimentar pessoalmente a D. Maria da Graça Salema de Castro, neta do escritor, que vive na Fundação.


Viveu-se, durante este dia, um ambiente de boa disposição em que os alunos combinaram o interesse pelos locais que visitaram e a diversão. A visita teve ainda como aliciante adicional o facto de termos viajado num autocarro com uma avaria no refrigerador, o que nos obrigou a todos a testar os limites da paciência, da capacidade de adaptação e de reinvenção da agenda. Para alguns houve até a possibilidade de fazer algum exercício físico, carregando garrafões e depósitos de água para alimentar o insaciável refrigerador do autocarro. Enfim, tudo é aprendizagem…



Professor Rui Mateus

Sem comentários:

Enviar um comentário