sábado, 5 de abril de 2014

LENDAS DA NOSSA TERRA

  «A Senhora da Encarnação»
A capela da Senhora da Encarnação pertencia à Póvoa mas estava situada no terreno de Tinalhas. Foi naquele lugar na quinta do Sr. Visconde de Tinalhas porque havia lá um cabeço de Nossa Senhora da Encarnação no qual diziam que a Senhora aparecia a cavalo num burrinho (o cabeço mais alto desta zona e é espantoso como ele se segura ) . Ambas as terras faziam uma festa religiosa por devoção começavam a existir bulhas e zaragatas e os homens á noite roubavam a Santa mas no dia seguinte, aparecia sempre na Póvoa. A Póvoa expulsou os de Tinalhas e ficavam sempre estes com a Santa.
Leonor Brás Lourenço E.b.1 Póvoa de Rio de Moinhos (26/03/2014)
 «Sra. de Valverde»
Antigamente quando a nossa Sra. de Valverde apareceu no campo houve uma grande batalha entre Caféde e Juncal do Campo. Porque o Juncal do Campo queria a Sra. de Valverde pertencesse á sua aldeia. Durante algum tempo o povo da aldeia ía buscar a santinha ao campo mas ela regressava sempre ao sítio , onde tinha aparecido. Depois de varias tentativas que não resultaram, acabaram por decidir que a Sra. de Valverde ficasse a pertencer à aldeia de Caféde.
Inês Prata Santos E.b.1 Póvoa de Rio de Moinhos (26/03/2014 )

«Lenda do sino da Lardosa»      

Era uma vez dois lavradores que andavam a lavrar nas terras onde hoje está a barragem de Santa Águeda um era da Lardosa outro era da Póvoa. Entretanto encontraram um sino enterrado sem saber o que fazer e para quem iría ficar. Combinaram cada um iria à sua terra buscar ajuda para desenterrar.Como o senhor da Lardosa encontrou ajuda a meio do caminho conseguiu chegar primeiro e levar o sino para a sua terra onde ainda hoje se encontra no cimo da torre sineira da igreja da Lardosa .
Francisco Rosa Martinho E.b1 Póvoa de Rio de Moinhos (26/03/2014 )

Sem comentários:

Enviar um comentário