segunda-feira, 20 de junho de 2011

Semana do Agrupamento Inclusiva

“Sentir e agir no nosso ambiente”, tema geral da III Semana do Agrupamento…Um bom tema, não só pelas questões do ambiente em si (como o cuidar da Natureza, a reciclagem…), mas pelo facto de se poder explorar e alertar para alguns temas mais relacionados com o ambiente escolar.
Foi o que aconteceu na quarta-feira, dia 8 de Junho, quando algumas turmas do 7º, 8º e 10º anos participaram numa acção de sensibilização intitulada “Escola Inclusiva”. Durante a mesma, este tema foi explorado com o objectivo de sensibilizar os alunos para a questão da diferença e de a escola passar cada vez mais a ser uma “Escola para TODOS”.
Como forma de dinamizar esta acção de sensibilização foi realizada, no final, uma actividade cujo objectivo passou pela aprendizagem de alguns gestos da Língua Gestual Portuguesa (como por exemplo, o alfabeto e algumas expressões sociais – “Bom dia”, etc.).
Considero que expressões como Escola Inclusiva e Escola para TODOS envolvem temas que continuam a merecer a nossa atenção e que se devem continuar a realizar acções do género para sensibilização de toda a comunidade educativa.

A Terapeuta da Fala
Joana Pinheiro 

Sem comentários:

Enviar um comentário