sexta-feira, 2 de março de 2012

Monitorização dos consumos

Com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a redução dos consumos desnecessários de água e energia, alunos do 5ºA, 10ºB e 12ºA estão a colaborar com o Programa Eco-Escolas na monitorização dos consumos de água e eletricidade da escola.

De quatro em quatro semanas procedemos ao registo das leituras dos contadores da eletricidade (quadro geral e quadro do pavilhão gimnodesportivo) e do contador da água que fornece toda a escola. Os registos obtidos estão no quadro I. No quadro II estão indicados os valores referentes aos consumos, calculados, para cada período de quatro semanas, com base nas leituras efetuadas.
Verificou-se uma redução dos consumos no mês de dezembro, facilmente explicada pela interrupção das atividades letivas durante quinze dias. O consumo de água, com exceção do mês de dezembro, tem vindo a aumentar, apesar da ação levada a cabo pelo Programa Eco-Escolas de colocação de garrafas de 1,5 l dentro dos autoclismos, provavelmente devido ao aumento da rega dos jardins escolares, dado que o inverno tem sido particularmente seco.

Relativamente ao consumo geral de eletricidade os dados obtidos até agora revelam-se bastante constantes, o que pode ser encarado como positivo, em janeiro e fevereiro, relativamente ao mês de dezembro em que houve interrupção letiva. Quanto ao consumo de eletricidade no pavilhão gimnodesportivo, verificou-se maior consumo de energia elétrica no mês de janeiro. 

Lisete Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário