quarta-feira, 14 de março de 2012

Reportagem em Direto

Estudo de campo: 3º B junto da Estátua do Canteiro


¾ Olá! Muito bom dia! Estamos em direto da escola EB1 de Alcains, na sala do 3º B. Hoje vamos acompanhar esta turma em Visita de Estudo ao centro da Vila e ao Museu do Canteiro para recolhermos informações sobre a popular rocha da nossa pequena vila: o granito. A partida, a pé, será dentro de poucos minutos. Vários alunos trouxeram as suas máquinas fotográficas de casa para poderem fotografar alguns monumentos.
Após uma pequena caminhada, em que parámos algumas vezes, para estudarmos alguns aspetos de paredes, pavimentos ou cantaria, chegámos agora perto das estátuas da entrada da vila.
Estamos a visitar e a estátua do Sr. Padre Domingos. Neste momento estamos ao pé da estátua do Canteiro. Os alunos observaram ambas as estátuas muito atentamente para saberem em que rochas foram esculpidas.
Em seguida vamos acompanhá-los ao Largo de Santo António para observarem o Chafariz, o Sagrado Coração de Maria e o Cruzeiro.
Estamos mesmo ao lado da Fábrica Lusitana que merece que olhemos diretamente para ela porque é um grande êxito em Portugal.
Agora, juntamente com o grupo, vamos à Igreja Matriz, à Fonte Romana e ao monumento de Elevação da Vila.
Caminhamos neste momento para o Museu do Canteiro onde a guia Andreza vai estar para nos orientar.
Depois de um breve lanche e algum repouso das pernas, subimos e estamos na primeira secção do Museu. Seguidamente vamos ver as ferramentas que os pedreiros usavam antigamente, algumas das quais hoje em dia ainda se usam. Vemos agora várias obras que os pedreiros dessa altura tinham feito com a pedra típica de Alcains.
Subimos agora para o atelier onde vamos fazer uma ficha de trabalho, após a qual iremos para a escola.
Regressámos cansados, mas contentes por termos aprendido bastante de Estudo do Meio, que é uma ótima disciplina. Além disso tivemos um comportamento excelente e assim, quando for possível, poderemos sair da escola para estudarmos outras matérias da nossa localidade.
EB1 de Alcains – 3º B

Sem comentários:

Enviar um comentário