terça-feira, 3 de abril de 2012

Sessão de sensibilização/informação promoção da Interculturalidade

Nos dias 14 e 20 de Março de 2012 realizou-se no auditório da Escola E. B. 2.3/S de Alcains uma palestra, para as turmas do 8º ano no âmbito da disciplina de Geografia, sobre o tema “promoção da interculturalidade“. Este é o terceiro ano de uma parceria entre o grupo disciplinar de Geografia e o Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes de Castelo Branco (CLAII).
A sessão foi dinamizada pela técnica da Associação Amato Lusitano Dr.ª Cristina Fatela. Durante a sessão foram referidos o âmbito e a abrangência do seu trabalho. Os alunos ficaram a saber que o CLAII existe para ajudar a população imigrante, qualquer que seja a nacionalidade, religião ou etnia, procurando ajudar a encontrar as respostas aos vários problemas que se lhes possam colocar. Trata-se de um espaço de informação descentralizada, que visa ajudar a responder às questões que se colocam aos imigrantes que escolheram Portugal como país de acolhimento. Sensibilizar os alunos para a existência de culturas diferentes e fomentar o respeito por elas, que os imigrantes são possuidores de um património cultural e que o ser tolerante com a diferença é importante para a integração deles, foram alguns dos objetivos das professoras.
O Centro Local é uma subdelegação do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI) que funciona na Associação de Desenvolvimento Amato Lusitano. 
Pela recolha de impressões que se obteve no final, junto dos alunos, estes gostaram da sessão, acharam-na esclarecedora e interessante e puderam dar algumas sugestões para o futuro.

As docentes Maria do Carmo Machado e Lucinda Araújo

Sem comentários:

Enviar um comentário