sexta-feira, 15 de junho de 2012

Laboratório Aberto de Físico-Química

Inserida na IV Semana do Agrupamento, a atividade Laboratório Aberto de Físico-Química, proposta no início deste ano letivo pelos professores do grupo 4ºA, decorreu no dia 8 de Junho durante o turno da manhã.

Esta atividade consistiu em abrir o laboratório à comunidade educativa, permitindo-lhe observar e conhecer a explicação de alguns fenómenos físicos e químicos, através da realização de pequenas experiências.

Este ano recebemos cinco turmas de alunos, todos do primeiro ciclo: turma A e turma B do 4º ano de Alcains, turma do 1º e 2º ano da Póvoa de Rio-de-Moinhos, turma do 3º e 4º ano da Lardosa e turma do 3º e 4º ano da Póvoa de Rio-de Moinhos.

Todos estes alunos puderam realizar as seguintes experiências: “Detetor de pessoas nervosas”, “A força incrível…que une folhas de papel”, “Decifrar mensagens secretas”, “Ovo que não cabe…mas entra”, “O pH das soluções aquosas”, “Fogo de artifício ao contrário na água”, “A moeda que aparece…na água”, “Sopro que junta bolas de ping-pong” e “Fazer pega-monstros”.

O grupo de Físico-Química considera que a atividade Laboratório Aberto foi um êxito e que ela deverá repetir-se no próximo ano letivo.

Professor Jorge Barata

Sem comentários:

Enviar um comentário