sexta-feira, 15 de junho de 2012

Palestra: "Como a Matemática ajudou os aliados a ganhar a II guerra mundial (1939-1945)

O Agrupamento de Escolas José Sanches de Alcains teve a honra de receber o Professor Jaime Carvalho e Silva, Professor Associado do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, no dia 8 de junho, com a palestra “Como a Matemática ajudou os aliados a ganhar a II Guerra Mundial”.

Ao longo de aproximadamente noventa minutos levou a plateia, de uma forma descontraída e motivadora a conhecer e refletir sobre um dos períodos mais trágicos da História da Humanidade, a II Guerra Mundial, que decorreu entre 1939 e 1945 e provocou a morte de milhões de pessoas. O orador, sabiamente relacionou a Matemática com várias áreas da actividade humana, em particular a “Arte” da Guerra, sendo esta também uma grande consumidora de Matemática, levantando questões éticas interessantes sobre a responsabilidade social dos matemáticos (e dos professores de Matemática). Relembrou o aparecimento dos computadores, os códigos secretos e o papel do matemático Alan Turing, a programação linear e o matemático George Dantzig, as cónicas e a detecção da rota dos "invisíveis" submarinos inimigos”.
O auditório da escola sede contou com a presença de alunos do ensino secundário e de professores de vários departamentos.
Foi uma atividade inovadora na nossa escola devido à junção da História e da Matemática, que tão entusiasticamente foi levada a cabo pelo ilustre convidado.

Grupo 500
“Ser moderno é gostar de Matemática”

Sem comentários:

Enviar um comentário