sexta-feira, 8 de março de 2013

8 de março – Dia Internacional da Mulher


 
No dia 8 de março celebra-se o “Dia Internacional da Mulher”. Este dia foi consagrado pela ONU em 1975 para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres. A sua origem remonta ao ano de 1910. Nesse ano, um grupo de mulheres socialistas norte-americanas reuniu-se numa jornada pela igualdade dos direitos cívicos, tendo definido um dia especial para a mulher que, nesse ano, aconteceu a 28 de fevereiro. Ficou então acordado comemorar-se este dia no último domingo de fevereiro de cada ano, o que nem sempre foi cumprido.

A comemoração do dia 8 de março apenas ocorreu depois da 3ª Conferência Internacional Comunista, com mulheres como Alexandra Kollontai e Clara Zetkin. A data escolhida foi a do dia da manifestação das mulheres de São Petersburgo, que reclamaram pão e o regresso dos soldados. Esta manifestação ocorreu no dia 23 de fevereiro de 1917, que, no calendário gregoriano, é o dia 8 de março. Assim, só a partir daqui, se pode falar em 8 de março. Foi então, em 1910, nessa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, que foi decidido comemorar o dia 8 de março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.

Se, nos nossos dias, perante a lei da maioria dos países, não existe qualquer diferença entre um homem e uma mulher, a prática demonstra que ainda persistem muitos preconceitos em relação ao papel da mulher na sociedade pois a situação da mulher está ainda sujeita a velhas mentalidades que, embora de forma não declarada, cerceiam a sua plena igualdade. O número de mulheres em lugares diretivos é ainda diminuto, apesar de muitas delas demonstrarem excelentes qualidades para o seu desempenho. Por conseguinte, neste dia pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que ainda são impostos à mulher.


Professora Guida Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário