quinta-feira, 28 de março de 2013

Ao "Encontro das Expressões" em Alcains


O agrupamento de Escolas José Sanches de Alcains e S. Vicente da Beira realizou, nos passados dias 14 e 15 de Março, a atividade já habitual " Ao encontro das Expressões". Com o objetivo de sensibilizar os alunos para as artes e expressões funcionaram na parte da manhã do primeiro dia 3 Workshops, um no âmbito da educação especial "sentir as palavras" onde os alunos do 6º ano experimentaram comunicar com palavras diferentes: palavras com gestos, palavras com pontinhos e palavras com imagen, enfim, línguas e métodos alternativos que tornam a comunicação possível entre todos independentemente das caraterísticas e limitações de cada um. Neste workshopo ficou provado que, tal como o afirmou Sir Peter Ustinov Alexander (ator inglês, escritor, e dramaturgo) que «Comunicação é a arte de ser entendido » . 

No segundo workshop, no âmbito da EVT e ET, os alunos do 7º ano de escolaridade trabalharam artesanalmente o cobre, tendo concebido trabalhos de bijutaria como brincos, medalhões, pulseiras, porta-chaves e outros. 

Já no terceiro Workshop os alunos do 5º ano participaram na atividade de Educação Musical "Rui Veloso - Instrumental Orff". Durante 45 minutos, os alunos usaram os instrumentos da sala de aula para acompanhar a música "Lado Lunar" de Rui Veloso.

No dia 15 de Março, de manhã, foi a vez dos alunos do agrupamento participarem na atividade de Educação Física "Compal air" onde o basquetebol foi rei, para gáudio de centenas de alunos. O encontro das expressões terminou na parte da tarde com a realização de um colóquio, que contou com a participação da Dra Madalena Leitão, da ESE - Castelo Branco, que abordou a " Expressão Dramática e Teatro", do Dr. Carlos Semedo, da Câmara Municipal de Castelo Branco, que explanou a temática "Desenvolvimento cultural" e, finalmente, a participação do ex. aluno do Agrupamento, José Fernando, que deliciou os alunos presentes com a sua história de vida e onde a sua cadela de orientação, a Piki, foi também ela, uma excelente protagonista.






Departamento de Expressões

Sem comentários:

Enviar um comentário