Planeamento
Territorial na Educação
No dia 19 de abril de 2013 realizou-se, na
Escola Superior de Educação de Castelo Branco, com o apoio da Câmara Municipal
de Castelo Branco, o 12.º Seminário da Rede ESCXEL (Rede de Escolas de
Excelência, coordenada pela equipa do CESNOVA da Universidade Nova de Lisboa).
Organizado pela equipa concelhia ESCXEL de Castelo Branco (constituída por
professores de todas as escolas do concelho), o seminário foi subordinado ao
tema "Planeamento Territorial na Educação".
Tendo por princípio a importância do planeamento
em educação, as múltiplas variantes a ter em conta numa gestão estratégica e
eficaz da oferta educativa, as suas diferentes vertentes, os distintos meios,
informações e contextos em que se sustenta essa organização, os diversos
parceiros que envolve e a melhor resposta que poderá dar às necessidades da
população, em função dos recursos disponíveis, o seminário integrou duas
conferências plenárias: a primeira proferida pelo Professor Doutor José António
Tenedório, sobre “Planeamento Territorial na Educação”, à qual se seguiu a
comunicação do Professor Doutor David Justino - “Das cartas Educativas aos
Planos de Desenvolvimento Educativo”. O seminário ESCXEL incluiu igualmente
três workshops subordinados aos
seguintes temas: “Planeamento Demográfico”, “Os SIG na Mobilidade dos Alunos” e
“Planeamento da Oferta Educativa”.
Os participantes foram numerosos e o debate
muito profícuo. Das múltiplas conclusões registadas, destacou-se a necessidade
de um planeamento territorial que envolva as diversas instituições ligadas às
escolas, de forma a permitir a tomada de decisões, atempadamente, e a
enunciação de linhas de desenvolvimento estratégico na educação, relativamente
à oferta e à gestão dos recursos, seja a
nível municipal, seja a nível intermunicipal.
Os seminários da Rede ESCXEL, entre outras
iniciativas que esta tem desenvolvido, têm potenciado uma prática regular de
partilha e de debate entre as escolas e as autarquias parceiras, fixadas em
cinco concelhos geograficamente distantes, com populações e dimensões
igualmente distintas. A partilha de conhecimento, através da investigação
desenvolvida e de experiências concretizadas e avaliadas, tem sido fundamental
na prossecução do principal objetivo da Rede: atingir a excelência, que deve
ser entendida como a determinação em melhorar o trabalho realizado e,
consequentemente, os resultados obtidos.
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