quinta-feira, 9 de maio de 2013

12.º Seminário da Rede ESCXEL


Planeamento Territorial na Educação

No dia 19 de abril de 2013 realizou-se, na Escola Superior de Educação de Castelo Branco, com o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco, o 12.º Seminário da Rede ESCXEL (Rede de Escolas de Excelência, coordenada pela equipa do CESNOVA da Universidade Nova de Lisboa). Organizado pela equipa concelhia ESCXEL de Castelo Branco (constituída por professores de todas as escolas do concelho), o seminário foi subordinado ao tema "Planeamento Territorial na Educação".

Tendo por princípio a importância do planeamento em educação, as múltiplas variantes a ter em conta numa gestão estratégica e eficaz da oferta educativa, as suas diferentes vertentes, os distintos meios, informações e contextos em que se sustenta essa organização, os diversos parceiros que envolve e a melhor resposta que poderá dar às necessidades da população, em função dos recursos disponíveis, o seminário integrou duas conferências plenárias: a primeira proferida pelo Professor Doutor José António Tenedório, sobre “Planeamento Territorial na Educação”, à qual se seguiu a comunicação do Professor Doutor David Justino - “Das cartas Educativas aos Planos de Desenvolvimento Educativo”. O seminário ESCXEL incluiu igualmente três workshops subordinados aos seguintes temas: “Planeamento Demográfico”, “Os SIG na Mobilidade dos Alunos” e “Planeamento da Oferta Educativa”.

Os participantes foram numerosos e o debate muito profícuo. Das múltiplas conclusões registadas, destacou-se a necessidade de um planeamento territorial que envolva as diversas instituições ligadas às escolas, de forma a permitir a tomada de decisões, atempadamente, e a enunciação de linhas de desenvolvimento estratégico na educação, relativamente à oferta e à gestão dos recursos,  seja a nível municipal, seja a nível intermunicipal.

Os seminários da Rede ESCXEL, entre outras iniciativas que esta tem desenvolvido, têm potenciado uma prática regular de partilha e de debate entre as escolas e as autarquias parceiras, fixadas em cinco concelhos geograficamente distantes, com populações e dimensões igualmente distintas. A partilha de conhecimento, através da investigação desenvolvida e de experiências concretizadas e avaliadas, tem sido fundamental na prossecução do principal objetivo da Rede: atingir a excelência, que deve ser entendida como a determinação em melhorar o trabalho realizado e, consequentemente, os resultados obtidos. 

 Professor Sílvio Belo

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