sábado, 21 de maio de 2011

Aveiro – Diz3 2011

A turma do 4º A da E.B.1 de Alcains deslocou-se à Universidade de Aveiro, dia 9 de Maio, para participar nas “Competições Nacionais de Ciência” – Diz3 2011, antigo “Pmate”. 

Pela primeira vez participaram equipas do 4º ano e uma do 3º ano, num total de nove equipas. Por esse motivo, a escola obteve a classificação  42º  num total de 96 escolas com os dois anos de escolaridade. 

A competição, este ano, era constituída por sessenta questões para o tempo de 20 minutos, divididas pelas três áreas. Cada área era constituída por cinco níveis e a cada nível correspondiam quatro questões. Foi uma experiência inovadora para todos, esta nova modalidade de competição. 

Seguiu-se o nosso almoço junto à “praia da Barra”. Os alunos puderam ainda visitar o farol de Aveiro, o mais alto de Portugal com 62 metros de altitude. Todos os alunos, que foram acompanhados pelo professor da turma Adelino Amaro e o professor coordenador de estabelecimento António Diogo, ficaram a conhecer   o funcionamento de um farol, a sua evolução através do tempo e a sua grande utilidade para a navegação marítima. Os alunos, subiram cerca de 300 degraus em forma de caracol, para chegar à parte mais alta do farol. Do alto puderam observar a cidade de Aveiro e toda a beleza que ela apresenta.
Prof. Adelino Amaro

Sem comentários:

Enviar um comentário