terça-feira, 10 de maio de 2011

Semana da Acção Global Pela Educação

No âmbito da Semana da Acção Global Pela Educação realizou-se uma “aula especial”, dia 5 de Maio, na Biblioteca da Escola sede do Agrupamento de Escolas José Sanches de Alcains, dinamizada pelo Grupo de Educação Especial.

O desafio de trabalhar o tema “Educação de Raparigas e Mulheres” foi desenvolvido pelos professores Olinda Martins, Carmo Machado e Ricardo Farinha junto dos alunos do 9º ano (EMRC) e do 12º C e culminou com a apresentação pública do trabalho realizado a que assistiram colegas de outras turmas, professores e outros elementos da comunidade escolar.

Estiveram presentes, como convidadas, três Mulheres de gerações diferentes, Drª Cristina Granada, Professora Maria do Rosário Jorge e nossa Directora Drª Rosa Caetano, que partilharam connosco as suas experiências e testemunhos enquanto Mulheres intervenientes activas na nossa sociedade a nível local e nacional, enriquecendo desta forma o debate e a reflexão. Todas realçaram a relevância que a educação teve nas suas vidas a nível pessoal e profissional, bem como a importância do respeito pelo outro e pela diferença, independentemente do género, na promoção do papel da mulher na sociedade.

Enquanto cidadãos activos e cidadãos globais atentos a estas realidades, juntamo-nos aos milhares de pessoas em todo o mundo, que como nós estão envolvidas no sentido de exercer pressão na implementação das medidas necessárias para se alcançarem as Metas da Educação para Todos e Todas e os Objectivos do Desenvolvimento do Milénio, deixando algumas recomendações:

• Considerar o investimento e a aposta na Escola Pública como um factor de desenvolvimento da sociedade.
• Enquanto cidadãos globais continuarmos a dar voz às mulheres excluídas do direito à educação.
• Fazer cumprir a lei na igualdade de oportunidades de género do acesso à educação.

Sem comentários:

Enviar um comentário