quinta-feira, 12 de maio de 2011

Visita de Estudo a Sintra – “Na Rota dos Palácios”

No dia 7 de Abril os alunos da Escola EB 2/3 e Secundária de Alcains participaram na  visita à vila histórica – Património Mundial – Sintra, também conhecida como a vila dos Palácios. Acompanharam-nos os professores de História -  Mª José Carvalho e José Duarte, o professor de Educação Física -  Carlos Vieira e a professora de Ciências -  Carla Marques, acompanhou-nos também a Psicóloga do Agrupamento - Cidália Ribeiro. 

Saímos às 07H15 e chegámos a Sintra às 10H30. Aqui iniciámos um longo percurso pela verde serra, uma vastidão de árvores e plantas vindas de todo o mundo, rodeavam-nos. Foi cansativa a caminhada, mas linda. Pelo caminho íamos observando a vila lá ao fundo e o pequeno casario, mas eis que, lá bem no cimo, deslumbrámos o magnífico Palácio da Pena. A guia foi a professora de História Mª José Carvalho que, com todo o pormenor, nos explicou a história do Palácio que outrora uma parte foi convento. Ficámos a saber que este monumento tem vários estilos arquitectónicos: o neogótico, o neomanuelino, o neorenascentista, o mudéjar e o romântico.

O requinte do interior maravilhou-nos. O esplendor do exterior deixou-nos perplexos, não só com o magestoso edifício, como com a quinta ao seu redor. Descemos, almoçámos e, de seguida, visitámos o Palácio Nacional. Também aqui, a guia foi a professora de História. O 1º destaque foram as magníficas chaminés mandadas construir por D. Filipa de Lencastre. No interior ficámos maravilhados com a sala das Pegas e a sua história, a sala dos Cisnes, a sala dos Brasões e a magnífica cozinha. 

Foi uma visita gloriosa. Sintra é, sem dúvida, uma vila de encantos, de palacetes, de jardins, de quintas, no fundo “um jardim à beira mar plantado”. Gostámos muito. São estas visitas que nos proporcionam o “conhecer o nosso País, a nossa História e a nossa Cultura. 




Filipa Gamanho Carvalho

1 comentário: