terça-feira, 15 de outubro de 2013

Notícias de judo

Treino Mensal de judo com 50 crianças 

Durante toda a manhã de sábado,  dia 12 de Outubro, decorreu o treino mensal do mês da Escola de Judo Ana Hormigo que contou com a participação de cerca de 50 judocas a partir dos 6 anos. A concentração mensal composta por 3 sessões de treino teve lugar na recente sala de judo no Forum Castelo Branco, loja o Teu Espaço

A primeira sessão destinada aos judocas nascidos até 2003 teve a duração de 1 hora e meia onde foram aperfeiçoadas algumas técnicas de nagewaza. A segunda e terceira sessões com duração de 1 hora cada uma, destinadas aos judocas nascidos em 2004/2005 e em 2006 e 2007 respetivamente. 

Na 2ª sessão foi desenvolvido um trabalho técnico seguido de treino de randori (luta). 

Na última sessão com os judocas mais novos, foram aperfeiçoadas algumas técnicas de base, nomeadamente as técnicas de amortecimento ou ukemis. Os treinos foram orientados pelo treinador Ricardo Louro e pela ex-olímpica e atual  selecionadora nacional da equipa sénior feminina, Ana Hormigo, a qual  aproveitou para  dar o seu contributo aos pequenos pupilos da sua escola.

4 Judocas em formação no Curso de treinadores
Os atletas Luís Marques, Sílvio Monteiro, José Duarte e Mariana Milheiro, todos da Escola de Judo Ana Hormigo, estiveram mais um fim-de-semana, no curso de treinadores de Judo, o qual teve início a 4 Outubro. Este curso tem a duração de 3 meses e é organizado pela Associação Distrital de Judo de Santarém. Os formandos terão aulas práticas de aperfeiçoamento técnico, mas também teóricas em áreas como psicologia, nutrição, pedagogia, desenvolvimento motor, organização e planeamento, entre outras matérias.


Judoca Inês Ascenção de Bronze em Espanha – Vigo 2013



A Escola de Judo Ana Hormigo deslocou-se no passado dia 12 de Outubro à cidade de Vigo no norte de Espanha, onde participou com 6 atletas na Super Copa de Espanha – Vigo 2013, organizada pela Federação Galega de Judo com a colaboração da Real Federação Espanhola de Judo.

A grande sensação da equipa foi a atleta Inês Ascenção que participou na categoria de -52 Kg na qual alcançou um brilhante 3º lugar. A atleta de Castelo Branco começou por derrotar a atleta Ainoa Castro das Astúrias pela pontuação máxima (ippon), de seguida e já nos quartos de final venceu a atleta Nina Esteo de Madrid, por wazari (pontuação quase perfeita). Nas meias finais a atleta albicastrense não conseguiu levar de vencida a atleta Raquel Rodriguez das Astúrias, tendo sido enviada para a luta da medalha de bronze. Nesse último combate a albicastrense conseguiu pontuar yuko frente a atleta Carla Garabatos da Galícia, valendo-lhe assim o 3º lugar do pódio.

Em destaque estiveram também Beatriz Milheiro na categoria -70 kg e Vítor Geirinhas na categoria -60 kg que, apesar de ambos iniciarem com uma derrota,  nas repescagens conseguiram amealhar vitórias para conquistar dois honrosos 7º lugar. Beatriz Milheiro foi assim derrotada pela atleta de Valencia Alba Gutierrez, venceu Catuxa Seoane da Galicia por wazari, e cedeu novamente frente a atleta alemã Julia Friedrich. Vítor Geirinhas realizou cinco combates, iniciando com uma derrota frente ao atleta Ibal Gracia de Navarra, e vencendo as três lutas seguintes contra Pablo Abelenda, Adrien de Nalda e ainda Sergio Aceituno. No seu último combate foi derrotado pelo atleta Javier Ramos que o colocou fora de competição. Participaram ainda Ihor Kucherha -55 Kg, Wilson Ferrero -60 Kg e Horácio Carvalhinho -66 Kg. Apesar do empenho e dedicação em cada combate, os três jovens foram precocemente afastados da competição.

Esta prova destinada a judocas cadetes (15, 16 e 17 anos) contou com a presença de países como Portugal, França, Espanha, Alemanha e Georgia. Abel Louro, treinador da Escola de Judo Ana Hormigo mostrou-se muito satisfeito pela prestação da equipa, acreditando que poderiam ter saído de desta competição com mais medalhas.

Ana Hormigo

Sem comentários:

Enviar um comentário