terça-feira, 15 de outubro de 2013

Projeto Comenius “Youth without borders”...

 ... começa com encontro na Roménia


O terceiro projeto Comenius aprovado pela PROALV (agência nacional responsável pelo projeto europeu Comenius) e pela comunidade europeia, para o Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente da Beira, irá desenvolver-se nos anos letivos 2013/2014 e 2014/2015. 

O projeto Comenius é um projeto de trabalho e de aprendizagem que visa o intercâmbio de saberes entre escolas da UE. Inclui parcerias entre alunos e professores das escolas participantes através da realização de trabalhos/projetos dos alunos e visitas de estudo aos países parceiros. 

Os objetivos são:
  • Desenvolver o conhecimento e o trabalho colaborativo entre as várias comunidades educativas no que respeita a diversidade de culturas, línguas e valores;
  • Promover a mobilidade dos alunos entre os estados membros da EU;
  • Estreitar parcerias entre escolas em projetos comuns;
  • Incentivar a aprendizagem/ ensino das línguas;
  • Ajudar os jovens a adquirir as aptidões e as competências básicas de vida, necessárias ao seu desenvolvimento pessoal, à sua futura vida profissional e a uma cidadania europeia ativa;
  • Melhorar práticas de ensino.
No âmbito deste projeto três professores do Agrupamento, entre os dias 29 de Setembro e 5 de Outubro, deslocaram-se à cidade de Roman, na Roménia, onde planearam o projeto para o biénio escolar. São parceiros neste projeto escolas dos seguintes países: Itália (coordenação), Roménia, Hungria, Polónia, Letónia, Turquia, Dinamarca, Suécia, Holanda, Espanha e Portugal. 

Os alunos dos 10º e 11º ano de escolaridade, do ensino regular, do Agrupamento poderão candidatar-se a este projeto. Durante a corrente semana irão decorrer sessões para apresentação do projeto, onde os alunos poderão mostrar o seu interesse e esclarecerem eventuais dúvidas. 

Professores César Louro, José Gonçalves e Luís Gonçalves


Sem comentários:

Enviar um comentário