quarta-feira, 21 de novembro de 2012

21 de novembro – Dia Mundial da Televisão

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, em 1996, o dia 21 de novembro como Dia Mundial da Televisão e, nesse mesmo ano, realizou-se o Fórum Mundial sobre Televisão. Os estados membros foram convidados a comemorar o dia, incentivando, as trocas de programas de televisão sobre questões como a paz, a segurança, o desenvolvimento social e económico, reforçando o intercâmbio cultural (resolução 51/205 de 17 de dezembro).
As primeiras emissões de televisão com mais qualidade ocorreram na Alemanha em 1935, depois de muitos estudos e eventos divulgados em Londres e Nova Iorque desde os anos 20. A televisão a cores surgiu em 1954, na rede norte-americana NBC.
Em Portugal, a televisão surgiu em 1957, tendo iniciado com emissões do canal do estado, RTP (Radio Televisão Portuguesa), a preto e branco. As pessoas concentravam-se em locais públicos para poder ver a “magia” da televisão. As primeiras emissões a cores surgiram em 1976, mas só em 1980 passou a haver emissões regulares a cores. O primeiro programa a cores a ser emitido foi o Festival da Canção de 1980.

Os canais privados surgiram nos anos 90: SIC (1992) e TVI (1993).
A indústria da televisão é uma ferramenta que permite divulgar conteúdos variados que vão desde a informação ao entretenimento. Numa era em que a evolução e a expansão das novas tecnologias nos surpreendem com novos e moderníssimos equipamentos, cada vez mais, a televisão continua a ser o meio de comunicação mais poderoso e um elemento fundamental para os povos de todo o mundo.

Professora Guida Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário