quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Visita de estudo ao Centro de Ciência Viva da Floresta


Os alunos do JI de Póvoa de Rio de Moinhos, EB1 de Póvoa de Rio de Moinhos e EB1 de Tinalhas visitaram o Centro de Ciência Viva da Floresta, em Proença a Nova.
           
No dia 7 de novembro fomos a Proença a Nova visitar o CCVF. O dia estava chuvoso, mas a viagem correu bem! Quando chegámos fomos lanchar e, logo a seguir, começaram as atividades! Fomos para a “Experimenteca” (laboratório), vestimos batas de cientistas e colocámos óculos de proteção! Fomos “cientistas de palmo e meio”! Nesta atividade observámos como o vinagre e o bicarbonato de sódio reagem quando são misturados: produzem ar! Foi muito interessante ver os balões a encher! Parecia magia! Engraçado também foi ver alguns balões rebentar! Aprendemos também que, nos laboratórios, as experiências nem sempre correm bem!...

De seguida, fomos fazer várias experiências com água. Muito interessante! Com muita atenção observámos e percebemos como evapora a água, como são constituídas as moléculas da água, como é que a água “sobe” a todas as partes de uma árvore, como flutuam os barcos, como “sobe e desce” um submarino e muito mais!!

Já cheios de fome, fomos almoçar as nossas merendas e, à tarde, realizámos a última atividade: bolo da floresta. Misturámos todos os ingredientes, vimos o bolo crescer e comemo-lo! Delicioso!

Por volta das 17h chegámos às nossas aldeias. Foi um dia diferente de escola. Houve diversão, aprendizagem, convívio e passeio! Excelente!   

 Alunos da EB1 de Tinalhas
 Experiência: Balão mágico: Cientistas de Palmo e Meio
Experiências com a Água

Alunos da EB1 Póvoa de Rio de Moinhos
 Confecção do Bolo da Floresta
Experiências com a Água

Alunos do JI de Póvoa de Rio de Moinhos
Experiência do Leite ao Queijo
Experiência da Semente à Árvore

Os alunos do JI e EB1 de Póvoa de Rio de Moinhos e EB1 de Tinalhas

Sem comentários:

Enviar um comentário