terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Promovido pelas Nações Unidas desde 1998, o dia 3 de dezembro é uma data assinalada internacionalmente com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e mobilizar a sociedade na defesa da dignidade dos direitos e do bem estar das pessoas.
A pessoa com deficiência é acima de tudo, um cidadão de pleno direito e não alguém apenas com medidas de proteção.
Foi no sentido de caminhar em prol de uma escola mais Inclusiva que o Departamento de Educação Especial, em colaboração com o Projeto Escola Alerta e o Serviço de Psicologia e Orientação (SPO), assinalou este dia  “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”.
As atividades iniciaram-se logo pela manhã com uma sessão dinamizada pela Dr.ª Daniela Santos, dirigida a alunos do 2.º ciclo da EB de Alcains e do 4º ano da EB de São Vicente da Beira, sensibilizando-os para a igualdade na diferença mostrando que apesar das diferenças exteriores que cada pessoa apresenta, interiormente todos somos iguais com as mesmas necessidades de amor, carinho, atenção e respeito. É preciso romper barreiras, criar afetos, laços de amizade, ser solidária.
 Foi distribuído a todos os participantes um marcador alusivo ao tema.
A salientar que os nossos alunos de São Vicente da Beira gostaram muito e manifestaram muito agrado em terem vindo à escola sede, onde almoçaram e visitaram todas as instalações.
Ainda nesse dia, o Departamento de Educação Especial promoveu uma ação de formação para professores, sobre a aplicação do Decreto-Lei nº3/2008, de 7 de janeiro.

Esta ação iniciou-se com um espaço de reflexão sobre comportamentos e rotinas/ medo/resistência ao que é diferente e desconhecido seguindo-se uma apresentação, explicitação e debate sobre do DL 3/2008.
Educação Especial



Sem comentários:

Enviar um comentário