terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Visita de estudo ao Núcleo de Museus de Belmonte

As turmas do 2º ciclo e 7º ano da Escola Básica de São Vicente da Beira e as turmas do 6º ano da Escola Básica e Secundária de Alcains, realizaram no dia 20 de novembro de 2013 uma visita de estudo aos museus de Belmonte, para motivar os alunos a aprenderem sobre História e Geografia de Portugal, Ciências da Natureza, Português, EMRC e conhecerem outros espaços e culturas.

Foram visitados vários museus: Centro de Interpretação - À Descoberta do Novo Mundo, um espaço interativo que pretende dar a conhecer um dos maiores feitos de sempre da História das Descobertas Portuguesas – o Achamento  do Brasil divulgando o feito de Pedro Alvares Cabral e a explorando a História da maior nação de expressão portuguesa, o Brasil; o Museu do Azeite que dá a conhecer as técnicas de produção do azeite e a sua importância na economia; o Ecomuseu do Zêzere que mostra a flora, a fauna e a agricultura que se vê ao longo do percurso do rio, além de procurar alertar para os perigos da poluição e o Museu Judaico que retrata a história da Comunidade Judaica na região a qual foi muito perseguida ao longo da História. Os alunos visitaram ainda o Panteão dos Cabrais e o Castelo de Belmonte.

Todos os grupos de alunos tiveram um guia, para além dos professores que os acompanharam nos diferentes locais. Os guias explicaram o que estava a ser visto e reponderam às perguntas que lhes fizeram. Os alunos puderam ainda comprar lembranças nos espaços visitados.

O almoço na Escola Básica e Secundária de Belmonte permitiu conhecer outra escola e alunos e comparar com o Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente da Beira. Os alunos gostaram da visita sobretudo do Centro de Interpretação à descoberta do Novo Mundo e querem voltar a repetir este tipo de visita.
.
Turma do 6ºA SVB
25/11/2013

Sem comentários:

Enviar um comentário