segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Sessão de sensibilização/informação promoção da Interculturalidade


Nos passados dias 20 e 21 de fevereiro realizou-se nas aulas de Geografia do 8.º A e do 8.º C, em Alcains, uma atividade sobre o tema “promoção da interculturalidade“. Este é o quinto ano de parceria entre o grupo disciplinar de Geografia e o Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes de Castelo Branco (CLAII).

A sessão foi dinamizada pela técnica da Associação Amato Lusitano Dr.ª Cristina Fatela, apesar de terem estado presentes outros técnicos da referida Associação e algumas estagiárias. Durante as sessões foram referidos o âmbito e a abrangência do seu trabalho. Os alunos ficaram a saber que o CLAII existe para ajudar a população imigrante, qualquer que seja a nacionalidade, religião ou etnia, procurando ajudar a encontrar as respostas aos vários problemas que se lhes possam colocar. Trata-se de um espaço de informação descentralizada, que visa ajudar a responder às questões que se colocam aos imigrantes que escolheram Portugal como país de acolhimento. Sensibilizar os alunos para a existência de culturas diferentes e fomentar o respeito por elas, que os imigrantes são possuidores de um património cultural e que ser tolerante com a diferença é importante para a sua integração, foram alguns dos objetivos da professora. Os alunos ainda participaram numa atividade lúdico-pedagógica sobre direitos e deveres de todos nós para com os imigrantes, que, quem sabe, um dia também poderemos vir a ser.

O Centro Local é uma subdelegação do Alto Comissariado para as Migrações (ACM) que se encontra em fase de reestruturação dos seus serviços e funciona, ainda, na Associação de Desenvolvimento Amato Lusitano.

Pela recolha de impressões que se obteve no final junto dos alunos, estes gostaram desta aula diferente e da participação que tiveram com as promotoras.


8ºC




8ºA

A docente Lucinda Araújo 

Sem comentários:

Enviar um comentário