segunda-feira, 26 de maio de 2014

3ºB visita as quintas “tapada das Sortes” e “Cruz das Almas”


Na passada segunda-feira, dia 19 de maio, tivemos de sair da nossa sala por causa dos exames do 4º ano. Então, com a colaboração de algumas mães, organizámos uma saída da escola. Fizemos um passeio pedestre até à Tapada das Sortes, caminhando mais de 3 km. 

Lá, o Sr. Jorge, dono da quinta, mostrou-nos a sua queijaria. A D. Fátima, empregada da queijaria, estava a fazer queijos numa francela. Vimos o tanque de refrigeração do leite, o leite coalhado, o cardo (que é uma planta que coalha o leite), a panela do requeijão, as estantes com os queijos frescos e curados e até um queijo gigante (com 13 kg) batizado “D'anno” (porque leva um ano a curar).



Já cá fora, vimos as ovelhas, um cavalo, galinhas e a lã das ovelhas já tosquiada. Por fim, provámos “caganitas” de ovelha e “chocalhinhos” de cabra, que são mini queijos. Alguns não gostaram do cheiro do queijo, porque não gostam. Como já estavam todos cheios de fome, iniciámos o regresso, mas parámos para almoçar na quinta da nossa professora. 




Vimos e ficámos a saber a história do cruzeiro das Almas que está, há muitos anos, na parede da quinta e que tem a ver com a história do sino da igreja de Alcains. Foi uma alegria na quinta da professora, pois antes de comer tomámos todos um bom e fresquinho banho no tanque, que estava com a água muito limpa. 

Depois de almoçar, demos de comer aos pintainhos e às galinhas, tirámos os ovos do galinheiro e observámos a horta, rochas, o solo e as pilhas de composto. Depois de brincar um pouco, fizemos o resto do caminho até à escola. Pelo caminho vimos vários monumentos e locais históricos da nossa terra. Obrigado às simpáticas mães que nos acompanharam!


Profª Ana Maria Duarte

Sem comentários:

Enviar um comentário