sábado, 1 de dezembro de 2012

1 de dezembro – Dia Mundial da Luta contra a Sida

O Dia Mundial da Luta contra a Sida é comemorado, a nível mundial, no dia 1 de dezembro. Este dia visa alertar as populações para a necessidade de prevenção e de precaução contra o vírus da SIDA.
Este vírus ataca o sistema sanguíneo e o sistema imunológico do doente. Para além disso, a data tem ainda o objetivo de lembrar todas as vítimas que faleceram ou estão infetadas com a doença. A SIDA ou VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) foi descoberta no ano de 1981 e matou mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo. África é o continente onde a SIDA tem feito mais vítimas. As estimativas apontam igualmente para que cerca de 42.000 pessoas estejam infetadas em Portugal (cerca de 0,4% da população portuguesa).
 
A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infetada. A transmissão pode acontecer de três formas:
a) relações sexuais,
b) contacto com sangue infetado;
c) de mãe para filho, durante a gravidez ou o parto e pela amamentação.
 
É durante a fase aguda da infeção, que ocorre uma a quatro semanas após a entrada do vírus no corpo, que existe maior perigo de contágio, devido à quantidade elevada de vírus no sangue. O VIH é um vírus bastante poderoso que, ao entrar no organismo, dirige-se ao sistema sanguíneo, onde começa de imediato a atacar o sistema imunológico, destruindo as células defensoras do organismo e deixando a pessoa infetada (seropositiva), mais debilitada e sensível a outras doenças, as chamadas infeções oportunistas (como a tuberculose, pneumonia, toxoplasmose, entre outras) que são provocadas por micróbios e que não afetam as pessoas cujo sistema imunológico funciona convenientemente. Também podem surgir alguns tipos de tumores (cancros).
 
A SIDA provoca ainda perturbações como perda de peso, tumores no cérebro e outros problemas de saúde que, sem tratamento, podem levar à morte. Contudo, esta síndrome manifesta-se e evolui de modo diferente de pessoa para pessoa. Quem deve fazer o teste diagnóstico do VIH? Todos devem fazer o teste. É importante fazer o teste de diagnóstico sempre que se tem dúvidas sobre a possibilidade de estar infetado pelo VIH e se:
• teve relações sexuais sem preservativo;
• houve partilha de seringas, agulhas ou outro material na injeção de drogas;
• fez uma tatuagem ou um piercing e o material não estava devidamente desinfetado;
• teve contacto direto com o sangue de outra pessoa;
• pensa engravidar ou se está grávida.
 
Como Prevenir?
• Usar sempre PRESERVATIVO nas relações sexuais.
• Não partilhar agulhas, seringas, material usado na preparação de drogas injetáveis e objetos cortantes (agulhas de acupuntura, instrumentos de cabeleireiro, manicura, para fazer tatuagens e piercings).
 
Professora Guida Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário