sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Visita de estudo: Semana Aberta da Ciência e Tecnologia da Universidade de Aveiro


No passado dia 21 de novembro de 2012 realizou-se a visita de estudo à Universidade de Aveiro, tendo em vista a participação no evento "Semana Aberta da Ciência e da Tecnologia da Universidade de Aveiro" por parte dos discentes dos 10º, 11º e 12º anos de escolaridade. 

A Universidade de Aveiro (UA) é uma fundação pública com regime de direito privado que tem como missão a intervenção e desenvolvimento da formação graduada e pós-graduada, a investigação e a cooperação com a sociedade. A UA é um parceiro privilegiado de empresas e de outras entidades nacionais e internacionais, com as quais coopera em diversos projetos. 

O autocarro partiu de Alcains, por volta das 7:30 horas, com destino à Universidade de Aveiro, local onde os alunos do agrupamento tiveram oportunidade de estar em contacto com o universo universitário, bem como o privilégio de participar em atividades enriquecedoras do ponto de vista científico, em particular, relacionadas com a Física, com a Medicina e com a Tecnologia. Em primeiro lugar, os discentes e os docentes que participaram na visita deslocaram-se até ao Complexo Pedagógico para assistir a uma palestra apresentada pelo Prof. Dr. João Tomé cujo tema focava a terapia fotodinâmica, mais conhecida por PDT (sigla em inglês), que oferece um tratamento mais viável para doenças do foro oncológico. Após ter assistido à palestra, o grupo deslocou-se à Livraria da Universidade de Aveiro a fim de explorar quatro projetos realizados pelos alunos das áreas de Multimédia e Tecnologia. O primeiro projeto resume-se a uma caixa equipada com um sensor de movimento que, ao detectar a presença de um indivíduo na sua proximidade, ativava um circuito eletrónico integrado no sistema. O circuito estava ligado a um computador que escolhia aleatoriamente uma música, reproduzindo a sua frequência de forma luminosa, acendendo e apagando pequenos leds integrados no circuito elétrico. O segundo projeto consistia num aparelho no qual se escrevia um segredo ou algo oculto. Este processo permitia ao utilizador visualizar um dos segredos anteriormente registados na máquina. O terceiro projeto consistia num software que captava uma fotografia facial de um determinado indivíduo substituindo-a pela face de uma personalidade típica de Aveiro. Por último, mas não menos importante, o quarto projeto consistia num programa que recolhia todas as palavras que eram articuladas num determinado local de Aveiro, com recurso a pequenos microfones previamente instalados em diversos locais da cidade. Estes dados tinham como finalidade o uso estatístico e comercial. 

Depois da sessão na Livraria, alguns elementos do grupo dirigiram-se ao refeitório para almoçar e outros realizaram a refeição no recinto do Campus da Universidade. Após o almoço houve ainda oportunidade de realizar um passeio, de aproximadamente meia hora, pelo Campus. Mais tarde, o grupo seguiu para o edifício da Reitoria, mais precisamente para o auditório, para assistir ao tão desejado "Show da Física", conduzido por dois professores da Universidade. Este abrangia diversas áreas da Física, desde a Mecânica à Termodinâmica, que foram apresentados de forma apelativa e lúdica. Assim, foi possível cativar o público presente, maioritariamente jovem, que adquiriu alguns conceitos básicos de Física, que é uma das ciências mais importante do mundo moderno. 

Em suma, podemos concluir que a visita à “Semana Aberta da Universidade de Aveiro” permitiu um contacto mais direto com a investigação científica praticada na Universidade, nomeadamente a que se faz por detrás da terapia fotodinâmica. Foi possível observar, presencialmente, um pouco do trabalho desenvolvido por aquela que é, sem dúvida, uma das melhores universidades do país. 

 Miguel Barroso e Tiago Lucas, 11ºB 

Sem comentários:

Enviar um comentário