sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Visita de estudo a Castelo Branco



O grupo de alunos e professores do projeto da” horta pedagógica”, no passado dia 19 de Novembro, fizeram uma visita de estudo aos Viveiros Municipais, Centro de Interpretação Ambiental e Jardim do Paço. Nos Viveiros Municipais fomos recebidos gentilmente pelo senhor engenheiro Romeu, aí deparamo-nos com lindas plantas de exterior e diferentes espécies de árvores, destinadas essencialmente ao alindamento dos espaços ajardinados da cidade. Nas estufas observamos  outro tipo de plantas, as que são direcionadas para interiores, aquelas que necessitam de maior cuidado e proteção das condições climatéricas. O Sr. Engenheiro Romeu responsável pelos espaços verdes da cidade, ficou sensibilizado com o nosso projeto e ofereceu-nos lindos exemplares de amores perfeitos para a nossa horta, deu-nos sugestões e conselhos sobre as plantas, explicou o porquê   das árvores pequenas terem dois tutores, assim como  todo o cuidado, trabalho e dedicação que é necessário para ter a cidade mais linda e mais verde. Tarefa nada fácil! Com o clima da região.

A seguir a um pequeno passeio pelo Centro Cívico da cidade, o grupo visitou o Centro de Interpretação Ambiental, de uma forma lúdica e interativa, alunos e professores ficaram deslumbrados com  a flora e a fauna, nas belas margens do Rio Tejo. Depois desta aventura, era chegada a hora de recuperar forças e, nada melhor que um almoço partilhado entre alunos e professores.

Feita a pausa para digestão, no Parque da Cidade, onde não faltou alegria e  camaradagem, dirigimo-nos  para o Jardim do Paço. Entre brincadeiras e boa disposição os alunos tiveram uma aula de cidadania misturada com pouco de história, onde não faltaram rainhas e reis, príncipes e princesas. Por fim, ainda houve tempo para uma visita  à Sé de Castelo Branco.

Toda a visita foi pautada por um comportamento ordeiro, curiosidade e interesse pela descoberta de coisas novas. Antes da despedida, houve um momento de reflexão e a promessa desta visita, poder ser a primeira de muitas outras atividades interessantes a dinamizar com este grupo de alunos, assim, eles o queiram!

Os professores: Lucinda Minhós e Ricardo Farinha

Sem comentários:

Enviar um comentário