segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

3 de dezembro – Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é uma data comemorativa internacional, promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos respeitantes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar das pessoas.
 
Este dia tem ainda a finalidade de aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspeto da vida política, social, económica e cultural. Anualmente, o tema deste dia é baseado no objetivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Ação a respeito das pessoas com deficiência, adotado pela Assembleia Geral da ONU em 1982. É de referir ainda que, na antiguidade, qualquer indivíduo que apresentasse uma deficiência era considerado ou como fonte de repulsa, objeto de maldição, depositário do mal, ou como detentor de poderes fora do comum.
Na sociedade atual, ser deficiente não é ser diferente das pessoas “ditas normais”! Ser diferente não é ser incapaz!  A diferença tem apenas o valor que cada um lhe dá. A diferença está em cada um de nós… Todos nós somos diferentes…
Professora Guida Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário