terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O meu avô é.....canteiro

Com vista a uma maior interacção escola- família, na Sexta-feira 11 de Fevereiro a turma do 1º B foi conhecer e visitar o notável trabalho do avô do Bernardo, o Sr. António Martins Bernardo.

Este simpático avô exerce desde os 13 anos a profissão de canteiro que consiste em trabalhar habilidosamente a pedra, sobretudo o granito como é tradição em Alcains. O Sr. António mostrou-nos a sua "oficina", todas as ferramentas com que trabalha a pedra e várias peças que tem vindo a fazer ao longo dos anos.

Enquanto conversávamos, o Sr. António, ou avô Toni, como carinhosamente é tratado pelo seu neto Bernardo, mostrou-nos a medalha da Comenda da Ordem do Infante D. Henrique que recebeu em 1985, das mãos do então Presidente da República, General Ramalho Eanes.

Ficámos também a saber que a estátua em homenagem ao Canteiro,que se encontra à entrada da vila de Alcains também é de sua autoria.

Esta visita foi muito agradável e enriquecedora e até fomos brindados com um excelente lanche oferecido pelos avós do Bernardo! A eles o nosso muito obrigado e fazemos votos de que o avô Toni continue por muitos anos a fazer peças tão bonitas.

Professora Gina Santos - 1ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário